BLOG DA GRADUAÇÃO

Mais do que costura, Moda é tendência

Postado por Victoria Fernandez

Quando decidimos em cursar Moda é normal surgir o questionamento “Você sabe costurar?”. O que as pessoas não sabem é que, para estudar Moda, esse conhecimento não é um pré-requisito. A primeira característica que é preciso ter para seguir nesta área é a curiosidade sobre o mundo.

Saber o que se passa ao seu redor faz com que este profissional esteja antenado e aberto a novas possibilidades. Afinal, existem muitas áreas abraçando a graduação em moda, mas o principal é saber, neste momento, que o curso de Design de Moda não forma costureiras, mas sim empreendedores, projetistas e criadores.

Mercado de Moda

Tendo isso bem claro em sua mente, saiba que o ideal deste profissional é saber desenhar o projeto e idealizar o croqui. Ser criativo, ter espirito de equipe e manter a visão aberta para conhecimentos como História, Sociologia, Educação Artística e Literatura, fazem deste profissional um completo estudioso da área e o leva a um patamar bem mais complexo do que o conhecimento limitado de uma máquina de costura.

Ter visão do mundo conceitual e autoral, saber o que a sociedade deseja e manter o espirito do tempo implícito em suas criações, fazem deste profissional um verdadeiro designer.

Guia prático para os futuros estudantes de Design de Moda

Um design de estilo

A área de design abrange várias especialidades e a Design de Moda é uma delas. O estilo, a tendência, o gosto por revistas de conceito torna o profissional desta área muito mais detalhista na hora de conceber um produto. O curso é voltado a diferente públicos, não somente para a moda glamorosa, o que quebra alguns paradigmas existentes, pois os conceitos desenvolvidos e aplicados pensam exclusivamente no bem do usuário.

O mercado de trabalho também é superaquecido, pois o profissional desta área pode atuar em diferentes segmentos, como por exemplo o estilismo, área daqueles que pretendem abrir seu próprio ateliê.Porém, o Designer de Moda não é só estilista, vai muito mais além, pois esta é apenas uma área dentro desta formação.

Um mercado de trabalho em constante evolução

Estudante de moda

Com cerca de 20 anos de existência no Brasil, o mercado da Moda é relativamente novo. Com a missão de vestir e criar uma identidade para as pessoas, o designer de moda, tem o papel de transformar a vida ao criar uma identidade por meio da imagem, conforto e ergonomia. Outro meio de transformação social que este mercado oferece é por meio da comercialização do produto que produz mão de obra e renda já que, atualmente, este é o setor que mais cresce no país.

A cada ano o mercado exige mais de seus profissionais. Hoje, por exemplo, é difícil ter um bom emprego sem ter um conhecimento adquirido por meio do ensino superior. Com as expansões tecnológicas das informações e a rapidez em que tudo se transforma, o perfil mudou e vem evoluindo dia após dia. Esta visão do mundo atual transforma o consumo, pois deixa o consumidor mais exigente e sedento por novidades.

Estude, pesquise, busque informações com pessoas qualificadas. Entenda a realidade e tenha certeza da sua vocação e aptidões. O momento de ir em busca do seu sucesso profissional é agora!

Guia prático para os futuros estudantes de Design de Moda

Design de Moda

Victoria Fernandez

Victoria Fernandez

Victoria é natural da Argentina e se diz muito apegada à sua raiz. Veio para Recife com os pais aos 8 anos de idade e lá se graduou em Design de Moda pela Faculdade Boa Viagem – FBV e se tornou mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, onde passou a pesquisar a relação: Moda e Fabricação Digital no contexto Fab Lab.