BLOG DA GRADUAÇÃO

Gosta de informática e administração? Saiba mais sobre Gestão de TI

É bastante comum estar em dúvida ao fazer escolhas para o seu futuro. Ao decidir por um curso, por exemplo, você pode amar dois setores super interessantes porém distintos. Qual escolher?

Entretanto, para os que têm afinidade com Administração e gostam muito de informática, o curso de Gestão de Tecnologia da Informação tem despertado a atenção daqueles que querem trabalhar com tecnologia e lidar com projetos e pessoas. Afinal, o gestor de TI é o profissional que trabalha mesclando as duas áreas. Ficou curioso? Então continue lendo e dê um chega pra lá nas incertezas!

Administração e Gestão de TI

O que faz um gestor de TI?

A principal missão desse profissional é alinhar a infraestrutura de TI constituída por pessoas e máquinas com os objetivos da empresa. Assim, o trabalho funciona como uma ponte entre o setor administrativo e o técnico/tecnológico da instituição.

Mas a função não se resume a apenas isso. O gestor de TI também é responsável pelo planejamento, implementação e monitoramento de novas tecnologias na organização. Afinal, a administração não entende os quesitos mais técnicos, e os técnicos não compreendem os pormenores burocráticos. Ele é quem terá o conhecimento de ambos!

Como resultado final, os custos são reduzidos, são adquiridas vantagens competitivas, e melhores serviços são prestados. Portanto, imaginar uma corporação de sucesso sem uma boa gestão de TI é praticamente impossível.

Esse curso é para mim?

Como o gestor de TI trabalha com pessoas e máquinas, esse curso é perfeito para quem gosta de ambas as partes. É importante que o bom profissional dessa área seja um exímio comunicador e que ame tecnologia, mesmo que não seja um grande orador ou alguém que domine todas as áreas tecnológicas.

Baixar ebook

Na universidade você irá aprender uma pitada de tudo: hardware, redes, programação e principalmente gestão e planejamento estratégico, gerenciamento de pessoas e qualidade de software. Com o diploma, você terá as certificações de analista de negócios e gestor de projetos estando apto a atuar como gerente ou gestor de TI.

No curso de tecnologia em Gestão da Informação, também serão desenvolvidas suas habilidades de liderança e o entendimento do negócio empresarial como um todo. Em resumo, você será um tecnólogo que saberá atuar nos quesitos técnicos, mas entendendo bastante de gerenciamento.

Legal! Mas e o mercado?

Está muito bom, sem dúvidas. De acordo com o Project Management Institute (PMI), estima-se que 13 milhões de profissionais da área de TI serão contratados até 2020. Nesse cenário, o Brasil será o quinto país com maior demanda, abrindo mais de um milhão de vagas nos próximos sete anos.

Além disso, a partir de um estudo feito pela International Data Corporation (IDC), percebeu-se que o Brasil investe mais de 60 bilhões de dólares anualmente, deixando a nossa indústria de TI em sétimo lugar no ranking mundial. Em resumo, a área de TI tem um mercado tão bom que permite que o especialista trabalhe dentro ou até mesmo fora do país.

E aí, entendeu um pouco mais sobre o curso de Gestão de TI? Ficou interessado? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário para que possamos lhe ajudar na sua decisão mais importante para o futuro!

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.