BLOG DA GRADUAÇÃO

Em quais áreas posso trabalhar me formando em Marketing?

No momento de pesquisa e escolha de um curso superior sempre surgem dúvidas sobre a área de atuação. Todo candidato gosta de saber sobre o mercado de trabalho e quais segmentos pode desenvolver sua carreira profissional. Isto ajuda a fazer uma graduação mais tranquila e focada nas suas ambições com o curso. No caso da graduação em Marketing, um dos atrativos é que ela prepara o profissional para atuar em qualquer segmento. Toda empresa precisa de um plano de marketing e de alguém para gerenciar as suas estratégias.

Áreas de Marketing

Outro ponto positivo da graduação em Marketing é que ela apresenta uma série de modalidades com base na disciplina, o que aumenta o número de possibilidades em termos de especialização. Desta forma, o especialista tem um leque maior de opções para desenvolver sua carreira profissional. Separamos algumas no post de hoje. Acompanhe e comente!

Só para esclarecer: marketing não é Publicidade e Propaganda

O fato de as agências de publicidade estarem tão envolvidas em ações de marketing leva as pessoas a pensarem que os profissionais de marketing são aqueles formados em Publicidade e Propaganda. Na verdade, essas agências podem ser bem diversificadas e contar com profissionais de diversas áreas, inclusive marketing.

Quando pensamos nas áreas de atuação e especialidades do profissional formado em marketing, fica mais claro que suas atividades vão muito além da publicidade e propaganda. Vamos a lista com algumas possibilidades de atuação:

Impulsão de negócios

Entre as modalidades de marketing, esta é forma mais tradicional de atuação. Neste tipo de trabalho, o profissional atua fazendo análises de mercado, pesquisas de público-alvo, como construir e desenvolver uma marca, o que fazer para lançar um produto, além de outros detalhes que podem envolver uma estratégia para negócios.

Esse serviço normalmente é realizado por empresas pequenas (locais) ou que estão iniciando as atividades e precisam de um suporte para se desenvolver.

Inbound Marketing

Também chamado de novo marketing, esta é uma evolução da opção anterior, mais focada em estratégias digitais para atrair clientes. Entre as atividades temos o desenvolvimento de sites e blogs, elaboração da estratégia de marketing de conteúdo, geração de leads, e-mail marketing, campanhas de mídias digitais (anúncios) e otimização de sites.

Para muitos especialistas, mesmo as empresas locais como padarias, restaurantes e supermercados em algum momento vão precisar de Inbound Marketing, já que estamos vivendo na era da informação, onde todos estão conectados. Desta forma, fica impossível uma empresa ignorar a questão de ter uma presença digital.

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

Social Media

Esta é uma opção interessante, pois há alguns anos nem era mencionada nas faculdades de marketing. E hoje existe inclusive o cargo de mídias sociais nas empresas, ilustrando bem como a área está sempre evoluindo e que não faltam opções de atuação para quem conclui um curso superior de tecnologia em Marketing.

Neuromarketing

O neuromarketing já está deixando de ser uma tendência e cada vez mais se firma como um campo do novo marketing. Esta é uma atividade sensacional que une marketing e ciência para estudar o comportamento do consumidor.

Para se ter uma ideia do potencial do neuromarketing, os maiores interessados nesta prática são as lojas virtuais, que precisam aprender como vender mais através do comportamento de seus visitantes. Com certeza é um campo muito promissor!

Consultoria

Se não bastassem todas as características e atrativos que listamos aqui, ainda existe a possibilidade do profissional de marketing poder atuar como consultor — ideal para aqueles que sonham em abrir o seu próprio negócio. Considere esta opção principalmente se acreditar que algum setor está deficiente em termos de estratégia. Desta forma, você sai na frente e se torna especialista no mercado.

Como foi visto na lista apresentada, uma graduação em Marketing tem várias opções de especialização. E isto é sensacional, pois aumenta as chances do formando ter sucesso no mercado, uma vez que poderá realmente trabalhar com o que deseja.

E aí, já sabe qual área mais combina com você? Está pensando em fazer o curso, mas ainda está em dúvida? Compartilhe-a com a gente. Teremos o prazer em te ajudar!

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

Marketing

Sandra Ferreira de Lima

Sandra Ferreira de Lima

O curso de Marketing do Unipê é coordenado pela Profa. Ms. Sandra Ferreira de Lima, que destaca que o aluno de Marketing Unipê irá para o mercado como um profissional competente, criativo e antenado com as novas tendências do Marketing e da comunicação nacional e internacional. A profa. Sandra é Publicitária, Relações Públicas e Radialista.Ela possui mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas.

MAIS LIDOS