BLOG DA GRADUAÇÃO

Entenda mais sobre o novo profissional de marketing que o mercado está exigindo

As novas tecnologias e práticas que surgiram na área de Marketing na última década criaram — e criam a todo momento — a demanda por profissionais mais antenados, comunicativos e analíticos do que os de antigamente.

novo profissional de marketing que o mercado est exigindo

Já falamos um pouco aqui no blog sobre o perfil das pessoas que se dão bem na área. Hoje, vamos expandir esse assunto e discutir sobre o novo enquadramento que o profissional de marketing está ganhando no mercado e quais características você precisa desenvolver para se adequar a ele. Acompanhe com a gente:

Entender o consumidor em um nível pessoal

O Marketing e a Publicidade sempre foram áreas que dependiam bastante de relacionamentos interpessoais, mas agora essa necessidade excede o local de trabalho. O novo profissional consegue romper as barreiras entre vida fora/vida dentro de uma empresa e, dessa maneira, promover seu desenvolvimento pessoal.

Ele usa suas próprias experiências, interesses e hobbies para criar conteúdos personalizados, e realmente se conectar com um público por meio da utilização de uma linguagem que soe interessante. Entender sobre como a mente humana funciona, baseando-se nas suas próprias vivências e contato com outras marcas, ajuda de forma muito mais significativa a compreender melhor o comportamento do consumidor.

O profissional de marketing atual enxerga esses consumidores não apenas como números em um gráfico, mas como pessoas de verdade, que demandam necessidades especializadas e personalizadas. E só por meio do desenvolvimento dessa habilidade é que ele consegue entender o seu nicho e atuar melhor profissionalmente.

Se manter atualizado

Hoje é quase impossível pensar em um profissional de marketing que não goste de redes sociais e tecnologia. Se os clientes estão online, as marcas também precisam estar. O responsável pelo Inbound Marketing, por exemplo, tem que lançar mão de suas ferramentas digitais para garantir que o diálogo entre público/instituição seja excelente e, por isso, deve estar bem familiarizado com esse meio.

As pessoas dessa área tendem a ser as lideranças criativas de uma empresa e estão sempre por dentro das novidades. Desse modo, podem sugerir planos ousados, porém pertinentes e bem pensados.

Tudo pode parecer bem intuitivo, mas não se engane! Enquanto a criatividade é muito valiosa, ela não é nada sem uma boa base de conhecimentos teóricos. Para se manter a frente do mercado, o novo profissional de marketing deve buscar atualizações constantes, seja na forma de graduação, especializações e cursos extracurriculares.

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

Ser versátil

O mercado atual é extremamente dinâmico, e é esperado que os profissionais de marketing estejam aptos a lidar com tantas mudanças com eficiência, se situando em novos ambientes e projetos com rapidez. Para isso, ele precisa se acostumar a exercer várias tarefas ao mesmo tempo sem perder o passo — o que exige muita atenção e disciplina!

Com uma base de estudo adequada, como um tecnólogo em Marketing, por exemplo, as chances de você passar por esses desafios, sem perder em termos de produtividade e resultado, serão altas, já que o curso prepara o aluno para atender às novas demandas do mercado, incluindo matérias interdisciplinares, como administração, publicidade, psicologia e matemática. E por falar em números...

Gostar de matemática

Se você estava pensando em escolher o Marketing para fugir da matemática, pense de novo. Essa é uma profissão que deixou de ser apenas criativa, para se tornar também analítica e estratégica. Entre as suas funções, está a coleta e análise de dados, e a sua tradução em relatórios para apresentar à empresa como estão os resultados das suas campanhas. Entender esses números são importantes, porque permitirão que o profissional entenda o mercado e o seu cliente, adequando sua estratégia para impactar melhor o público.

Por isso, é com ajuda da matemática que os profissionais de marketing conseguem fazer previsões mais precisas no mercado e pensar em táticas mais inteligentes para se comunicar com os consumidores.

Curtiu as explicações e entendeu mais sobre o mercado de Marketing? Deixe um comentário para a gente e continue acompanhando as dicas aqui do blog!

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

Marketing

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.