Gestor Ambiental: em nome da sustentabilidade

A seca que afeta milhões no Estado de São Paulo em 2014 não se trata apenas de um problema climático, mas é o resultado da falta de investimentos do governo no setor. Esse erro de planejamento poderia ter sido previsto por um técnico em gestão ambiental, profissional relativamente novo no mercado que tem entre suas tarefas a garantia do uso racional de recursos naturais, como a água.

O técnico em gestão ambiental, ou simplesmente gestor ambiental, está envolvido na resolução dos problemas ambientais que normalmente atingem as regiões metropolitanas, como o acúmulo de lixo, a poluição das águas e o tratamento do esgoto. Ou seja, é o profissional que, sobretudo, zela pelo “desenvolvimento sustentável” tão em voga nos dias de hoje.

ambiental-blog-unipe-graduacao

Confira abaixo algumas áreas de atuação do gestor ambiental:

- Elaboração de políticas públicas em órgãos de governo e entidades públicas na área ambiental

- Emissão de certificados ambientais

- Recuperação de áreas devastadas

- Planejamento e gestão de projetos em empresas de diferentes setores e indústrias, em especial nas áreas de mineração, química, siderúrgica, celulose

Principais contratantes do gestor ambiental:

- Empresas: para atividades de planejamento, preparação para obtenção de certificado ISO 14000 e soluções para tratamento de resíduos.

- ONGs: auxílio na execução e controle de atividades relacionadas à questão ambiental implementadas pela organização.

- Setor público: para atividades específicas nas áreas de impacto ambiental, educação ambiental.

A Gestão Ambiental surgiu da evolução do pensamento da humanidade em relação à utilização dos recursos naturais de um modo mais sábio ou, porque não, sustentável, de modo que devemos extrair da natureza apenas o que pode ser reposto ou, caso não seja possível, pelo menos recuperar a degradação ambiental causada.

Ainda tem dúvidas sobre Gestão Ambiental? Conte para nós.

Baixar ebook

Gestao Ambiental

Aline Carolina da Silva

Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe. É Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental. Atualmente faz Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Estudo de Impacto Ambiental, Plano de Gestão de Resíduos, Plano de Saneamento, Usina de Compostagem, Plano de Coleta Seletiva, Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, além de experiência em Consultoria Ambiental prestado a diversos órgão e Empresas dos Estados de Sergipe, Pernambuco e Paraíba. Tem como Hobby ler livros de mistério e romance, além da dança.