BLOG DA GRADUAÇÃO

Gestor Ambiental: em nome da sustentabilidade

Postado por Bruno Soares de Abreu

A seca que afeta milhões no Estado de São Paulo em 2014 não se trata apenas de um problema climático, mas é o resultado da falta de investimentos do governo no setor. Esse erro de planejamento poderia ter sido previsto por um técnico em gestão ambiental, profissional relativamente novo no mercado que tem entre suas tarefas a garantia do uso racional de recursos naturais, como a água.

O técnico em gestão ambiental, ou simplesmente gestor ambiental, está envolvido na resolução dos problemas ambientais que normalmente atingem as regiões metropolitanas, como o acúmulo de lixo, a poluição das águas e o tratamento do esgoto. Ou seja, é o profissional que, sobretudo, zela pelo “desenvolvimento sustentável” tão em voga nos dias de hoje.

ambiental-blog-unipe-graduacao

Confira abaixo algumas áreas de atuação do gestor ambiental:

- Elaboração de políticas públicas em órgãos de governo e entidades públicas na área ambiental

- Emissão de certificados ambientais

- Recuperação de áreas devastadas

- Planejamento e gestão de projetos em empresas de diferentes setores e indústrias, em especial nas áreas de mineração, química, siderúrgica, celulose 

Principais contratantes do gestor ambiental:

- Empresas: para atividades de planejamento, preparação para obtenção de certificado ISO 14000 e soluções para tratamento de resíduos.

- ONGs: auxílio na execução e controle de atividades relacionadas à questão ambiental implementadas pela organização.

- Setor público: para atividades específicas nas áreas de impacto ambiental, educação ambiental.

A Gestão Ambiental surgiu da evolução do pensamento da humanidade em relação à utilização dos recursos naturais de um modo mais sábio ou, porque não, sustentável, de modo que devemos extrair da natureza apenas o que pode ser reposto ou, caso não seja possível, pelo menos recuperar a degradação ambiental causada.

Ainda tem dúvidas sobre Gestão Ambiental? Conte para nós.

Baixar ebook

Gestao Ambiental

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares é graduado em Economia pela Universidade Federal de Campina Grande pela UFCG, Doutor em Recursos Naturais pela UFCG. Especialista em Gestão e Análise Ambiental, Economia e Desenvolvimento Sustentável e Gestão da Agroindústria Sucro-Alcooleira. Por ser extremamente dinâmico, atualmente, Bruno é coordenador dos cursos de Gestão Financeira e Gestão Ambiental no Unipê.