BLOG DA GRADUAÇÃO

Já pensou em trabalhar com Endomarketing?

O Endomarketing (também conhecido como Marketing Interno) é uma solução criada para aplicar as técnicas do Marketing tradicional na comunicação com os colaboradores de uma empresa. É uma maneira bem interessante, não só de criar, como de aprimorar o relacionamento entre a organização e seus funcionários.

Você conhece o Endomarketing?

De onde vem o Marketing Interno?

O engenheiro mecânico Frederick Winslow Taylor ficou famoso por ter desenvolvido o Taylorismo, um modelo de administração que tinha como objetivo aumentar significativamente a produtividade dos funcionários. Taylor descobriu que, para isso, precisava motivar os colaboradores, redesenhando a forma como eles se relacionavam com o negócio.

Criou, assim, um sistema de recompensa aos trabalhadores, de acordo com sua produção: se o colaborador fosse mais eficiente, produzindo mais, ganharia mais bônus ao fim do período previamente determinado. E essa é a base do Endomarketing: criar situações favoráveis para o funcionário, que o fazem valorizar a empresa a ponto de querer colaborar com seu crescimento.

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

Mas o que realmente é o Endomarketing?

O conceito de Endomarketing foi criado por Saul Bekin, um brasileiro especialista em gestão administrativa, que define a ideia como sendo ações que procuram “atrair e reter o cliente interno, com a função de obter resultados positivos para a empresa”.

Simplificando sua fala, podemos dizer que o Endomarketing consiste em transformar os colaboradores em verdadeiros defensores da organização para a qual trabalham. Por estarem satisfeitos com suas funções, eles acabam desenvolvendo empatia pela marca, a ponto de procurarem obter resultados que contribuam para seu crescimento.

Como essa estratégia ajuda a empresa?

Querendo ou não, o grande objetivo do Marketing Interno é ajudar o negócio a crescer e vender mais, levando em conta que o público interno é tão importante quanto qualquer outro! E é aí que o Marketing e o RH se juntam, com o objetivo de alinhar os colaboradores com a empresa, facilitando a comprovação do real valor do produto para o público externo.

E por mais que, muitas vezes, o Endomarketing se limite a ações de comunicação, esses conceitos não devem ser confundidos! O Marketing Interno é estratégico e espera produzir um efeito revolucionário para os funcionários, de forma a inspirá-los e deixar clara a importância de oferecer um serviço focado nos clientes.

O Marketing Interno veio da Administração, mas é amplamente empregado pelos times de Marketing e RH para trabalhar o público interno das empresas. Por essas e outras, mostra-se como uma excelente solução para reter talentos, melhorar o atendimento aos clientes e criar confiança nos colaboradores para exercer tarefas, consequentemente ajudando o negócio a crescer. Não parece um ramo super interessante para se trabalhar?

Agora nos conte: o que você achou da importância do Endomarketing nas empresas? Já deu para perceber se gostaria de trabalhar com isso no seu dia a dia? Comente aqui e divida suas impressões conosco!

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

Marketing

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.