Administracao

Entenda como funcionam programas de trainee

Mariana Brito
25-06-2018 9:50

Ingressar no mercado de trabalho é o maior sonho de quem está cursando o nível superior. Por outro lado, inúmeras corporações de renome buscam todos os anos novos líderes para compor o quadro de gerentes em diferentes áreas — com planos de carreira e salários bastante convidativos.

Porém, como o nível de competitividade aumenta consideravelmente em cada processo, o candidato precisa estar preparado, correspondendo a todas as expectativas do mercado. Dentro dessa realidade, os programas de trainee são uma ótima oportunidade para quem já está de olho na prática do que foi ensinado dentro da sala de aula.

E você, sabe como funcionam programas de trainee? É o que mostraremos neste post. Portanto, continue lendo e aproveite as oportunidades.    

entenda-como-funcionam-programas-de-trainee-unipê

Descubra como funcionam programas de trainee

Voltados aos estudantes universitários que já passaram do segundo ano da graduação ou que se formaram recentemente, há no máximo dois anos, os programas de trainee são aberturas no mercado de trabalho, com foco em cargos promissores.

Assim, a carreira de um jovem poderá ser acelerada, pois em um período de um ano ele passará por diversos setores de uma empresa, evidenciando os talentos nos setores mais compatíveis com sua formação e personalidade.

Dessa maneira, capacidades técnicas e comportamentais serão experimentadas, abrindo as portas de áreas bem concorridas, como cargos de liderança.

Geralmente, as empresas abrem um programa por ano e aplicam uma prova online, além de testes que avaliam a capacidade dos jovens de trabalhar em grupo — sem falar na entrevista com diretores e diversas dinâmicas aplicadas por profissionais de Recursos Humanos e psicólogos.

A meta é encontrar pessoas que saibam resolver problemas corriqueiros do dia a dia corporativo, criativas, que tenham flexibilidade, boa cultura, que falem mais de dois idiomas e que possuam a capacidade de suportar pressões por metas e resultados.

Conheça as diferenças entre trainee e estágio

O estágio é o momento de experimentação para o mercado de trabalho, enquanto o trainee já trata da realidade corporativa.  

Frequentemente, os estagiários recebem uma bolsa-auxílio que muitas vezes não chega a R$ 1.000. Enquanto isso, os trainees já ganham salários acima de R$ 3.000, contando ainda com 13º salário, férias, FGTS e demais benefícios, como plano de saúde e vale-refeição.

O estágio é o momento em que o estudante universitário pode conhecer a prática da profissão escolhida já no primeiro ano do curso, enquanto os programas de trainee admitem somente quem está no segundo ano para frente ou quem tenha concluído o ensino superior há dois anos, no máximo.

Além disso, a carga horária de um estagiário geralmente é de seis horas por dia. Já os trainees atuam ao longo de oito horas e também conseguem registro na carteira de trabalho, ou seja, estão sendo constantemente observados para uma possível contratação definitiva.

Baixar ebook

Compreenda o que as empresas buscam em um trainee   

Proatividade, flexibilidade, criatividade, bom relacionamento interpessoal, facilidade para trabalhar em grupo e inteligência emocional são os principais requisitos procurados pelas grandes empresas nos programas de trainee.

Após ser aprovado no processo seletivo, um sinalizador de que o jovem é bem capacitado, os executivos da corporação destinarão muitas situações que vão colocar à prova os conhecimentos técnicos e comportamentais dos escolhidos. Em outras palavras, o momento é de tomadas de decisões que devem primar pelos resultados esperados pela empresa.

Dessa forma, as corporações buscam líderes que possam representá-las em novos contatos comerciais, no lançamento de produtos inovadores e também no auxílio da otimização do tempo e aumento da produtividade.

Saiba quais os benefícios de um programa de trainee    

A principal vantagem para um jovem ao ingressar em um programa de trainee é a aceleração da carreira, com foco em cargos almejados por quem já está há um bom tempo no mercado de trabalho.

Muitas vezes, um trainee consegue se destacar de tal maneira que se transforma em CEO em menos de dois anos, conquistando credibilidade, respeito e confiança dos demais diretores, participando diretamente das decisões mais importantes da empresa.

Dessa maneira, o sucesso estará bem mais próximo tanto no aspecto pessoal quanto profissional. Afinal, cargos com altos rendimentos possibilitam novos investimentos, como intercâmbios culturais, viagens corporativas, participação em seminários e workshops. Enfim, a carreira estará em plena ascensão.

Veja como se preparar para um programa de trainee

entenda-como-funcionam-programas-de-trainee

A primeira dica é você se autoconhecer, pois é fundamental escolher um programa de trainee de uma empresa que possua uma política que esteja sintonizada com o seu estilo de vida e convicções.

Trata-se de um ponto fundamental para que os talentos estejam sendo bem direcionados à corporação, fazendo com dedicação e motivação tudo o que for proposto, sem falar na criação de novos métodos ou projetos inovadores.

Depois, o que vai ser preponderante é o seu histórico de vida, como: investimento em outros idiomas, principalmente inglês e espanhol; cultura; experiências em trabalhos voluntários; vasto conhecimento tanto da área da faculdade quanto gerais; talentos inatos, como boa comunicação, objetividade, criatividade e flexibilidade.

Como as empresas buscam candidatos que funcionem na cultura de uma equipe, vale a pena sempre estar bem sintonizado com a história da corporação, ideais e produtos. Ou seja, saber onde se está entrando é fundamental.

Pessoas que tenham o empreendedorismo na alma também são muito procuradas, como as que desenvolveram projetos inovadores na universidade ou coordenaram áreas de liderança.

Outro ponto essencial é a visão estratégica. Quem apresenta soluções para demandas que se apresentam no dia a dia consegue obter a atenção dos recrutadores. Portanto, como no programa de trainee você rodará por várias áreas da mesma empresa, nada melhor do que manter a atualização como prioridade.

Agora, com todas as informações sobre como funcionam programas de trainee, nada melhor do que investir em suas capacidades para se destacar no mercado de trabalho. Afinal, obter o sucesso antes dos 30 anos é uma realidade para poucos, principalmente no atual momento de extrema concorrência e níveis altíssimos de exigência empresarial.

E você, já escolheu a empresa em que pretende concorrer a uma vaga no programa de trainee? Quer sempre acompanhar artigos interessantes sobre o mercado e profissões? Então curta agora mesmo a nossa página no Facebook e não perca as novidades!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos