BLOG DA GRADUAÇÃO

Entenda o campo de atuação do fonoaudiólogo

Conseguir se comunicar com clareza é fundamental para todas as pessoas. Afinal, conversar faz parte do convívio em sociedade. A dicção é ainda mais importante para alguns, como cantores, atores, radialistas e quem trabalha com atendimento ao público. Diante disso, cuidar da fala e audição é fundamental.

O profissional que atende com todo cuidado essa demanda é o fonoaudiólogo. Ele é responsável por acompanhar crianças, adultos e idosos que apresentam alguma dificuldade relacionada à voz e audição, além de orientar profissionais que dependem da fala em sua carreira.

Diante de um público tão extenso e variado que necessita de atendimento, o campo de atuação do fonoaudiólogo é vasto e abrange diferentes especialidades.

Quer entender mais sobre as possibilidades de atuação e trabalho do fonoaudiólogo? Confira a seguir mais informações!

entenda-o-campo-de-atuacao-do-fonoaudiologo.jpg

Qual é o campo de atuação do fonoaudiólogo?

Como já comentamos, a área de fonoaudiologia é ampla, o que é ótimo para o profissional, pois ele pode atuar naquelas especialidades com que se identifica ou nas quais encontra as melhores oportunidades de trabalho. Confira a seguir as principais especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia:

Audiologia

Trata patologias relacionadas à audição. Complicações na gravidez, infecções no ouvido, uso de determinados medicamentos por muito tempo, contato com ruídos excessivos e diversos outros fatores podem comprometer a capacidade de ouvir corretamente.

Tudo isso é tratado pelo fonoaudiólogo que se especializa em audiologia. O trabalho do fonoaudiólogo envolve os procedimentos para habilitação ou reabilitação da audição do paciente.

Linguagem

Essa é a área responsável por tratar tudo o que é relacionado à comunicação escrita e oral, contribuindo para aperfeiçoar a compreensão e a expressão. Essas capacidades são fundamentais para o bom convívio social.

Além disso, o aperfeiçoamento da linguagem ajuda muito no ambiente de trabalho, uma vez que se expressar com clareza é visto como um ponto positivo no mercado.

Motricidade

Esse campo trabalha diretamente com funções do organismo relacionadas aos processos de respiração, sucção, deglutição, expressão facial, entre outros. O fonoaudiólogo especialista em motricidade trata de pessoas que nasceram com algum tipo de dificuldade ou que precisam passar pelo processo de reabilitação após um acidente, por exemplo.

Voz

A voz é produzida nas pregas vocais, e quando elas não funcionam corretamente há alterações como rouquidão, voz abafada ou com sopro. Isso pode trazer problemas para a vida profissional e pessoal. Diante disso, o fonoaudiólogo especializado em voz é o profissional indicado para tratar e prevenir essas dificuldades vocais.

Gerontologia

Um campo de atuação que vem crescendo muito. Trata da saúde do idoso em todos os aspectos ligados à audição, fala, linguagem, voz, deglutição, entre outros. Cuida tanto da habilitação quanto da reabilitação dos pacientes.

Fonoaudiologia do Trabalho

Essa especialidade trata de questões relacionadas à saúde e comunicação humana no ambiente de trabalho. Há diversas atividades relacionadas à função, tais como programas para prevenção de doenças ocupacionais e detecção de riscos.

A proposta é oferecer qualidade de vida no trabalho, conforto e segurança, e também garantir que os trabalhadores possam desempenhar suas funções com menos riscos para a saúde.

Baixar ebook

Como é o mercado de trabalho para o fonoaudiólogo?

Já que há um grande campo de atuação, o mercado de trabalho segue o mesmo caminho e apresenta muitas possibilidades para o fonoaudiólogo.

A tendência mercadológica tem sido o aumento da procura por especialistas dessa área. Isso porque a expectativa de vida dos brasileiros está mais longa, e aumenta a demanda por atendimentos. Outro dado importante é a obrigação dos planos de saúde de cobrirem as sessões com o fonoaudiólogo para os pacientes que necessitam.

Para entender melhor, confira mais sobre o mercado de trabalho para o profissional de fonoaudiologia.

Público artístico

Você já acompanhou shows, espetáculos musicais, peças de teatro, novelas, filmes e diversas outras atrações artísticas? Percebeu como os atores e músicos são articulados e usam bem sua voz para entreter e emocionar o público?

Para chegar a esse nível de qualidade é preciso fazer um bom acompanhamento com um fonoaudiólogo. Esses profissionais indicam exercícios e maneiras de usar a voz corretamente. Afinal, a comunicação é o instrumento de trabalho dos artistas, e se algo não estiver legal, pode comprometer muito seu desempenho.

Por isso, esse é um campo de atuação que absorve muitos profissionais. Há artistas e até mesmo emissoras de TV que contratam fonoaudiólogos para atendê-los cotidianamente.

Clínicas especializadas

Atuar em clínicas médicas, tanto particulares quanto públicas, é uma das áreas que mais atraem os profissionais formados em fonoaudiologia. O atendimento é bastante amplo, podendo acontecer em qualquer uma das especialidades que já apresentamos.

Existem muitos fonoaudiólogos que montam suas próprias clínicas de atendimento, geralmente quando já têm muitos anos de atuação na área.

Hospitais

O atendimento em hospitais é outro campo de atuação de fonoaudiólogos. É comum atenderem a pacientes que sofreram AVC (acidente vascular cerebral) ou que tenham sofridos acidentes, por exemplo, e que iniciam o processo de reabilitação enquanto ainda estão internados.

Diante disso, a presença dos profissionais especializados em fonoaudiologia é fundamental para compor uma equipe multidisciplinar em um hospital e prestar o melhor atendimento ao paciente.

Estética

A estética é um campo de atuação para os fonoaudiólogos ainda não muito explorado. Essa área se vale dos conhecimentos e qualificações do profissional para promover melhora dos músculos da face da pessoa, prevenindo rugas e linhas de expressão.

A terapia é feita por meio de exercícios, que devem ser realizados durante um bom tempo e apresentam resultados positivos.

Escolas e creches

Como as crianças ainda estão em processo de expandir a fala, o acompanhamento de fonoaudiólogos torna-se fundamental para garantir seu bom desenvolvimento e tratar desde cedo possíveis dificuldades. Isso viabiliza a contratação de profissionais especializados em creches e escolas.

Esse é um campo de atuação para quem gosta de lidar com crianças, uma vez requer mais paciência e jeitinho com os pequenos.

Empresas

Dependendo do ramo de atuação da empresa, o trabalho de um fonoaudiólogo torna-se absolutamente indispensável. Por exemplo, uma indústria que trabalha com ruídos excessivos na fabricação de produtos, podendo ocasionar problemas auditivos, precisa ter um profissional de fonoaudiologia.

Outro setor que demanda atendimento para garantir a qualidade de vida e de trabalho dos profissionais é o telemarketing. Como os colaboradores passam o dia falando e atendendo telefones, as consultas com o fonoaudiólogo são fundamentais.

Empresas de grande porte costumam manter fonoaudiólogos fixos para ensinar exercícios específicos e prestar atendimento individual.

E então, o que você achou do campo de atuação do fonoaudiólogo? Conseguiu se identificar com a profissão? Aproveite e curta nossa página no Facebook para acompanhar mais informações sobre cursos e carreiras!

Baixar ebook

Fonoaudiologia

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.