BLOG DA GRADUAÇÃO

A importância do profissional de Educação Física

O curso de Educação Física é um dos mais escolhidos por pessoas que prezam pela saúde e encontram nas atividades físicas uma fonte para investir em qualidade de vida e bem-estar.

Confira agora algumas curiosidades sobre o curso e entenda um pouco melhor sobre as principais atividades abordadas em sua área de atuação:

educacao-fisica-blog-unipe-graduacao

Sobre o curso

Diferente das outras áreas, o curso de Educação Física tem duas modalidades bastante distintas: licenciatura e bacharelado. A primeira tem como direcionamento o conhecimento científico e didático-pedagógico, principalmente na reflexão filosófica e na conduta ética.

A maior preocupação é ensinar o profissional a desenvolver uma capacidade mais critica acerca da realidade social para, com essa nova ideologia, ser capaz de interagir com os outros cidadãos de forma eficiente, ou seja, com responsabilidade e compromisso.

Enquanto isso, aquele estudante que optar pelo bacharelado terá a saúde como foco principal do curso. Novos profissionais serão formados com conhecimentos em reeducação motora e rendimento físico esportivo. Atualmente, são temas importantes, pois muitos atletas estão praticando atividades físicas em excesso e esse conhecimento ajudaria a evitar futuras lesões tanto em si mesmo, quanto em futuros alunos.

Sobre o profissional de Educação Física

O profissional de Educação Física é muito versátil. Normalmente é o responsável por planejar, supervisionar e coordenar programas de atividades físicas, esportivas e recreativas em vários ambientes. Pelo fato de o esporte ser uma área dinâmica, tem como vantagem a possibilidade de se especializar em diversas áreas.

Baixar ebook

Este especialista tem ainda uma função muito importante. O aprendizado ao longo do curso o ajudará a trabalhar em escolas do ensino fundamental de maneira mais eficiente. Neste momento, o seu papel torna-se fundamental, pois esse é o período ideal para ensinar futuros craques a lidar com vitórias e derrotas, apresentar o quanto é importante o trabalho em equipe, além de orientá-los acerca de riscos de doenças como diabetes e obesidades. 

Mercado de trabalho

Após o curso, o profissional de Educação Física estará apto a atuar diretamente com o ensino nos seguintes ambientes:

• Escolas
• Academias
• Clubes
• Centros Esportivos
• Órgãos governamentais e não governamentais

curso-educacao-fisica-blog-unipe-graduacao

As possibilidades de trabalho são extensas. Há vagas no mercado para personal trainer e excelentes oportunidades para aqueles profissionais que gostam de trabalhar com a terceira idade ou em hotéis com as crianças. Inicialmente, um profissional especializado recebe R$900 por mês, por 20 horas semanas. O valor varia bastante, de acordo com o local de trabalho e o estado. Não há um piso fixo para categoria.

Para conseguir destaque no mercado de trabalho, o profissional precisa ter algumas características essenciais como: ser dinâmico e prestativo, gostar de lidar com pessoas, ter carisma e ser criativo na hora de elaborar atividades. Saber outra língua é um diferencial, principalmente em eventos esportivos como as Olimpíadas.

Ficou curioso e quer saber mais? Tem paixão por esse tipo de atividade e adora lidar com pessoas, podendo intervir no bem-estar do corpo e da mente dos alunos? Então esse é o curso certo para você! Compartilhe com a gente as suas experiências.

Baixar ebook

Educacao Fisica

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS