BLOG DA GRADUAÇÃO

Matemática do ENEM: como estudar?

Apesar das mudanças na aplicação da prova em 2017, o Enem é, atualmente, a mais notável forma de entrar para o ensino superior no Brasil. Não é de se espantar, portanto, que o exame venha tirando o sono de muitos pré-vestibulandos.

E, se o assunto é estudar, não podemos deixar de falar da matéria mais temida por muitos: a tal da Matemática.

Não viemos até aqui para piorar sua ansiedade ou seu desespero, mas para te ajudar nessa fase e fazer com que você tire de letra (ou seria “de número”?) essa disciplina no exame.

Quer saber quais são os temas que mais caem na prova de Matemática do Enem, como você deve se organizar na hora de estudar e, também, como agir na hora do exame? Continue a leitura!

matematica-do-enem-como-estudar.jpg

Como organizar os estudos?

O primeiro passo parece simples, mas é fundamental. Antes de qualquer coisa, é necessário organizar como vai estudar. Como assim? Dentro da Matemática, há variados campos de estudo e graus diferentes de dificuldade.

O conselho aqui é: comece pelos temas mais fáceis e siga para os mais difíceis, fazendo exercícios e revisões das matérias. É importante que você tenha uma tabela para cumprir isso direitinho e montar seu roteiro de estudos para Enem, assim será sempre possível saber o que já foi visto e revisado ou aquilo que precisa de mais atenção.

Além disso, para organizar melhor seus estudos, é preciso entender seu corpo e saber em qual horário ele rende mais, pois não adianta ir contra seu organismo. Assim, você pode testar várias maneiras de estudar e encontrar a que melhor se adapta ao seu caso.

O que estudar para a prova de Matemática do Enem?

Estudar Matemática é algo muito amplo, pois se trata de um campo que possui várias subdivisões, assim como a maioria das matérias. Então, como dito anteriormente, faça um roteiro de estudos, separando as ramificações que o conteúdo possui.

Para te ajudar na hora dos estudos, preparamos algumas dicas com base nas questões de Matemática do Enem e nos temas mais cobrados nos últimos anos. Faça exercícios e revise essas matérias, se considerar ainda não ter maestria o suficiente para mandar bem no exame. Veja, abaixo, uma lista detalhada dos assuntos mais recorrentes em matemática.

New Call-to-action

Matemática básica

Consideramos como matemática básica as contas essenciais e simples. Esses estudos incluem as quatro operações, frações, regra de três, razão e proporção. São matérias estudadas no ensino fundamental e necessárias para realizar o exame.

Funções

Nas provas do Enem, há, geralmente, questões com as funções de 1º e 2º graus. Portanto, vale a pena enfatizar os estudos de análise de gráficos. Já as funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas aparecem com menos intensidade, mas também é válido estudar esses temas.

Estatística

Esta é uma área da matemática que nos permite coletar, organizar e reunir dados, em um conjunto de resultados. Cálculos de medianas, análises de gráficos e questões de probabilidade são os temas mais relacionados à estatística no Enem.

Probabilidade

A probabilidade de cair questões sobre este tema no Enem é grande, visto que, nos últimos dois anos, a prova teve 12 questões voltadas a ele. Apesar do trocadilho com as palavras, o assunto é real.

Portanto, é indispensável estudar probabilidade para o exame. Na avaliação, o conteúdo trata de acontecimentos aleatórios que podem ser previstos a partir das referências dos enunciados.

Análise Combinatória

A análise combinatória é cobrada no Enem como sistema de contagem. Em nosso dia a dia, podemos verificá-la em jogos de dados, combinações de roupas, roteiros de passeios ou situações que nos permitem ter mais de uma possibilidade de escolha. Nos estudos, é preciso se atentar a pontos como: arranjo, combinação e permutação.

Geometria plana

Este ramo da matemática estuda as figuras que não possuem volume. As questões de geometria plana vêm, normalmente, com a imagem do objeto descrito no enunciado e cobram assuntos como: teorema de Tales, cálculos de área, circunferências e semelhança de triângulos.

matematica-do-enem-como-estudar.gif

Geometria espacial

A geometria espacial engloba estudos de figuras geométricas com mais de duas dimensões, como pirâmides, prismas, cones e esferas. Nas questões deste assunto, são cobrados cálculos sobre seus volumes sólidos e as razões de distância de cada polígono. Assim como ocorre com a geometria plana, as questões deste tema também vêm acompanhadas de figuras.

Progressões

As famosas Progressão Aritmética (PA) e Progressão Geométrica (PG) estão sempre presentes no Exame Nacional do Ensino Médio. As questões do tema, diferentemente das de muitos vestibulares (que já começam com: "Em uma PA..."), exigem que o estudante saiba do que se trata uma progressão e descubra a razão de uma sequência.

Trigonometria

A trigonometria é a área da Matemática que estuda os triângulos e as relações existentes entre os seus lados. Normalmente, são cobradas as relações trigonométricas de seno, cosseno e tangente. Assim como na geometria plana e/ou espacial, a resolução de questões deste tema depende de uma análise atenta dos enunciados — que já trazem as figuras.

Bônus: dica para tirar de letra

Resolver questões de provas anteriores, além dos simulados realizados nos cursinhos pré-vestibulares, é uma dica de ouro. Assim, o estudante já vai testando seu conhecimento sobre a Matemática do Enem e, também, tendo familiaridade com o formato do exame.

No próprio site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a instituição responsável pela organização e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, é possível ter acesso aos cadernos das provas anteriores e seus gabaritos.

Outra dica fundamental é utilizar o método pega-varetas. Assim como no jogo, em que tentamos tirar as varetas mais fáceis para, depois, passarmos a retirar as mais difíceis, a tática consiste em ir lidando com as questões mais fáceis e, depois, resolver as mais difíceis.

É fundamental que o estudante resolva o maior número de questões possível, mesmo que elas tenham pesos diferentes. Afinal, de que adianta gastar toda a sua energia encontrando a solução de um enunciado difícil e, depois, não conseguir lidar com os fáceis, por não sobrar tempo e/ou energia? Portanto, fique atento à ordem de resolução das questões.

Agora que mostramos como estudar para a prova de Matemática do Enem, é hora de correr para as apostilas. Aproveite e curta a nossa página no Facebook, para não perder nenhuma novidade!

New Call-to-action

ENEM

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.