BLOG DA GRADUAÇÃO

Mercado de trabalho para Redes de Computadores

Você já experimentou ficar sem sinal de internet no seu smartphone? WhatsApp, Facebook, Instagram e todos os outros serviços digitais acessados pela web ficam inacessíveis, transformando o mais moderno equipamento num encosto de papel. Cada vez mais estamos nos conectando via internet e hoje já encontramos carros e, até mesmo, casas, conectados e controlados via wifi.

Para que uma mensagem do WhatsApp saia do seu celular e chegue ao do seu amigo do outro lado do mundo é preciso, obviamente, uma elaborada infraestrutura de Tecnologia e Comunicação. Para levar e trazer os pacotes de dados que, literalmente, fazem a “mágica” acontecer. Neste artigo, você vai conhecer melhor esse ramo de atuação, além da importância do curso tecnólogo de redes de computadores.  

redes de computadores

Um mercado de trabalho em expansão

Na crise que nosso país enfrenta, imaginar uma carreira em que sobram vagas e faltam candidatos parece mentira, mas não é! Dados da consultoria Brasil International Data Corporation (IDC) apontam um crescimento do mercado nacional de TI em 5% para 2015. Já um levantamento divulgado pela Cisco, fabricante mundial de equipamentos de comunicação, aponta o déficit de quase 120 mil profissionais em todo o mundo. Ou seja: há aproximadamente 120 mil vagas de emprego aguardando pessoas capacitadas para preenchê-las. Porém, é importante entender o escopo de atuação de um profissional de redes. Existem vários caminhos possíveis, como veremos a seguir.

Baixar ebook

Múltiplas carreiras

Um profissional com um curso de rede de computadores pode atuar em inúmeras funções. As principais delas são:

  • Administrador de redes: responsável por implantar, monitorar e sugerir melhorias nas redes de computadores.
  • Analista de suporte: profissional que atua no ambiente operacional, fornecendo infraestrutura de TI para aplicações e usuários.
  • Analista de segurança de redes: é o guardião dos dados da empresa, elaborando e fazendo cumprir a política de segurança da informação da empresa.
  • Gestor de Projetos/Redes: elabora e implanta projetos de redes, além de gerenciar a equipe de analistas de suporte e técnicos.
  • Consultor de Tecnologia na área de redes: atua no mercado de consultoria, prestando serviço especializado para os clientes.

Nordeste é a "bola da vez"

O Nordeste brasileiro vem ganhando destaque e investimentos do setor de TI. Em junho deste ano foi anunciado um novo cabo de dados que ligará o Brasil à Europa, com as extremidades em Lisboa e Fortaleza, no Ceará. Normalmente, boa parte dos dados brasileiros passa pela América do Norte antes de seguir para outros destinos. Com a construção desse novo cabo as informações poderão trafegar com um pouco mais liberdade e fluidez. Sem contar que essa nova rota atrairá grandes investimentos para o nosso país e, principalmente, para nossa região.

Essa vantagem competitiva tende a desenvolver o mercado de redes de comunicação no Nordeste do Brasil, gerando bons empregos fora do eixo Rio-São Paulo. Mais um ótimo motivo para investir na área e se capacitar para as oportunidades que surgirão nos próximos anos na nossa região.

E você, está convencido de que o curso de redes de computadores vai lhe dar uma boa opção de carreira? Deixe seus comentários no campo abaixo.

Baixar ebook

Redes de Computadores

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.