BLOG DA GRADUAÇÃO

Marketing x Publicidade e Propaganda: prós e contras dos cursos

Escolher um curso superior certamente não é tarefa fácil. Afinal, nesse momento de decisão é preciso levar em conta que, além dos anos de estudo necessários para a conquista do diploma, o curso escolhido possivelmente influenciará toda a trajetória profissional do estudante, sendo talvez o divisor de águas do seu futuro profissional.

marketing X publicidade

Por isso, se está em dúvida, o melhor é começar a direcionar seu foco indo por eliminação. “Qual desses cursos consigo me imaginar bem-sucedido daqui 5 anos?”. Com essa tática, você eventualmente chegará a um impasse entre duas possibilidades. Aí é a hora de pesar prós e contras para finalmente ter seu vencedor!

Quer facilitar ainda mais? Pois se seu dilema envolve os cursos de Marketing ou Publicidade e Propaganda, o post de hoje pode ser um atalho e tanto! Conheça agora mesmo os prós e os contras de cada um deles e entenda qual é a melhor opção para você ter mais oportunidades em sua vida profissional:

Duração

Um fator muito importante para quem ainda está em dúvida entre Marketing ou Publicidade e Propaganda diz respeito à duração dos cursos. Enquanto o curso de Publicidade e Propaganda dura no mínimo quatro anos, o estudante que opta pelo curso de Marketing poderá se formar na metade do tempo, ingressando no mercado de trabalho com muito mais rapidez, mas sem perder no quesito qualidade.

Essa característica da formação como tecnólogo em Marketing é extremamente significante para o estudante que tem uma certa urgência por querer atuar no mercado o quanto antes, garantindo o retorno do investimento em sua educação em muito menos tempo.

Conteúdo

Sabia que a diferença na duração dos cursos de Marketing e Publicidade e Propaganda influencia diretamente no conteúdo teórico necessário para a formação do estudante?

Assim, enquanto no curso de Marketing o foco está no conteúdo prático, que será efetivamente empregado no dia a dia dos profissionais, o curso de Publicidade e Propaganda possui uma grande carga teórica, com raízes, claro, na Comunicação, mas também na Sociologia e até na Filosofia, além de uma grande carga de estudo da gramática da língua portuguesa.

Baixar Guia do Financiamento Estudantil

Abrangência

O curso de Marketing é bastante abrangente, permitindo que o profissional atue tanto na área de gestão como no controle financeiro das ações promocionais, assim como na criação de estratégias para os mais diversos veículos de comunicação. Também pode trabalhar na definição de táticas para a promoção nos meios digitais, gestão de eventos ou mesmo em ações in loco, nos próprios pontos de venda. A atuação em cada uma dessas áreas depende, basicamente, do perfil do profissional.

O curso de Publicidade e Propaganda também é um curso abrangente, fazendo com que a atuação desse profissional seja, em sua maior parte, voltada à criação de campanhas promocionais, na elaboração dos conteúdos e nos cuidados mais técnicos em relação à concepção das artes publicitárias, o que não elimina a possibilidade dele atuar também nas atividades exercidas por um profissional de marketing.

Mercado

Um ponto em comum para Marketing ou Publicidade e Propaganda é que o mercado de trabalho está bastante aquecido atualmente, garantindo com isso ótimas oportunidades para os profissionais. Isso acontece porque, independentemente de estarmos vivendo em tempos de recessão ou de prosperidade econômica, o profissional de Marketing é peça-chave para a manutenção de qualquer empresa, assim como o profissional de Publicidade e Propaganda. Aí é questão de avaliar os outros pontos para se decidir!

O mais importante é se lembrar de que, qualquer que seja o curso que você escolher, estudar em uma faculdade que garanta não apenas a colocação profissional após a formação, mas também a aplicação de todo o conhecimento adquirido durante todo o curso é absolutamente vital para que você conquiste seu lugar no mercado de trabalho. Então pesquise!

E você, ainda tem alguma dúvida sobre qual curso deve escolher? Deixe seu comentário explicando seu ponto de vista! E se o dilema envolve não a Publicidade, confira este nosso outro post para ver se seu perfil tem mais a ver com Marketing ou Administração e elimine mais uma possibilidade da sua listinha já!

Baixar Guia do Financiamento Estudantil

Marketing

Sandra Ferreira de Lima

Sandra Ferreira de Lima

O curso de Marketing do Unipê é coordenado pela Profa. Ms. Sandra Ferreira de Lima, que destaca que o aluno de Marketing Unipê irá para o mercado como um profissional competente, criativo e antenado com as novas tendências do Marketing e da comunicação nacional e internacional. A profa. Sandra é Publicitária, Relações Públicas e Radialista.Ela possui mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas.

MAIS LIDOS