BLOG DA GRADUAÇÃO

Tecnológico, licenciatura e bacharelado: qual modalidade escolher?

Todos nós chegamos a um período da vida em que temos de decidir com o que queremos trabalhar e estudar de modo mais aprofundado. Muitas questões vêm a mente: qual área devo seguir? Humanas, Saúde, Exatas? Bacharel ou tecnológico? O que é bacharelado? O que faz um tecnólogo? Licenciatura e bacharelado ao mesmo tempo? Qual curso fazer na faculdade?

No post de hoje vamos ajudar a tirar algumas dessas dúvidas e decidir qual é o melhor curso para a profissão que você pretende seguir. Confira!

bacharel-ou-tecnologo-blog-unipe-graduacao

Duração dos cursos

Existe uma diferença entre os diferentes tipos de curso que você pode fazer. Por exemplo, o curso tecnológicgo, que é uma ótima oportunidade para quem tem pressa em entrar no mercado, tem duração média de 2 anos. Já a licenciatura, que é voltada para quem quer dar aula, tem duração de 3 a 4 anos. E, por último, o bacharelado, dependendo da carreira que você pretende seguir, tem duração de 3 a 6 anos.

Bacharel ou tecnológico: qual a diferença?

O mercado de trabalho tem demandado, cada vez mais, profissionais qualificados que possuam conhecimentos específicos em uma determinada área. Isso tem feito com que os cursos superiores, principalmente os de tecnologia, ganhassem força. Esses cursos têm uma duração menor e são direcionados a determinadas áreas, oferecendo uma formação mais técnica, que te proporcionará rápida entrada no mercado de trabalho e uma remuneração melhor.

Agora, se você pretende ter uma visão mais ampla da área escolhida, a possibilidade de carreira acadêmica (mestrado e doutorado) e um salário ainda mais generoso, o melhor para você pode ser fazer bacharelado. O curso é mais longo, o investimento é maior, porém o estudo é muito mais abrangente.

Os três tipos de curso, tecnológico, bacharelado e licenciatura, conferem diplomas de nível superior. Além disso, eles são oferecidos por instituições de ensino superior — como faculdades, universidades, institutos federais de educação, etc — e a forma de ingresso nos 3 é semelhante — geralmente por vestibular, ProUni, Sisu e Enem.

Faça o download do material!

Tendências do mercado

Levar em consideração o que o mercado precisa hoje e necessitará no futuro pode te ajudar a escolher qual caminho seguir. O Brasil ainda tem escassez de mão de obra em determinadas área e alguns setores estão sofrendo profundas modificações.

Segmentos como saúde, mercado financeiro, construção e indústria estão em busca de profissionais experientes e qualificados. Outras áreas como marketing, programação, vendas, recursos humanos e exatas também precisam de bons profissionais. Por isso, a  palavra-chave é estudar — e procurar se especializar no que você gosta.

A resposta está em você!

Decidir com o que quer trabalhar por um longo período da vida não é uma escolha fácil. Para chegar a uma resposta, pare para pensar no que deseja estar fazendo daqui a 6 anos, quanto ganhará, que ambiente estará convivendo e reflita sobre seus valores pessoais. Isso te auxiliará a planejar o que deseja para seu futuro.

Para isso, conheça mais sobre os cursos, tome o tempo que precisar para identificar qual tem mais a ver com você e com o que vai te deixar mais feliz a longo prazo. Se quiser uma ajudinha, veja as opções que o Unipê oferece e descubra com qual você se identifica mais!

Faça o download do conteúdo!

Dicas

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.