BLOG DA GRADUAÇÃO

Gestão Ambiental nas Empresas: vasto campo de trabalho

Postado por Bruno Soares de Abreu

Há anos nós, seres humanos, temos utilizado os recursos naturais de nosso planeta sem muita preocupação ou responsabilidade. Isso porque esses bens eram, até então, abundantes, e nossos despejos ainda não prejudicavam quase ninguém. Ainda.

Hoje, sentimos, na pele, as consequências do consumo desenfreado, dos despejos irregulares e do desperdício. No noticiário, vemos, diariamente, os desdobramentos da nossa falta de cuidado: enchentes em alguns lugares, secas em outros, aumento absurdo no preço dos alimentos, combustíveis e muito mais, apagões, drásticas mudanças climáticas, e claro, muita poluição, no ar, nas águas, no solo, nas ruas.

Claro que é dever de todos utilizar corretamente os recursos naturais. Porém, tão importante quanto saber usar e economizar esses recursos, é conseguir minimizar, consideravelmente, os danos que a utilização desses bens pode gerar. Esse importante papel é desempenhado por um especialista chamado Gestor Ambiental. É ele quem orienta e propõe medidas sustentáveis para amenizar, o máximo possível, os danos e as consequências da utilização dos recursos da natureza.

Confira abaixo a importância desse profissional para o futuro do nosso planeta.

gestor ambiental

Como o Gestor Ambiental pode ajudar a preservar o Meio Ambiente?

O Gestor Ambiental não é nem um engenheiro, nem um biólogo. Ele é um executivo com visão ambientalista que gerencia e incentiva a exploração racional dos recursos naturais. É ele quem busca e coloca em prática medidas sustentáveis em empresas, indústrias e fábricas. Essas soluções permitem que essas organizações utilizem de forma consciente nosso patrimônio natural.

Você já ouviu falar em sustentabilidade?

Uma empresa sustentável é aquela que mesmo inserida em um determinado ambiente busca amenizar os impactos à natureza. Em outras palavras, são organizações que diminuem a emissão dos gases tóxicos, reduzem o consumo de água e energia elétrica, investem recursos em reciclagem, diminuem a geração de resíduos, adotam praças e plantam árvores.

Baixar ebook

O Brasil, por exemplo, só tem uma empresa incluída no ranking das cem companhias mais sustentáveis do mundo, criado pela Corporate Knights: a fabricante de cosméticos Natura, na 44ª posição.

A Natura se preocupa com a sustentabilidade desde a sua fundação, em 1969. Seu objetivo vai muito além de apenas neutralizar os efeitos gerados pelo próprio negócio, suas ações promovem o impacto positivo nos âmbitos social, ambiental e econômico.

Onde um Gestor Ambiental encontra emprego no Brasil?

Para os que ainda estão em dúvida sobre cursar ou não Gestão Ambiental, vale ressaltar que, com o tema de sustentabilidade em alta, a procura por profissionais qualificados que desejam trabalhar internamente nas organizações, garantindo a execução das leis e propondo novas medidas, tem crescido bastante.

Além da atuação organizacional, o Gestor Ambiental pode, também, criar a sua própria empresa de consultoria, participar de projetos públicos em educação ambiental, ajudar no planejamento e/ou recuperação de áreas degradadas, dar aulas em universidades e até mesmo estudar para concursos públicos.

No Nordeste, os segmentos que mais contratam gestores ambientais são: hospitais e centros de saúde, companhias de abastecimento de água e energia, mineradoras, porto, aeroporto, construtoras e fábricas de produtos plásticos, cerâmicas, cimentos, pré-moldados, entre outras.

Empresas:

  •  Fiat
  • São Brás
  • Plastex
  • Copobras
  • Polyutil
  • Fábrica Elizabeth
  • Cimento Zebu
  • Cimpor
  • Cimento Poty

Além de implantar medidas sustentáveis nessas empresas, o Gestor Ambiental precisa também garantir que essas organizações cumpram as leis ambientais e não busquem alternativas para burlá-las. Isso significa que essa profissão exige além de traços de liderança, muita honestidade e integridade. E aí, vai encarar?

Vamos, juntos, transformar o mundo em um lugar melhor para se viver! Conheça o curso de Gestão Ambiental do Unipê

Baixar ebook

Gestao Ambiental

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares é graduado em Economia pela Universidade Federal de Campina Grande pela UFCG, Doutor em Recursos Naturais pela UFCG. Especialista em Gestão e Análise Ambiental, Economia e Desenvolvimento Sustentável e Gestão da Agroindústria Sucro-Alcooleira. Por ser extremamente dinâmico, atualmente, Bruno é coordenador dos cursos de Gestão Financeira e Gestão Ambiental no Unipê.