BLOG DA GRADUAÇÃO

Foi aprovado? Saiba como escolher a melhor faculdade de medicina

Uma das melhores sensações após terminar o ensino médio é a de ver o seu nome na lista de aprovados, não é mesmo? E se você passou em mais de uma universidade, então, o sentimento de alegria é redobrado, principalmente para quem estudou e ralou tanto para entrar nesse curso tão concorrido.

Mas você tem alguma ideia de como escolher a melhor faculdade de medicina? Então, se prepare! Afinal, a hora de decidir o local em que você vai estudar nos próximos anos é tão importante quanto obter a aprovação.

Cuidar da vida de outras pessoas não é como chutar uma questão do vestibular — é importante ser preciso e assertivo. Por isso, além de exigir muita dedicação, tornar-se um bom médico requer uma excelente qualificação e um lugar de confiança para aprender e colocar em prática os aprendizados.

Então, para te ajudar nessa difícil escolha, neste post vamos te mostrar o que você precisa considerar para selecionar a melhor faculdade de medicina para a sua carreira. Continue lendo e tire logo essa sua dúvida! 

foi-aprovado-saiba-como-escolher-a-melhor-faculdade-de-medicina.jpg

Pesquise as avaliações das faculdades

Toda instituição de ensino superior deve ser avaliada para medir a sua relevância e mostrar o nível de qualidade dos seus cursos. Então, para começar a sua escolha, é preciso pesquisar sobre as notas que a faculdade obteve nos últimos anos.

E, para isso, o MEC (Ministério da Educação) pode te ajudar. Basta entrar no site e verificar se a instituição é reconhecida e bem pontuada. Não deixe de conferir!

Também, é importante recorrer a outras fontes de avaliação, como o RUF (Ranking Universitário da Folha), que avalia os cursos e instituições de ensino do país inteiro, considerando ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.

Por fim, aproveite para checar também a faculdade e a avaliação do próprio curso de medicina. As notas são atualizadas todos os anos, e podem fazer uma grande diferença para a sua escolha.

Conheça o corpo docente e a grade curricular

Sabemos que a qualidade de um curso depende diretamente dos professores que compõem o seu quadro docente. Por isso, é importante que você corra atrás e procure saber quem serão seus futuros mentores.

E, ao fazer a pesquisa, leve em conta a formação, o histórico profissional e a experiência de cada um deles. Certifique-se de que eles são professores e doutores altamente qualificados e prontos para te passar informação e conhecimento.

Além disso, é importante que você saiba sobre o projeto pedagógico do curso de medicina — se ele é mais tradicional ou se permite a discussão crítica dos casos. Veja se a grade curricular é completa e abrange todos os temas que um excelente curso de medicina deve contemplar.

Contudo, mais do que isso tudo, o ideal é que o curso te ofereça autonomia e liberdade de expressão para criar e tomar iniciativas. Sem perder a ética e a compostura, é claro.

Certifique-se sobre a infraestrutura

Se você quer ser médico, então já deve imaginar a importância que uma boa infraestrutura tem para um hospital ou posto de saúde, certo? Para a faculdade de medicina, isso não é diferente.

A complexidade do curso exige espaços e equipamentos essenciais para o aprendizado e prática da medicina. Nesse contexto, avalie se a universidade possui laboratórios adequados para o estudo das diversas matérias como anatomia, fisiologia e doenças parasitárias, por exemplo.

Verifique se há uma biblioteca com uma grande quantidade de exemplares relacionados ao seu curso. Também, veja se possui um espaço de vivência acadêmica, auditórios, espaços culturais e tecnologia avançada e sempre disponível para os alunos e professores.

Todos esses fatores são importantíssimos para uma faculdade de medicina de qualidade. A infraestrutura pode ser o ponto decisivo para você tomar a sua decisão, então, fique atento!

Acessar material!

Visite o local

Sabe aquela história de que você realmente só conhece alguma coisa quando a vê de perto? Pois bem; aproveite toda a sua animação e empolgação com as aprovações no vestibular para visitar as faculdades nas quais você passou.

Essa será a melhor maneira de verificar o funcionamento, infraestrutura, segurança e tirar as suas principais dúvidas. E, para isso, você pode agendar com as universidades e levar alguém para te acompanhar e te ajudar a avaliar a instituição.

Aproveite para falar com os funcionários e procure saber seus diferenciais. Uma dica é verificar se o curso ou a instituição oferece a oportunidade de fazer intercâmbio, o que pode agregar e enriquecer ainda mais a sua formação acadêmica.

Enfim, nessa fase de escolha, cada detalhe pode fazer toda a diferença. Sendo assim, a única coisa que você pode deixar passar em branco é o seu futuro jaleco!

Converse com pessoas que já estudaram lá

Outra excelente forma de conhecer a faculdade e o curso de medicina é entrar em contato com pessoas que já tiveram a experiência de passar por lá.

Então, faça uma pesquisa sobre os ex-alunos ou até mesmo de pessoas que estudam lá atualmente. Não hesite em entrar em contato e pedir uma conversa ou alguns minutos para tirar as suas principais dúvidas e curiosidades.

Durante esse bate-papo pergunte sobre tudo: professores, método de ensino, infraestrutura e qualidade dos equipamentos utilizados, se elas realmente estão progredindo e absorvendo todo o conteúdo a cada etapa, e muito mais.

E não se esqueça de questionar também sobre todos os pontos negativos da instituição, pois eles também podem ser decisivos para você!

Avalie o melhor custo-benefício

Por fim, você deverá avaliar todos os pontos levantados e pensar qual opção oferece o melhor custo-benefício para você e a sua carreira profissional.

Como se trata de um curso de medicina, a qualidade é essencial, e principal fator que deve ser considerado. E vale lembrar que o curso de medicina tem uma importância gigantesca, pois tem ligação diretamente com a vida das pessoas. Então, nada de vacilar na hora optar pelo curso!

Seguindo essas dicas, você certamente não terá dificuldades em escolher a sua faculdade. Basta ter vontade de pesquisar e avaliar a fundo cada curso e instituição de ensino.

Conseguir a vaga de medicina em mais de uma universidade já é um feito incrível. E fazer a escolha do curso será apenas mais um pequeno passo para você se tornar um médico grandioso e um profissional de sucesso!  

E aí, o que você achou do artigo e das nossas dicas? Quer saber ainda mais sobre como escolher a melhor faculdade de medicina ou de outros cursos? Então aproveite para curtir a nossa página do Facebook, e fique por dentro de outras informações sobre o mundo acadêmico!

Baixe grátis o seu e-book!

Medicina

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.