BLOG DA GRADUAÇÃO

Gestor ambiental: profissão proativa

Postado por Bruno Soares de Abreu

Se você é um heavy user das redes sociais, provavelmente viu durante todo o final do ano de 2015 pessoas de todo Brasil comovidas com o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, localizada no município de Mariana, em Minas Gerais. Este, que já é considerado um dos maiores desastres ambientais do país, deixou um rastro de mais de 2.000 quilômetros de lama tóxica em Minas Gerais e no Espírito Santo. Além dos prejuízos ao meio ambiente, pessoas morreram, dezenas de outras estão desaparecidas e milhares delas estão sem abastecimento de água.

Esse cenário, além de triste, comprova ainda mais a necessidade do gestor ambiental dentro de todas as empresas e indústrias no país. Por isso, falaremos aqui, hoje, como essa profissão proativa e responsável pode mudar drasticamente o cenário ambiental do nosso Brasil. Confira!

Gestão Ambiental proativa

Proatividade na prevenção de desastres ambientais

Para prevenir desastres ambientais e criar estratégias mais sustentáveis para as empresas, um gestor ambiental precisa ser um grande defensor do meio ambiente. Esse profissional precisa ter uma personalidade forte e um pulso bem firme para implementar as políticas ambientais necessárias e exigir atitudes dos gestores.

Vale lembrar que esse profissional também é um executivo de alto escalão, por isso é seu dever evitar o descaso das empresas responsáveis, que muitas vezes não se manifestam nem se prontificam em ajudar as pessoas e os lugares atingidos. Ele conhece profundamente tanto a estratégia, o posicionamento e os processos da empresa quanto os impactos e as consequências causadas por ela. Dessa forma, o profissional de gestão proativo precisa saber confrontar seus superiores e exigir atitudes dos mesmos.

Como o gestor ambiental pode mudar o cenário ambiental do Brasil?

O gestor ambiental do século XXI não é apenas um amante da natureza. Pelo contrário, ele é um empresário, e por isso precisa ser íntegro, responsável, ético e sempre comprometido com a verdade.

Para evitar que desastres como o de Mariana aconteçam novamente, o gestor ambiental deve ser minucioso em suas análises ambientais e extremamente correto na hora de relatar riscos, impactos e possíveis acidentes. Mesmo que muitos gestores não gostem ou não queiram enxergar suas falhas e seus riscos, o profissional precisa ter uma visão estratégica aguçada, sabendo antecipar-se aos problemas, prevendo e relatando todo e qualquer tipo de situação de risco.

Será que você tem as características necessárias para encarar os desafios ambientais? Já pensou em como pode contribuir para um mundo melhor no futuro? Compartilhe conosco as suas ideias. E não deixe de conhecer o curso de Gestão Ambiental do Unipê!

Baixar ebook

Gestao Ambiental

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares é graduado em Economia pela Universidade Federal de Campina Grande pela UFCG, Doutor em Recursos Naturais pela UFCG. Especialista em Gestão e Análise Ambiental, Economia e Desenvolvimento Sustentável e Gestão da Agroindústria Sucro-Alcooleira. Por ser extremamente dinâmico, atualmente, Bruno é coordenador dos cursos de Gestão Financeira e Gestão Ambiental no Unipê.