BLOG DA GRADUAÇÃO

Gestão de RH ou Psicologia? Qual curso fazer?

Por lidar diretamente com o capital humano dentro das empresas, muitas pessoas acabam acreditando que, para ser um bom gestor de Recursos Humanos, o melhor caminho é fazer o curso de Psicologia. A verdade é que cada curso — seja ele curto ou longo, presencial ou online — é capaz de potencializar uma determinada habilidade ou competência no profissional que lida diretamente com processos e pessoas. Nesse sentido, a escolha da sua carreira acadêmica deve ser feita com muita atenção. Saber onde se quer chegar profissionalmente também pode te ajudar a ter mais precisão nas escolhas durante a sua jornada.

Para lhe auxiliar a fazer uma escolha consciente, esclareceremos aqui hoje as vantagens e as diferenças do curso específico de Gestão de RH e Psicologia. Confira:

Gestão de RH ou Psicologia?

Como o curso de Psicologia ajuda na carreira de Recursos Humanos?

No curso de Psicologia, você vai estudar os principais comportamento do ser humano e aprender a analisar suas emoções, ideias e atitudes. Esses aprendizados podem ajudar e muito um profissional de Recursos Humanos, pois saber observar e identificar os atos, sentimentos e mecanismos mentais de uma pessoa é fundamental na hora de selecionar e recrutar colaboradores para uma empresa, por exemplo.

Porém, um profissional formado em Psicologia não precisa atuar apenas na área de Recrutamento e Seleção. Pelo contrário, seus conhecimentos são determinantes, também, para o treinamento e desenvolvimento do profissional dentro das organizações.

Baixar ebook

 Hoje em dia, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal muito procurada pelas grandes organizações é o coaching. De acordo com Bárbara Tavares, Coach no ICL — Instituto de Coaching e de Linguística, o coaching é uma jornada para o sucesso, através da qual a pessoa “descobre” o seu potencial, a sua autoconfiança que lhe permitem ir do estado “atual” — do agora, a um estado “desejado” no futuro.

Um coach psicólogo pode auxiliar e muito no entendimento das forças que atuam por trás do comportamento das pessoas. Utilizando métodos de autoconhecimento, esse profissional é capaz de ajudar os colaboradores de uma empresa a definir e atingir melhor os seus objetivos profissionais, fazendo com que sejam muito mais produtivos e eficientes dentro da organização.

Como é o curso de Gestão de Recursos Humanos?

Em contrapartida, no curso de Gestão de Recursos Humanos você aprenderá tudo sobe Comunicação Empresarial, Administração de Empresas, Estatística, Gestão por Competência, Planejamento Estratégico, entre outras atividades especiais do setor.

Com esses conhecimentos, o profissional poderá atuar nas mais diversas áreas de um departamento de Recursos Humanos. Poderá planejar e aplicar dinâmicas em um determinado processo de seleção e recrutamento, gerenciar o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores dentro da empresa, ou ainda, cuidar dos processos burocráticos de uma organização, trabalhando diretamente com remuneração, benefícios, e salários.

As atividades de um gestor de RH são inúmeras e amplas. Por isso, se o seu desejo é trabalhar com Recursos Humanos, o mais indicado é que você opte por um curso que forme profissionais específicos para essa atuação. Ainda não sabe como escolher o melhor curso de Gestão de Recursos Humanos? Nós podemos te ajudar!

Vale lembrar ainda que, o curso de Gestão de RH, por ser um tecnólogo, é muito mais profundo e intenso do que uma graduação. Sua duração costuma variar entre 2 e 3 anos, dependendo do comprometimento do aluno com a faculdade. E seus conhecimentos formam um profissional completo e específico de acordo com as demandas do mercado de trabalho.

Ainda tem dúvidas sobre qual o curso ideal para você? Compartilhe conosco os seus receios, ficaremos felizes em auxiliar você nesse importante momento da sua vida profissional. Conte conosco!

Baixar ebook

Gestao de Recursos Humanos

Jane Kelly Batista Ramalho

Jane Kelly Batista Ramalho

Jane Kelly é organizada, determinada e muito responsável. Formou-se em 2011 pela Universidade Federal da Paraíba. É jovem e vibrou bastante quando conseguiu concluir o mestrado antes da data prevista. Atualmente é coordenadora do curso de Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos no Unipê. É apaixonada por seus estudos, sua carreira e handebol de quadra.