Gestao Financeira

Entenda como funciona o mercado financeiro

Mariana Brito
17-01-2018 5:08

Você se interessa pela área de planejamento, mercado e recursos financeiros de uma empresa, mas ainda não sabe qual curso escolher? Então venha com a gente e acompanhe este post!

No mundo da economia, é muito comum ouvir falar sobre mercado financeiro, como ele funciona e como é importante para as finanças como um todo. Sabia que todos os acordos, investimentos e ações financeiras são realizados nesse mercado?

Contudo, se você tem despertado interesse por essa área de atuação, agora que terminou o ensino médio, mas tem uma realidade financeira que não lhe permite começar um bacharelado, nós podemos ajudá-lo.

Para isso, preparamos, neste post, tudo o que você precisa saber sobre como funciona o mercado financeiro e como o curso de gestão financeira pode dar aquela guinada na sua vida profissional, aliando bom preço e menor tempo. Confira!

entenda-como-funciona-o-mercado-financeiro.jpg

O que é e como funciona o mercado financeiro?

O mercado financeiro nada mais é do que a organização, o ambiente ou a estrutura, em que ocorre toda e qualquer negociação que envolva dinheiro ou produtos financeiros.

Com isso, são realizadas ligações entre pessoas e empresas ou empresas e pessoas, ou seja, é uma espécie de intermediação financeira. Essas ligações ou intermediações são necessárias a partir do momento em que as pessoas precisam de dinheiro de alguma organização ou as empresas precisam do dinheiro das pessoas.

Desse modo, a parte da ligação que possui o capital — seja ela empresa, seja ela pessoa — recebe o nome de agente superavitário, e a parte que dele necessita é definida como agente deficitário.

Resumindo, o mercado financeiro é o intermediador dessas ligações, transações e intermediações.

Quem faz parte do mercado financeiro?

Agora que você já entendeu o que é e como funciona o mercado financeiro, é muito importante conhecer as partes que o compõem.

Para essa composição, foram divididos três grupos:

  • Autoridade monetária: está relacionada à oferta da moeda. Sendo assim, esse grupo é o responsável por cumprir toda a política monetária, diminuindo ou aumentando a sua oferta de acordo com as necessidades. Essas ofertas e processos são representados pelo Banco Nacional e pelo Conselho Monetário Nacional;
  • Autoridade de apoio: essa autoridade funciona a partir das suas necessidades e objetivos, por isso, é denominada como “apoio”. Dela, fazem parte a Caixa Econômica Federal, o Conselho de Recursos Financeiros Nacional, o Banco do Brasil, o BNDES e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  • Instituições financeiras: são as instituições que participam da intermediação no mercado e disponibilizam os créditos de longo, médio e curto prazo.

Para entender melhor, imagine uma pirâmide, de modo que, no topo, estão as autoridades monetárias regularizando as operações e as ligações; no meio, encontram-se as autoridades de apoio que regularizam e colocam em ação essas regulamentações e, na base dessa pirâmide, estão as instituições financeiras que participam de todo o processo de funcionamento do mercado.

baixe agora!

Quais são as divisões do mercado financeiro?

Para o bom funcionamento das autoridades e instituições, o mercado financeiro foi subdividido em quatro submercados, para, assim, as suas ações serem realizadas de forma mais efetiva e otimizada. Estes são os mercados:

  • Mercado de crédito: no qual atuam as instituições financeiras ou não financeiras, mas que realizam empréstimos bancários;
  • Mercado de capitais: no qual ocorre a distribuição dos recursos financeiros da sociedade para a indústria, o comércio e as demais atividades econômicas;
  • Mercado de câmbio: lida com todas as ações referentes às moedas dos países (dólar, euro, etc);
  • Mercado monetário: são as operações de empréstimos, títulos ou valores a curto prazo que os órgãos ou entidades financeiras realizam, a fim de manter o fluxo da economia.

O que podemos entender com isso? Que o mercado financeiro funciona como remediador para suprir as necessidades financeiras e econômicas de empresas e pessoas no âmbito superavitários e deficitários.

Sendo assim, é o mercado que “reúne” quem precisa de determinado recurso e quem o disponibiliza. E é nessa etapa que as divisões e componentes do mercado financeiro entram em ação.

Para que servem os fundos de investimento no mercado financeiro?

Os fundos de investimento são as modalidades em que são feitas as aplicações financeiras e nas quais se relacionam os investidores, com o objetivo de obter lucro por meio da compra e da venda de títulos ou ações.

Sendo assim, esses fundos são a melhor maneira de entrar no mercado financeiro, pois, mesmo sem conhecer esse universo, é possível fazer diversas aplicações e, assim, começam a ocorrer as ligações que explicamos anteriormente.

Os quatro fundos de investimento são:

  • Fundo de renda fixa: são os investimentos que disponibilizam um rendimento quando é aplicado. São exemplos o tesouro e os títulos públicos e privados;
  • Fundos cambiais: são as moedas estrangeiras, ou seja, os seus rendimentos estão relacionados à oscilação do dólar;
  • Fundo multimercado: como o próprio nome diz, são os fundos que oferecem diversificação de investimentos, podendo ser aplicados no CDB (Certificado de Depósito Bancário) e em tesouros e câmbio;
  • Fundo de ações: são os investimentos do mercado de ações que funcionam por meio da compra de cotas de empresas ou bancos, para, assim, investirem em negócios viáveis.

confira-dicas-para-quem-quer-se-qualificar-em-sap.gif

Qual curso fazer para seguir essa área?

Como se capacitar para o mercado financeiro? Com o curso de gestão financeira.

Se você tem o ensino médio completo e está buscando por um curso superior que caiba no seu bolso e nos seus horários, os cursos tecnológicos são uma ótima opção.

Eles apresentam uma duração média de 2 anos e mensalidades consideravelmente mais baixas do que um bacharelado, mas, mesmo assim, têm uma grade curricular completa e didática.

Com o curso de gestão financeira, você aprenderá sobre como funciona o mercado financeiro, o planejamento e a organização dos recursos das instituições, além de executar estudos para guiar a tomada de decisões da empresa.

Dessa forma, como profissional, você estará apto a analisar métodos e aplicar técnicas sobre investimentos e obtenção de recursos empresariais, gerenciar fluxo de caixa e de custos e desenvolver preços por meio da matemática e da estatística.

Com isso, o seu cenário de trabalho será composto pelas organizações, empresas e instituições para atuar em atividades voltadas para as mudanças econômicas, as tecnológicas e os recursos financeiros, ou seja, você atuará no ambiente organizacional e nos demais setores financeiros.

Para isso, a matriz curricular inclui alguns assuntos, como administração financeira, contabilidade, matemática e análise financeira, comunicação empresarial, gestão de custos e demais matérias relacionadas.

Entender como funciona o mercado financeiro com o curso de gestão financeira, além de lhe permitir sair na frente no âmbito profissional, ainda oferece um leque abrangente de segmentos em que você poderá atuar.

Quer ficar por dentro desse e de outros assuntos? Então curta a nossa página no Facebook!

baixe agora!

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos