BLOG DA GRADUAÇÃO

Já fez sua inscrição no ENEM?

A prova mais aguardada por estudantes que desejam concorrer a uma vaga em universidades públicas ou privadas já está com as suas inscrições abertas. O período de inscrição para fazer o ENEM 2016 será do dia 09 de maio às 10 horas da manhã até o dia 20 de maio.

Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio podem realizar a sua matrícula no site oficial do ENEM.

Confira abaixo algumas mudanças e detalhes sobre o processo:

Incrição no ENEM

Taxa de inscrição, pagamento e isenção

O valor da taxa de inscrição para o ENEM 2016 é de R$68,00, no ano anterior, o valor foi de R$65,00.

No momento em que o estudante faz a sua inscrição, é gerado um boleto que deverá ser quitado até o dia do seu vencimento, que vai até às 21 horas e 59 minutos do dia 25 de maio de 2016.

O pagamento poderá ser realizado em qualquer instituição bancária, lotéricas ou também em agências dos Correios.

New Call-to-action

Alunos isentos da taxa de inscrição do ENEM 2015 que deixaram de comparecer às provas não poderão ter a isenção da taxa na edição de 2016. 

O estudante que não compareceu e recebeu a carência no ENEM 2015, e quer solicitar novamente no ENEM 2016, deve entrar em contato com o MEC para verificar essa possibilidade.

Cartão de confirmação

Como já ocorreu no exame do ENEM 2015, os cartões de confirmação ficarão disponíveis na página do participante, no site oficial do ENEM, no lugar de serem enviados pelos Correios.

Aplicativo e identificação biométrica

A edição do exame deste ano trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. 

Desenvolvido pelo MEC, o aplicativo para smartphones conterá todas as informações necessárias aos participantes, como o cronograma do Enem, um mural de avisos, dicas e resultados. Ele permitirá o acompanhamento da inscrição e servirá ainda como instrumento de diálogo com os participantes.

Dia e horário das provas do ENEM 2016

As provas do ENEM 2016 serão aplicadas em dois dias distintos, sendo os dias 5 de novembro (sábado) as provas de ciências da natureza e ciências humanas, e o dia 6 de novembro (domingo), as provas de linguagens e códigos e ainda a prova de matemática e suas tecnologias, e também a prova de redação.

Expectativas para a edição do ENEM 2016

Na edição do Enem 2015 foram mais de 5 milhões de estudantes inscritos no exame, para esse ano, o Governo Federal aguarda um número de inscritos em torno dos 8 milhões.

Com a extensa divulgação sobre o prazo de inscrição para o ENEM 2016, que são de 11 dias, a expectativa é de que esses números sejam facilmente batidos.

Confira o calendário geral do ENEM 2016:

Agenda-do-ENEM.png

E então, já fez a sua inscrição no ENEM? Ainda tem dúvidas? Quais? Compartilhe-as com a gente através dos comentários. 

New Call-to-action

ENEM

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS