BLOG DA GRADUAÇÃO

Entenda por que toda empresa precisa de um gestor de RH

Postado por Mariana Meira

Em um mundo cada vez mais globalizado, onde tudo está conectado a tudo, as pessoas, que hoje têm acesso a qualquer informação bem na palma de suas mãos, estão mais exigentes, querem produtos e serviços de qualidade. Dentro das empresas, essa realidade não muda. Os funcionários também têm exigido mais, mais qualidade no ambiente de trabalho, mais benefícios e, claro, um tratamento mais humanizado e coerente com as suas condições. Para a alegria dos profissionais de Recursos Humanos (RH), as organizações finalmente perceberam que, para crescer, o trabalho humano precisa ser bem valorizado e gerenciado.

Nesse cenário de necessidades e mudanças constantes, o gestor de RH entra com o papel de analisar os recursos e oferecer, sempre que possível, soluções satisfatórias para prover o crescimento e satisfação dos funcionários e companhia. É ele quem consegue entender e avaliar as queixas dos colaboradores e assim reunir com os gestores, líderes e donos das organizações para sanar falhas, resolver problemas e motivar toda a equipe.

Acha que esse papel pode ser desempenhado por qualquer pessoa? Entenda, a seguir, por que esse profissional é tão importante dentro das organizações e como suas competências podem transformar um ambiente organizacional.

Gestor de recursos humanos

Por que os gestores de Recursos Humanos são importantes para as empresas?

Aplica as normas trabalhistas

Uma ação trabalhista pode custar muito caro para uma organização caso ela não possua um profissional qualificado para exigir e analisar os direitos trabalhistas dos seus funcionários, as chamadas verbas rescisórias e os prazos para o pagamento das mesmas. É o gestor de Recursos Humanos que garante as contratações de acordo com a CLT — Consolidação das Leis Trabalhistas — e luta por acordos em que a companhia não seja prejudicada.

Gerencia o clima organizacional

Muitas vezes, dependendo da situação que a organização está enfrentando, uma crise ou uma expansão, por exemplo, o clima de tensão pode afetar o rendimento dos colaboradores e o comprometimento dos gestores. É função do gestor de Recursos Humanos sentir o clima organizacional, saber como as pessoas estão reagindo à cultura, às normas, aos costumes e aos valores da organização.

Ao identificar as insatisfações, esse profissional é capaz de mapear o ambiente interno e externo da organização e assim, atacar efetivamente os principais problemas para melhorar o clima de trabalho.

Baixar ebook

Contribui com o endomarketing

Como falamos anteriormente, o gestor de RH possui um importante papel na disseminação da cultura e dos valores organizacionais juntos aos colaboradores de uma empresa. Sabendo disso, muitas companhias têm buscado no Departamento Pessoal esforços para a mobilização e incentivo dos funcionários, utilizando as técnicas do endomarketing ou marketing interno e até mesmo do marketing de incentivo.

Essas estratégias consistem em propagar os ideias, os valores, os acontecimentos, as notícias e os lançamentos de uma organização para todos os seus funcionários, de forma eficiente e impactante. Esses estímulos fazem com que o colaborador se sinta mais valorizado em seu trabalho e se considere parte fundamental de toda estrutura organizacional do negócio.

Garante mais eficiência nas contratações

Você pode achar que não, mas uma contratação errada prejudica uma empresa muito mais do que se imagina. Uma organização quando encontra um novo candidato e o contrata, deposita nele expectativas sobre o seu trabalho e, principalmente, sobre seus resultados.

Por isso, ter um profissional qualificado para gerenciar esses processos de seleção pode poupar muito tempo, treinamento, estudo e recursos de uma organização.

Possui tato para lidar com questões burocráticas

Tão importante quanto um bom processo de seleção de candidatos, é ter uma estratégia bem definida de desligamento de funcionário. Muitos desses processos são bem delicados e exigem um profissional que tenha equilíbrio e maturidade para lidar com estas questões pessoais.

Para gerenciar o recurso mais importante de uma empresa — seus funcionários — é preciso muita observação, sensibilidade e bom senso para perceber o que está acontecendo ao redor. Você já pensou em fazer um curso de Gestão de RH? Tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais detalhes sobre essa carreira? Deixe o seu comentário!

Baixar ebook

Gestao de Recursos Humanos

Mariana Meira

Mariana Meira

Mestre em Administração com ênfase em Estratégia. Foi membro do Programa Paraibano de Qualidade, no qual foi examinadora estadual e nacional de empresas que usavam o Modelo de Excelência em Gestão - MEG®. Tem enorme entusiasmo por seu trabalho e acredita muito na capacidade de auto-desenvolvimento das pessoas.

MAIS LIDOS