BLOG DA GRADUAÇÃO

Design de Moda no Brasil: mercado promissor

Postado por Victoria Fernandez

Quem pensa que o mercado de moda no Brasil se resume apenas à exportação de Uber Models como Gisele Bündchen e Alessandra Ambrosio está enganado. Temos uma verdadeira indústria fashion aqui dentro e temos nos tornado referência para o mundo inteiro graças ao trabalho de estilistas renomados e eventos internacionais, como o São Paulo Fashion Week.

Design de Moda no Brasil

Se você está pensando em se aventurar no curso de Design de Moda, saiba que aqueles 20 minutos de desfile durante as fashion weeks são apenas um milésimo do trabalho dos profissionais de moda. Por isso, para ter sucesso nesse mercado, é preciso muita pesquisa, organização e, claro, planejamento. Confira abaixo os principais motivos pelo qual o mercado de moda tem se tornado tão promissor, e ainda, os principais nichos para se investir em 2015.

Por que o mercado de Design de Moda é promissor no Brasil?

De acordo com a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções) o mercado da moda é o segundo maior gerador de empregos no país. Estima-se que esse mercado pode gerar até 300 mil novos empregos até 2025, incluindo as diversas oportunidades de carreiras para o tecnólogo em Design de Moda.

Além de gerar milhares de empregos por ano, o mercado da moda tem aquecido bastante a economia do nosso país. Graças às 30 mil indústrias têxtil, o Brasil é considerado o 6º maior produtor têxtil do mundo, representando 3,5% do PIB total brasileiro.

Mesmo com a crise, a moda no Brasil é um dos setores que mais cresce nos últimos anos, principalmente no mundo digital. De acordo com a pesquisa realizada pelo instituto Ibope E-commerce, em 2014, os gastos com moda na internet ultrapassaram outras categorias do e-commerce como entretenimento, por exemplo. Segundo dados do E-bit, esses números tendem a ser ainda maiores em 2015 e 2016. Isso significa que os brasileiros estão confiando mais nas compras pela internet, o que é um reflexo direto dos esforços de marketing e das soluções criativas que muitas empresas estão adotando para suprir a possibilidade de experimentar e ver os produtos antes de adquiri-los.

Se você pensa em montar o seu próprio negócio, começar pela internet pode ser o caminho mais viável. Além de exigir menos investimentos do que uma loja física, com as redes sociais, seus produtos alcançarão um número ilimitado de pessoas interessadas.

Guia prático para os futuros estudantes de Design de Moda 

Quais os nichos de moda mais promissores no Brasil?

Apesar de estar em expansão, o mercado da moda é extremamente concorrido. Isso acontece porque a maioria dos profissionais formados em Design de Moda deseja imediatamente todo o brilho e glamour das passarelas, ignorando completamente mercados, até então, inexplorados. Como falamos no início desse post, para ter sucesso nesse mercado é preciso muito estudo, organização e pesquisa. Além dessas aptidões, para conquistar espaço no mundo da moda, é necessário saber escolher o nicho ideal para atuar. Separamos alguns setores interessantes para trabalhar como Design de Moda, confira logo abaixo:

  1. Moda Gestante: esse mercado pode oferecer grandes oportunidades, principalmente com o avanço das blogueiras, que constantemente abordam o tema escrevendo sobre celebridades como Kim Kardashian, Blake Lively, Luana Piovani, Deborah Secco e muito mais.
  2. Moda Plus Size: segundo a Abravest (Associação Brasileira do Vestuário) esse nicho está movimentando anualmente cerca de R$ 4,5 bilhões no país. Existem atualmente milhares de modelos e blogueiras plus size que fazem muito sucesso com seus looks entre os seus seguidores e fãs.
  3. Moda Sustentável: a sustentabilidade tem sido tema cada vez mais recorrente em nosso dia a dia. E na moda não é diferente, porém, poucos ainda se aventuram na busca por produtos de fontes mais “limpas”, que não afetem o meio ambiente. Por ser pouco explorado, esse nicho pode se tornar uma grande oportunidade para os designers mais ecológicos.
  4. Moda Brechó: as constantes mudanças no mundo da moda acabam por muitas vezes resgatar tendências passadas. Para dar um tom mais vintage ao visual, muitas pessoas e, principalmente, as blogueiras têm recorrido aos brechós para encontrar peças exclusivas, com cara de que “minha vó usava”. Esse nicho é uma grande chance para aqueles que gostam de misturar artigos modernos com peças conservadoras, dando um toque de novidade nas roupas, acessórios e calçados. Pense nisso!
  5. Moda Streetwear: esse estilo, além de descolado e basicamente jovem, por causa da ousadia, tem aberto muitas portas no mundo da moda. Ele representa o “estilo das ruas” de forma moderna e original, misturando estampas florais, com poá, imagens renascentistas, tie-dye e muito mais. Para as mulheres, os bonés e toucas estão em alta, inclusive entre as famosas como Cara Delevingne e Rihanna.

E você, já sabe qual nicho melhor representa o seu perfil? Tem sugestões de outras áreas promissoras da moda que não comentamos nesse conteúdo? Deixe a sua opinião!

Guia prático para os futuros estudantes de Design de Moda 

Design de Moda

Victoria Fernandez

Victoria Fernandez

Victoria é natural da Argentina e se diz muito apegada à sua raiz. Veio para Recife com os pais aos 8 anos de idade e lá se graduou em Design de Moda pela Faculdade Boa Viagem – FBV e se tornou mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, onde passou a pesquisar a relação: Moda e Fabricação Digital no contexto Fab Lab.

MAIS LIDOS