BLOG DA GRADUAÇÃO

Graduação em Marketing: um universo de oportunidades

Você já pensou em seguir carreira em Marketing? Se você é uma pessoa curiosa que se interessa por pesquisas e análises de mercado, pode ser que a graduação em Marketing seja a melhor escolha. Quem se forma em Marketing está plenamente qualificado para detectar oportunidades vantajosas para empresas e trabalhar com o objetivo de aumentar suas vendas.

Com um perfil extremamente analítico, o profissional consegue traçar estratégias certeiras para que o seu cliente consiga atingir os seus objetivos. Portanto, para ter sucesso nessa área, é preciso fazer estudos sobre o mercado, conhecer profundamente o perfil do público assim como suas preferências e comportamentos.

Graduação em Marketing

 

A área proporciona oportunidades de se trabalhar em departamentos de marketing de empresas, seguir carreira em consultoria ou de atuar com foco em pesquisas em institutos especializados.

Ainda tem dúvidas sobre qual área realmente é para você? Então leia o resto do post, onde reunimos as informações mais importantes sobre esta carreira, suas competências e principais áreas de atuação que existem hoje em dia para depois escolher as melhores faculdades de Marketing.

Oportunidades da área

Atualmente, o segmento de Marketing está aquecido no Brasil. Graças à evolução das tecnologias e canais sociais, vão sendo criadas novas oportunidades dia após dia em empresas que buscam utilizar estes recursos de maneira inteligente para atingir os seus objetivos.

Uma pesquisa recente da IBE-FGV mostrou como se dividem as oportunidades de trabalho na área de Marketing. Dos profissionais empregados, 65% são assistentes, analistas, supervisores ou coordenadores. Ainda segundo os dados, 26% são gerentes, diretores e vice-presidentes. Em geral, estes profissionais são formados em Marketing e/ou Publicidade.

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

Tendências como o marketing de conteúdo e o Inbound Marketing são as principais responsáveis pela valorização da área. Quase 90% das empresas que utilizam marketing de conteúdo creem na sua eficiência e prometem investir ainda mais nessa estratégia em 2016, de acordo com a pesquisa do Rock Content.

Sobre o Inbound Marketing, 58% das empresas pesquisadas já atuam com esta técnica, segundo pesquisa do Hubspot. Números como estes mostram o quanto o mercado de Marketing permanece em crescimento mesmo depois de um ano economicamente ruim como 2015.

Segundo dados do último guia salarial da consultoria Robert Half, é possível consultar os salários de cargos da área de Marketing. Analistas de marketing costumam ganhar entre 3 e 6 mil reais, coordenadores de marketing em geral possuem um salário de 5 a 10 mil reais e gerentes de marketing ganham entre 7 e 20 mil reais.

A evolução do Marketing

O conceito de Inbound Marketing surgiu recentemente para proporcionar cada vez mais uma experiência melhor para os consumidores. É uma estratégia focada na educação e na  distribuição de conteúdo qualificado que esclareça as dúvidas do seu público alvo no momento em que este mostra interesse em adquirir um determinado produto. .

O Inbound Marketing mistura a criação de conteúdo com a automação de marketing, o que gera resultados mais precisos e alinhados aos objetivos da marca. É um mecanismo eficiente para se conquistar tráfego de visitantes e convertê-los em vendas por meio da integração de técnicas como SEO, landing pages, nutrição, mídias sociais, e-mail marketing e outros.

Uma das principais vantagens do Inbound Marketing é a possibilidade de se monitorar a sua performance de maneira precisa, permitindo decisões mais embasadas mesmo durante o curso da campanha. Para se capacitar ainda mais nesta área, o estudante pode buscar um curso superior de tecnologia em Marketing que tenha foco em Inbound Marketing.

Deu para entender como funciona o mercado de Marketing? Para ajudar ainda mais na sua escolha, o próximo post do blog vai tratar sobre as várias modalidades de marketing, como o político, social, de serviços, entre outros. Você está pensando em seguir carreira no Marketing? O que você achou de mais interessante nesta área? Deixe um comentário com a sua opinião.

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

Marketing

Sandra Ferreira de Lima

Sandra Ferreira de Lima

O curso de Marketing do Unipê é coordenado pela Profa. Ms. Sandra Ferreira de Lima, que destaca que o aluno de Marketing Unipê irá para o mercado como um profissional competente, criativo e antenado com as novas tendências do Marketing e da comunicação nacional e internacional. A profa. Sandra é Publicitária, Relações Públicas e Radialista.Ela possui mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas.

MAIS LIDOS