Gestão da TI: onde Administração e Tecnologia se encontram

Sair do ensino médio e entrar na faculdade é uma mudança muito drástica na vida dos jovens. E não pense que ter dúvidas neste período é algo que só acontece com você. Existem pessoas que decidem o que querem ser quando crescer desde cedo, mas outras variam da bailarina ao advogado até entrar na faculdade e realmente começar a graduação que vai lhe formar.

Neste momento é importante colocar na balança quais disciplinas você tem o melhor rendimento e o que te encanta no dia a dia. Se você gosta de tecnologia, por exemplo, e ao mesmo tempo se dá bem em disciplinas da área de humanas, o curso de Gestão da Tecnologia da Informação pode ser uma boa opção.

TI-blog-unipe-graduacao

Como escolher o curso certo na área da T.I.?

Após decidir pela área da TI, surgem dúvidas normais em qualquer área: humanas, exatas ou tecnológicas. Existem várias opções que você pode seguir e o segredo é escolher a certa, não é mesmo? Ciência da Computação, Sistemas para Internet, Gestão da T.I ou Redes de Computadores? A partir daqui a sua escolha vai depender muito mais do que você gosta do que qualquer outra coisa. E é aí que tudo começa a ficar interessante.

Baixar ebook

Se você é um líder nato, tem um bom relacionamento interpessoal, ama tecnologia, mas não se vê perdido em meio a programações, códigos e aplicações, a sua praia pode ser a gestão. Já parou para pensar que nem todo profissional de T.I. é hacker, nerd ou desenvolvedor? No meio desse pessoal há o Gestor de T.I., um profissional que pensa em processo, entende de tecnologia, sabe lidar com pessoas, mas, principalmente, tem a compreensão sobre a importância da tecnologia para o futuro de uma empresa.

Se você conseguiu se enxergar neste perfil, sua escolha está muito próxima de ser concretizada.

Mas onde a Administração e a T.I. se encontram?

gestor-blog-unipe-graduacao

Se analisar o perfil líder e estratégico do Gestor da T.I, você verá o quanto é importante manter esse paralelo. O bom Gestor da T.I. precisa ser inovador para manter a empresa sempre à frente no mercado; precisa ser empreendedor para desenhar novas tecnologias que agreguem valor as empresas; precisa ter uma aptidão para área de humanas e ser um excelente comunicador e, acima de tudo, precisa gostar tanto da tecnologia quanto do desenvolvimento dela, mesmo não dominando todas as etapas do projeto.

Complexo, mas fascinante, não é mesmo? A área de Gestão da T.I ganhou seu espaço no mercado, que está superaquecido em busca de profissionais capacitados. Que tal você se aventurar neste ramo e se tornar o profissional que o mercado tanto procura?

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.

MAIS LIDOS