BLOG DA GRADUAÇÃO

Entenda o que um Engenheiro Civil faz

Imagine uma vida sem saneamento básico, moradia e transporte. Quando observamos ao redor, verificamos que a maioria das coisas que faz parte do nosso dia a dia é fruto do trabalho do engenheiro.

Os engenheiros são os principais atores envolvidos diretamente na pesquisa, na concepção e no desenvolvimento de cada produto que se lança no mercado; de cada edifício que se constrói nas cidades, de cada ponte, de cada estrada, de cada rua onde as pessoas passeiam a pé ou em seus automóveis.

Sua formação tem enfoque em disciplinas de matemática e física, que, reforçada por conhecimentos em finanças, torna o profissional de engenharia um dos mais disputados pelo mercado de trabalho. Os engenheiros são os responsáveis juridicamente por um projeto, ou por parte do mesmo, do início ao término. Por ser um profissional, a princípio generalista, ele é plenamente adaptável em diversas áreas e campos de trabalho.

engenharia-civil-blog-unipe-graduacao

Qual habilidade é preciso para ser um bom Engenheiro?

Gerenciar, planejar, analisar e executar projetos que visam o bem-estar da sociedade e a proteção do meio ambiente são algumas das habilidades de um engenheiro civil.

Para obter sucesso profissional, o Engenheiro Civil necessita pensar e buscar soluções criativas e econômicas para os mais diversos problemas da sociedade, baseando-se em critérios de sustentabilidade e otimizando os recursos; estando atento aos reflexos sociais e ambientais dos seus atos e, nesse contexto, encontrar soluções que sejam adequadas no âmbito político, social, econômico e ecológico. O profissional desta área atuará com a construção civil, transportes, geotécnica e aproveitamento de recursos naturais.

Baixar ebook

Dicas para iniciar uma carreira de sucesso:

Para ter êxito na carreira de Engenheiro Civil é preciso tomar alguns cuidados, por isso confira algumas dicas que podem lhe ajudar a se tornar um profissional de sucesso:

  • Faça o curso de Engenharia Civil em uma Instituição de Ensino Superior conceituada e de credibilidade, que lhe proporcione o conhecimento adequado;
  • Dedique-se aos estudos durante toda a sua formação para somar o máximo de conhecimento possível;
  • Procure conhecimento extraclasse tais como pesquisa, monitoria, extensão e estágios;
  • Participe de eventos da área, como seminários, workshop e visitas técnicas;
  • Busque experiências práticas e não obrigatórias;
  • Mantenha-se atualizado politicamente e economicamente;
  • Busque conhecimentos extras sobre mercado e gestão;
  • Tenha sensibilidade para programar transformações que proporcione a melhoria na qualidade de vida das pessoas;
  • Seja capaz de realizar projetos de inclusão social;
  • Crie projetos sustentáveis que utilizem novas tecnologias e materiais;

Essas dicas podem lhe ajudar não apenas a se tornar um bom profissional, mas também a ser reconhecido e ter sucesso durante toda a sua carreira.

Ser engenheiro é poder participar da construção de tudo. É ter a possibilidade de ver seu nome marcado na história de uma cidade ou região. É poder colaborar com o desenvolvimento de um país. É participar diretamente da vida das pessoas. Afinal, aquela casa que sempre foi desejada para se construir uma família, foi planejada por alguém. A responsabilidade de um Engenheiro Civil vai além das construções, chega a alcançar a realização de um sonho.

Se você quer mais do que um diploma em Engenharia Civil e se identificou com esse conteúdo, então é hora de dar um importante passo em sua vida: a graduação.

Baixar ebook

Engenharia Civil

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.