BLOG DA GRADUAÇÃO

Fisioterapia para o bem-estar

O profissional de saúde tem o perfil de quem gosta de trabalhar com pessoas. O curso de Fisioterapia é para aqueles que têm um bom relacionamento interpessoal, das pessoas que gostam de cuidar de gente e dos que se preocupam com o outro; das pessoas que curtem trabalhar em equipe, e que zelam pelo bem-estar. Além disso, outra característica do perfil de alguém que quer tentar algum curso da área de Saúde é manter boas notas e um bom desempenho nas matérias relacionadas, tais com Química e Biologia.

A humanização nos relacionamentos interpessoais é indispensável para quem quer seguir carreira na área de Fisioterapia, que é uma área que tende a crescer cada vez mais. Contando com atividades que envolvem o toque, a postura e diversas técnicas, tais como a água ou o Pilates, essa é a carreira para quem gosta de gente, e, mais, para quem gosta de cuidar de perto do outro.

curso-de-fisioterapia-blog-unipe-graduacao

Fisioterapia e a essência do bem-estar

Como lembra o dicionário Houaiss, a Fisioterapia se caracteriza pelo uso de agentes físicos, como água doce ou salgada, sol, calor ou eletricidade, e de massagens e exercícios no tratamento de doenças. O fisioterapeuta, assim, tem que “por a mão na massa”, ou seja, utilizar aquilo que está ao seu redor e instrumentos diversos e criativos para trabalhar no cuidado do corpo pensando sempre no bem-estar e na saúde do próximo.

As possibilidades de atuação do Fisioterapeuta estão desde a academia de musculação e de ginástica até as Unidades de Terapia Intensiva, passando pela clínica autônoma, clubes esportivos, os Núcleos de Saúde da Família, os hospitais e, também, a área de docência. O fisioterapeuta trabalha desde a prevenção até o tratamento e a reabilitação de disfunções ortopédicas, traumatológicas, neurológicas, pediátricas, desportivas e reumatológicas, entre outras.

Como trabalhar sendo um fisioterapeuta?

Na área de Saúde, o maior empregador é o serviço público, por meio do Sistema Único de Saúde, principalmente na área de Atenção Básica, ou seja, na parte de gestão dos serviços de Saúde inseridos nas comunidades. Se antes o profissional procurava apenas ter sua clínica, hoje há um forte movimento que se volta para a área pública, nos níveis de baixa, média e alta complexidade.

Além disso, outra área que tem se mostrado de grande ampliação ultimamente é referente à saúde do trabalhador, uma vez que as empresas estão voltadas para prevenção das Lesões de Esforço Repetido (LER) e têm buscado muitos serviços como análise ergonômica, avaliação da necessidade de mudanças de mobiliário e tudo o que pode ser feito no ambiente para adequar as posturas. Há ainda os trabalhos de ginástica laboral, para alongamento, prevenindo e intervindo com o foco na qualidade de vida. Por fim, outra importante área é a de perícia judicial, pouco explorada e em crescente expansão.

A Fisioterapia tem tudo para crescer e abranger tantas outras práticas, quanto métodos. Tudo isso em função de sua abertura e criatividade. Seja um fisioterapeuta e ajude a ampliar ainda mais esse caminho!

Baixar ebook

Fisioterapia

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.