BLOG DA GRADUAÇÃO

Empreender para crescer em Administração

Quem nunca teve vontade empreender? De montar seu próprio negócio? Ser dono da sua própria empresa?

Todos nós, em algum momento da vida estudantil ou profissional, já pensamos nisso. Seja pela vontade de criar algo novo ou pelo desejo de ganhar autonomia perante o mercado de trabalho.

Entretanto, a maioria desiste de tirar o seu negócio do papel, por não saber como fazê-lo. Que tal conhecermos um pouco sobre o que é preciso para ser um futuro empreendedor de sucesso?

administracao-blog-unipe-graduacao

Você é um empreendedor nato?

Primeiramente precisamos compreender que o empreendedorismo é um conceito atual amplamente estudado pela a área da Administração. Podemos listar aqui algumas das características de um bom profissional de administração como: iniciativa, coragem para arriscar, perseverança, capacidade de planejar e prever situações, visão macro das necessidades de uma empresa e, é claro, a capacidade de se relacionar bem com as pessoas. Então, se você possui uma dessas características, já está um passo a frente para abrir o seu próprio negócio.

Empreender é mais do que ser seu próprio chefe

Mais do que montar o seu próprio negócio, empreender significa resolver um problema ou uma situação complicada. No mercado, empreender também consiste em saber identificar as oportunidades, agregar novos valores e transformá-las em um bom negócio. Empreendedorismo é gerar riquezas através de algum tipo de inovação, sejam: novos produtos, novos métodos produtivos ou organizacionais e até mesmo novos mercados. Ele é fundamental nos dias de hoje, pois é a partir dele que as empresas se repensam e buscam transformar boas ideias em novos produtos.

O que é administrar?

Administrar é, acima de tudo, a habilidade de tomar as decisões certas. Para isso, é preciso preparação e instrução. Se você pretende empreender de forma eficaz é necessário dominar técnicas de direção, planejamento, organização, e controle do funcionamento de sua proposta. É necessário também, possuir uma visão sistêmica do empreendimento, isto é uma visão geral tanto do mercado quanto das demandas relativas à sua ideia de negócio.

Uma pessoa que pretende abrir seu próprio negócio não espera as coisas acontecerem, é uma pessoa proativa, que busca constantemente por oportunidades de negócios e que sempre está atento ao mercado em que vai atuar. Ela deve saber que o risco faz parte do ato de empreender e que correr riscos é completamente diferente de correr perigo. Ela precisa estar preparada para poder tomar decisões complexas com risco calculado.

Para um melhor domínio de todos os requisitos citados, os cursos de graduação em administração preparam profissionais a adquirem uma visão ampla e ética, alinhada com a realidade do mercado e com espírito empreendedor para enfrentar todos os desafios do atual mundo dos negócios. Nada melhor do que adquirir a graduação específica, para se tornar o seu próprio chefe.

Baixar ebook

Administracao

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.