BLOG DA GRADUAÇÃO

Graduação em Logística: tudo que você precisa saber

A Logística ainda é uma atividade relativamente nova no Brasil — surgiu na década de 90 —, por isso muitos ainda não sabem do que se trata essa importante área, muito menos quais assuntos são abordados no curso tecnólogo que possibilita trabalhar nesse mercado.

Talvez você já exerça a função, mas esteja buscando este curso para conseguir melhores oportunidades e maiores salários. Bem, saiba que a graduação em Logística pode ser o impulso que você precisava para decolar de vez no mercado de trabalho.

Abaixo listaremos tudo que você precisa saber sobre a graduação em Logística, confira!

graduação em logística

O curso tem curta duração

graduação em Logística, por ser um tecnólogo, tem duração média de 2 anos. Isso significa que quanto mais rápido você ingressar em uma faculdade, mais rápido você estará apto para atender às demandas do mercado de trabalho.

Vale lembrar que o tecnólogo é uma modalidade do ensino superior que permite que você siga seus estudos na direção que desejar, ou seja, ele também permite que você faça cursos de pós-graduação, mestrados e até mesmo doutorados.

Você vai aprender tudo sobre o funcionamento de uma organização

Comunicação Empresarial, Introdução a Administração de Empresas, Psicologia Organizacional, Sociologia das Organizações e Teoria da Organização: estas são apenas algumas das disciplinas que você vai cursar no tecnólogo em Logística. Isso significa que para se tornar um profissional de logística bem-sucedido você precisa conhecer todo o funcionamento de uma empresa, desde a sua essência até seus objetivos — micros e macros.

O curso de Logística tem como obrigação preparar você para planejar e coordenar a movimentação física e de informações sobre as operações de uma empresa. Por isso, disciplinas como Gestão dos Riscos Logísticos, Gestão Ambiental, Gestão de Marketing e Gestão da Informação serão essenciais para você conhecer e se adaptar aos processos macros de uma organização. Lembrando que esses processos também fazem parte, mesmo que indiretamente, do dia a dia do profissional de Logística — por isso a sua importância.

Baixar ebook

Você terá que trabalhar constantemente com números

A organização e o controle das operações de armazenagem, movimentação, transporte e embalagem exigem que o profissional de Logística esteja sempre em contato com os números. É preciso controlar o estoque, os custos, os prazos, e claro, os resultados de uma estratégia bem-executada de Logística.

Então, para se tornar um gestor de Logística de sucesso, você precisa ter empatia pela Matemática e habilidade com números. Mas, calma! Disciplinas como Matemática Financeira, Contabilidade Básica, Estatística e Custos Logísticos irão te ajudar a aprimorar as suas habilidades com os números.

Existem oportunidades em diversos setores

O setor de Logística promete receber muito investimentos até o ano de 2019. Segundo a Presidente Dilma Rousseff, em pronunciamento citado na revista Exame, estima-se que os investimentos sejam de 198,4 bilhões de reais. Porém, essa não é a melhor das notícias. Além do grande volume de investimentos, esse mercado de trabalho é muito amplo, pois engloba compras, suprimentos, gestão de materiais, transporte e armazenagem. Tudo isso a nível nacional e até mesmo internacional.

O importante é que você, futuro profissional, conheça as diferentes opções de transporte: marítimo, terrestre e aéreo, para que o seu trabalho possa otimizar o máximo possível os resultados das empresas e dos setores que você decidir atuar.

E então, ficou com alguma dúvida sobre a graduação em Logística? Faz a graduação e tem alguma consideração sobre o conteúdo acima? Compartilhe conosco aqui pelos comentários!

Baixar ebook

Logistica

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.