Marketing

Marketing online: conheça mais sobre essa tendência

Ana Flávia da Fonseca
28-03-2018 8:11

O marketing online é mais do que uma estratégia comercial: já é uma área consolidada, com pesquisa e desenvolvimento em expansão, muitas oportunidades de emprego e novidades chegando a todo momento. Empresas e profissionais estão de olho nessas tendências. E se você ainda não sabe muito bem sobre o que estamos falando, é neste artigo que as suas dúvidas se esclarecerão.

No mundo conectado em que vivemos, em que toda a informação está a poucos cliques de distância, entender os principais conceitos e dominar as ferramentas básicas são o primeiro passo em uma carreira que pode ser muito próspera e rentável. Neste artigo, vamos explicar mais sobre as vertentes mais em voga desta área! Boa leitura!

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Primeiramente, entenda mais sobre marketing online

Antigamente, o marketing dependia de suportes e contato físico para acontecer. Era uma via unilateral, com pouca possibilidade de interação. Daí, chegou a internet e, com ela, tudo mudou.

Com a comunicação mediada pela web, abriu-se a possibilidade de resposta imediata, de proatividade dos receptores da mensagem, enfim, de interação. Se essas novidades revolucionaram o mundo da comunicação como um todo, no marketing não foi diferente.

O cliente hoje não é passivo: ele busca informações sobre o que quer consumir, compara preços e serviços sem sair de casa, levando ainda em conta a opinião de terceiros. Com o aumento e a melhoria na qualidade da conexão de internet, existe um exército de futuros clientes procurando produtos e serviços por meio dela. Como se aproximar deles?

A resposta está no marketing online, que é o conjunto de técnicas e práticas que aproximam os clientes dos negócios pela internet, aproveitando sua disposição em pesquisar o que vai consumir.

Quais técnicas são essas? Nos próximos tópicos, vamos abordá-las um pouco mais profundamente. Para começar, conheça o principal “guarda-chuva” desse tipo de marketing.

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Veja o que é inbound marketing

Vamos ao conceito-chave de um bom plano de marketing. O inbound marketing engloba um conjunto de maneiras de atrair clientes por meio de ferramentas de atração online. Você também pode encontrar a técnica referenciada como marketing de atração, porque é exatamente esse o fundamento do inbound marketing: como atrair pessoas.

Mas, como é possível atrair clientes no vasto mundo da internet, repleto de ofertas e cliques irresistíveis? Algumas diretrizes devem ser seguidas.

O ranqueamento de sites, por exemplo, é um caminho, uma vez que quem utiliza buscadores tende a escolher e clicar nos primeiros resultados apresentados. Então, figurar nas posições iniciais de uma pesquisa por meio de motores de busca vai favorecer o empreendimento e refletir nos negócios.

Outra estratégia importante está no uso adequado e correto das redes sociais. Cada vez mais múltiplas e populares, elas costumam ser a primeira opção a que os clientes recorrem para pesquisar quando querem comprar ou consumir algo.

Agora, você vai conhecer as principais ações possíveis, dentro de uma estratégia de inbound marketing, para fazer o melhor proveito das prerrogativas que a internet oferece para um negócio. A seguir, entenda mais sobre o marketing de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais.

Conheça o marketing de conteúdo

Agora, vamos por partes. Falamos sobre a importância de ranquear bem os seus conteúdos nos buscadores, ou seja, conseguir aparecer entre os primeiros resultados nas pesquisas relacionadas ao que você quer ofertar. Como fazer isso? A resposta está em três letrinhas: S, E e O.

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, expressão em inglês para otimização de motores de busca. Designa um conjunto de técnicas, em constante evolução, que determina a posição que os resultados que você oferece vão aparecer nos buscadores.

São itens como uso de palavras-chave adequadas e oferta de conteúdos originais, com qualidade e relevância. Devem ser aplicados na construção de sites e blogs, uma vez que as companhias de busca da internet monitoram os conteúdos da internet para oferecer os mais relevantes e adequados ao que a pessoa está pesquisando.

O marketing de conteúdo, portanto, preconiza a construção de um conteúdo relevante, seja em texto, vídeo ou até áudio, que atraia um bom fluxo de acessos para os canais de comunicação do empreendimento na internet.

E-mail marketing

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Além de preparar um conteúdo que atraia clientes para um negócio, também é possível entregá-lo, regularmente, em suas próprias caixas de e-mail. Estamos falando do e-mail marketing, uma técnica bastante popular e que deve ser utilizada de uma forma inteligente e funcional, ou pode se transformar em armadilha.

Resista à ideia de disparar qualquer tipo de mensagem por e-mail e mais ainda à um envio insistente, na tentativa de chamar a atenção. Lotar a caixa de entrada dos seus potenciais clientes pode gerar antipatia e até ser interpretado pelo algoritmo do servidor como spam. Não é o que você deseja, não é mesmo?

Uma boa estratégia de e-mail marketing vem com planejamento de conteúdo realmente interessante, chamadas atraentes e boas oportunidades de cliques. Afinal, se a partir do e-mail você conseguir levar o cliente até a sua página de internet, já pode ser considerado um resultado.

Redes sociais

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e até o LinkedIn. Cada rede social oferece grandes oportunidades para contatar clientes, construir relacionamentos e, sobretudo, ser encontrado na internet. E as citadas são apenas algumas entre as diversas disponíveis atualmente.

Cada uma tem um público específico, por isso, o desafio inicial é escolher qual ou quais são adequadas para cada empreendimento. E com isso queremos dizer que não, uma empresa não precisa estar em todas as redes sociais necessariamente.

O importante é encontrar o seu público e iniciar um planejamento de postagens e interações que gere interesse. As redes sociais são o âmbito mais espontâneo e dinâmico do marketing online, porque costumam ter reações imediatas.

Um bom planejamento de marketing online não despreza as redes sociais. E isso tudo é só o começo. O marketing digital é uma área rica, em expansão, repleta de boas oportunidades para quem tem interesse em seguir essa carreira.

Agora que você já entende melhor os fundamentos básicos da área, que tal conhecer as principais ferramentas do marketing digital? Confira neste post!

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