BLOG DA GRADUAÇÃO

Gestão Pública e Administração: diferenças e semelhanças

Qualquer organização, seja ela pública ou privada, precisa de um bom profissional para gerenciar seus recursos humanos e financeiros, organizar a sua estrutura e participar da sua estratégia de consolidação e crescimento. O mesmo vale para instituições, órgãos públicos e associações de pessoas com objetivos comuns.

Para realizar tais funções, é fundamental que o profissional de gestão seja capaz de utilizar os recursos disponíveis da forma mais eficiente possível, sempre levando em consideração as questões legais de seus atos. Vale lembrar que por se tratar de políticas públicas, esse profissional precisa sempre levar em consideração os desejos e necessidades da sociedade.

A responsabilidade é grande, mas se você tem vontade de trabalhar nesta área, será muito bem-vindo: o mercado de trabalho é bem amplo e as oportunidades no Brasil não param de crescer. Por ser uma carreira multidiciplinar, muitas pessoas acabam em dúvida sobre qual curso estudar: seria melhor cursar Gestão Pública ou fazer Administração? Você já se fez essa pergunta? Então, este conteúdo é para você! Conheça agora mesmo as diferenças entre os dois cursos e escolha aquele que mais se encaixa nos seu perfil.

gestão pública

O que é Gestão Pública e o que é Administração?

É normal confundir os termos gestão e administração, principalmente na hora de decidir qual o curso superior seguir.

  • Basicamente, na administração, quem está na direção trata dos aspectos gerais da organização.
  • Na gestão, há o enfoque maior em setores ou domínios específicos de uma organização. No caso da Gestão Pública, essa ideia é aplicada ao comando dos recursos públicos.

As semelhanças entre as duas áreas

Entretanto, antes de aprofundar as distinções entre esse dois ramos do conhecimento, vejamos algumas semelhanças entre Gestão Pública e Administração. 

Utilizam as mesmas técnicas

Pode-se considerar a Gestão Pública como um tipo de especialização da Administração, ou seja, é um curso mais voltado para um determinado segmento. Dessa forma, tanto a Gestão Pública quanto a Administração usam as mesmas metodologias e práticas – o que muda é o foco de atuação.

Baixar ebook

Possuem objetivos semelhantes

Como utilizam as mesmas técnicas, é possível dizer que a Gestão Pública e a Administração em geral trazem objetivos semelhantes quanto à eficiência, ao desenvolvimento estratégico e à melhor qualidade operacional e de funcionamento da entidade. É claro que a finalidade de uma iniciativa pública poderá divergir da existente em uma empresa que visa o lucro, mas a aplicação adequada de todos os recursos, analisando riscos e as melhores oportunidades é comum às duas áreas.

Requerem características parecidas de quem está no comando

Assim como a Gestão Pública bem feita, a Administração de alto nível também demanda que o profissional tenha uma atitude decisória eficaz e uma boa visão do panorama geral – para fazer a análise de cenários apropriada. Cada qual deve aprimorar suas qualificações como líder e saber lidar com o capital humano, de modo a conseguir resultados melhores para a organização.

As diferenças entre as duas áreas

Embora muitos confundam as duas disciplinas, as diferenças entre elas são muito presentes e notórias. Agora você vai perceber, de uma vez por todas, que não significam a mesma coisa!

As áreas exigem formação diferente

A Administração é um dos cursos mais tradicionais do Brasil. Para ser um administrador, faz-se um bacharelado em Administração, com duração entre quatro e cinco anos, e onde se estudará matérias como economia, matemática, estatística, gestão de pessoas, entre outras. Os cursos de Gestão Pública são do tipo tecnológico e têm menor duração. A grade curricular pode trazer várias disciplinas do curso de Administração regular, mas apresenta também disciplinas muito mais direcionada e específica do setor público, como, por exemplo, legislações orçamentárias e tributárias, licitações, políticas públicas, responsabilidade social e civil pública, e mais.

A Gestão Pública possui visão mais estratégica

Enquanto quem se forma em Administração possui uma visão mais global de como empregar os recursos, os tecnólogos formados em Gestão Pública serão hábeis para ter uma perspectiva mais estratégica de como os recursos serão alocados e gerenciados. Nesse sentido, a Gestão Pública possui um caráter bem mais específico e direcionado para determinados propósitos de ordem social e governamental.

As abordagens são distintas

Graças à sua visão mais geral, a Administração está ligada a processos como planejar, comandar, controlar, coordenar e organizar. Mais genérica e compreensiva, a Administração possui um caráter macro, ou seja, relativo a todo o processo que abrange os recursos a tomar e comandar. Já a Gestão Pública possui um caráter micro, o qual se relaciona diretamente com as necessidades de cada setor.

Você ainda tem alguma dúvida sobre Administração e Gestão Pública? Gostaria de saber mais sobre o que é o curso de Gestão Pública? Não deixe de comentar, para que possamos ajudá-lo a escolher!

Baixar ebook

Administracao, Gestao Publica

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.