BLOG DA GRADUAÇÃO

Gestor Ambiental: profissão do século 21

Sem dúvida você já ouviu falar que a Gestão Ambiental é uma das áreas mais promissoras do século XXI, porém, será que você realmente sabe o que isso significa? Para começar, o conceito de século é muito utilizado para representar um determinado espaço de tempo. Na prática, sempre que ouvimos algo relacionado ao século XXI sentimos uma mistura de expectativa e responsabilidade em relação ao futuro. Você sente isso também?

Gestor Ambiental

“Somos todos, indivíduos, empresas, cidades, países, construtores do século XXI: este é o nosso privilégio. Sentir, pensar e agir sistemicamente, respeitando a vida em todas suas dimensões: este é nosso dever. E isto é Sustentabilidade”.

Visão de Sustentabilidade Natura 2050

Hoje falaremos sobre uma importante profissão na área ambiental: o gestor ambiental. Listaremos aqui os principais motivos que tornaram essa carreira uma das opções mais requisitadas recentemente. Para comprovar a eficácia das estratégias desse profissional, citaremos ainda 3 cases de sucesso de empresas brasileiras que reduziram drasticamente seus impactos na natureza e, por isso, valorizaram profundamente suas marcas. Acompanhe com a gente!

Por que o gestor ambiental é a profissão do século XXI?

Bem, talvez você não saiba, mas desde o final do século passado — o século XXI começou há apenas 15 anos, no ano de 2001 — muitas discussões sobre os desmatamentos na Amazônia, o derretimento das calotas polares, a crise hídrica no Sudeste e o futuro do nosso planeta foram levantadas. Todas essas questões ainda não foram completamente resolvidas, logo, elas se transformam em responsabilidades para o profissional de Gestão Ambiental.

Reparou como as contas de luz têm ficado cada vez mais caras? Com o desnível dos rios e correntezas, a produção de energia elétrica tem custado mais para as empresas, exigindo que os profissionais de Gestão Ambiental encontrem novas alternativas para suprir a demanda da sociedade sem prejudicar o meio ambiente.

Entende porque esse especialista é tão importante? Ele pode evitar que nossos recursos naturais se esgotem, garantindo assim que nossos filhos e netos vivam com a mesma qualidade no futuro.

De que forma a Gestão Ambiental contribui para o meio ambiente?

Menos água, menos energia, menos resíduos e 50% a menos de emissão de CO²

O Grupo Votorantim é uma empresa de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) 100% brasileira, que está presente em mais de 20 países, com capacidade produtiva de 54.5 milhões de toneladas/ano de cimento. Em 2014, teve receita de R$ 12.9 bilhões.

Esse grupo é pioneiro no Brasil na produção de polanza artificial, uma tecnologia inovadora que reduz as emissões de CO² — um dos principais causadores do efeito estufa. Além disso, essa tecnologia ajudou a empresa a reduzir 25% do consumo de energia elétrica e 40% de água. Sem contar que ela gera 10% menos resíduos e custa 6% a menos do que o processo tradicional 

Valemax: eficiência e economia

A Vale — uma das maiores mineradoras do mundo — é uma empresa que tem a sustentabilidade como um dos seus pilares estratégicos. Ela possui os maiores mineraleiros do mundo, com capacidade para transportar até 400 mil toneladas. Esses supernavios além de transportar 2,3 mais cargas do que os navios da categoria, utilizam combustíveis alternativos como o GNL (gás natural liquefeito), que diminuí até 20% da emissão de CO² e, consequentemente, os impactos ambientais.

Por ser menos poluente, o primeiro Valemax, batizado de Vale Brasil, recebeu prêmios Nor-Shipping, Clean Ship Award, na Noruega e o RINA Award Significant Ship, do Royal Institution of Naval Architects.

Programa Carbono Neutro

A Natura, única empresa brasileira presente no ranking das 100 empresas mais sustentáveis do mundo realizada pela Corporate Knights, criou em 2007 o Programa Natura Carbono Neutro para promover uma redução contínua e significativa na emissão dos Gases do Efeito Estufa (GEE). Esse programa é dividido em 3 pilares: Inventário de GEE, Redução e Comprensação. Até agora a empresa já conseguiu reduzir mais de 33,2% das emissões dos GEE.

O que você acha desses resultados? Tem alguma ideia que pode contribuir para as empresas reduzirem seus impactos no meio ambiente? Conheça o curso de Gestão Ambiental do Unipê!

Baixar ebook

Gestao Ambiental

Aline Carolina da Silva

Aline Carolina da Silva

Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe. É Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental. Atualmente faz Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Estudo de Impacto Ambiental, Plano de Gestão de Resíduos, Plano de Saneamento, Usina de Compostagem, Plano de Coleta Seletiva, Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, além de experiência em Consultoria Ambiental prestado a diversos órgão e Empresas dos Estados de Sergipe, Pernambuco e Paraíba. Tem como Hobby ler livros de mistério e romance, além da dança.