Gestão Financeira: área em alta no mercado

Toda crise - institucional, financeira, coletiva ou individual - obriga as pessoas ou empresas a diminuir um pouco o seu ritmo de trabalho para descobrir, internamente, os motivos de tanta instabilidade. Ou seja, é necessário um momento para se voltar para dentro, descobrir os conflitos internos e encontrar a saída ideal para aquele transtorno.

A atual situação econômica do Brasil - os altos preços, a insegurança financeira e a grande expectativa de retração no PIB em 2016 - acabam obrigando muitas empresas a reverem seus negócios antes que os mesmos desapareçam. Nesse cenário, não cansamos de afirmar, um grande profissional é imprescindível: o gestor financeiro.

gestão financeira

Você é fascinado pelas perspectivas econômicas do Brasil e do mundo, consegue se adaptar muito bem a diversas situações de instabilidade e deseja ser um profissional bem sucedido o mais rápido possível? Bem, esse texto é para você! Hoje falaremos sobre o quanto a gestão financeira está em alta no mercado, e onde você pode encontrar as melhores oportunidades no Nordeste.

O melhor momento para quem deseja se inserir na área de gestão financeira

Na direção contrária de muitas carreiras, a Gestão Financeira vem ganhando destaque e evidência no mercado de trabalho. Isso porque esse profissional tem se tornado cada vez mais indispensável em todos os segmentos e portes de empresa no país.

A área de finanças tem um papel imprescindível no planejamento e, principalmente, na execução das estratégias de uma empresa. Por ser uma das grandes responsáveis transformar os planos dos outros setores - marketing, recursos humanos, comercial, logística, entre outros - em ações, a atuação desse profissional - seja em empresas públicas ou privadas - é vital para a sobrevivência e/ou expansão de um negócio.

As vantagens competitivas do tecnólogo em Gestão Financeira - UNIPE

Imagine, então, uma empresa que não possui um administrador financeiro, e consequentemente, não tem o controle dos resultados do seu negócio. Quanto tempo você acredita que um empresa assim duraria em nosso mercado atualmente? Sem dúvidas, pouco tempo. A verdade é que independente do tipo de negócio ou tamanho, toda empresa precisa de um profissional capacitado, que consiga fazer um planejamento estratégico profundo daquela organização, levando em consideração os recursos, mensurando o desempenho das ações e maximizando os resultados da empresa.

A necessidade desse profissional em todos os segmentos possibilita que o mesmo atue de forma muito mais assertiva e até mesmo independente. Dentro das inúmeras oportunidades que falaremos adiante, uma das melhores alternativas para quem busca vivência de mercado é criar planos de consultorias e avaliação de riscos em parceria com diversas empresas.

As melhores oportunidades na área de Gestão Financeira no Nordeste

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há mais de um ano o Nordeste tem concentrado quase dois terços das oportunidades de trabalho do país. Só em 2014, o mercado de trabalho nordestino abriu mais de 900 mil vagas. Já imaginou? Isso significa que essa região é extremamente favorável para quem está em busca de novas oportunidades. Fica a dica.

A área de finanças é um dos destaques na região Nordeste, são mais de 5 mil oportunidades, concentradas principalmente em Recife, João Pessoa, Salvador, Natal e São Luís. Nessas cidades, além de qualidade de vida, você encontrará ambientes propício para o desenvolvimento das competências necessárias para o seu sucesso profissional.

E aí? Está esperando o que para começar o curso de Gestão Financeira agora mesmo? Já te falei que é tecnólogo? Com ele você consegue se inserir com mais assertividade e maior rapidez no mercado de trabalho. Deixe suas dúvidas nos comentários, ficaremos felizes em te auxiliar nesse importante processo de escolha.

As vantagens competitivas do tecnólogo em Gestão Financeira - UNIPE

Gestao Financeira

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.