Investindo em qualidade de vida com Educação Física

Saúde não é apenas o cuidado e o tratamento das doenças e das patologias, mas também todo o cuidado que se pode e se deve ter antes que a doença apareça. Manter o corpo saudável, fazer atividades físicas, gastar e renovar as energias são questões importantes no que se refere à prevenção de doenças. Basicamente, trata-se de um cuidado constante com o próprio corpo, contando com a orientação clara de um profissional. É aí que entra a atuação do educador físico.

Se você imagina a Educação Física apenas como aquele professor do ensino médio que incentiva e orienta os estudantes nas atividades esportivas, esqueça. Abra os olhos e a mente, porque o perfil desse profissional vai muito além disso!

educacao-fisica-blog-unipe-graduacao

Esporte e qualidade de vida

Para que você se identifique com a esse curso é preciso ter afinidade com atividades físicas em geral - além de ter interesse em trabalhar com crianças e adolescentes - pois você poderá seguir por duas vertentes: licenciatura e bacharelado. Se o seu desejo é dar aula, a licenciatura em Educação Física será ideal. Por sua vez, se você se interessar com temas como o alto rendimento esportivo ou esportes radicais, o mais legal é seguir o Bacharelado. De todo modo, é importante sempre ter em mente a qualidade de vida, a preocupação com o outro e o gosto pela adrenalina que a profissão poderá lhe proporcionar.

Baixar ebook

Se você deseja fazer o curso de Educação Física, é importante ter como principal característica uma grande identificação com o esporte. Porém, ao entrar no curso perceberá que todo esse interesse se transformará em conhecimento científico (anatomia, saúde, funcionamento regular do corpo) e colocará todas essas informações em relação com o acompanhamento das necessidades da sociedade atual, que tem se voltado, cada vez mais, para a qualidade de vida.

Se antes a preocupação das pessoas, em geral, era a relação com os aspectos físicos e estéticos e a ênfase ao culto do corpo, hoje em dia procura-se o retardamento da velhice e a prevenção de doenças. São a essas necessidades atuais com que o candidato a ser um educador físico deve se preocupar!

aula-educacao-fisica-blog-unipe-graduacao

Interdisciplinaridade na Licenciatura e no Bacharelado

A Educação Física está dentro da área de Saúde, que tem incentivado o trabalho de forma interdisciplinar.

Para quem prefere a habilitação de Licenciatura, é importante saber que o profissional vai estar ligado, na escola e nas instituições de ensino, aos psicólogos, dentistas, médicos da escola e nutricionistas, que, juntos, vão dar apoio na fase de crescimento da criança e do adolescente da instituição onde trabalhar. Por isso, é importante estar aberto aos demais conhecimentos e encarar o desafio de lidar com crianças e adolescentes.

No Bacharelado, por sua vez, o educador físico estará ligado a profissionais de saúde como, por exemplo, o nutricionista da academia, que faz todo o trabalho de dietas alimentares, ou ao fisioterapeuta, uma vez que esportes envolvem possibilidades de lesões.

Preocupando com a qualidade de vida pelo esporte e a adrenalina da prática esportiva, você está pronto para ser um ótimo profissional de Educação Física.

Baixar ebook

Educacao Fisica

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.