BLOG DA GRADUAÇÃO

Design de Interiores: mercado em expansão

Postado por Pablo Nogueira

Mercado em expansão para Design de Interiores

Muito além de estampar as paredes de showrooms, o mercado de trabalho para especialistas em Design de Interiores está, hoje, em expansão no Brasil. Há uma grande demanda  por profissionais com um curso de Design de Interiores em seu currículo. Esse profissional é fundamental na otimização de espaços, escritórios-conceito, exposições, entre outros estabelecimentos. Mas você sabe exatamente onde esse profissional pode atuar? Confira essas e outras informações sobre esse mercado:

Tudo sobre Design de Interiores: entenda a profissão

Muitas pessoas ainda não sabem ao certo quais atividades esse profissional realiza no dia a dia. Destacamos a seguir algumas delas:

  • Planejamento e organização de espaços;
  • Combinação e escolha de elementos de um ambiente;
  • Intervenções estéticas e funcionais nos espaços;
  • Harmonização de cores e objetos decorativos;
  • Ampliação das sensações de conforto, beleza e versatilidade de um ambiente;
  • Configuração da iluminação de ambientes, etc.

É bastante comum também que designers de interiores gerenciem projetos de decoração de ambientes, o que envolve funções como a coordenação e fiscalização de serviços gerais (marcenaria, pintura, elétrico, etc.), a fixação de prazos e o estabelecimento de cronogramas de entrega para o cliente. Quer saber mais características de um bom designer de interiores? Confira aqui.

Onde ele atua?

Os projetos que os designers de interiores fazem podem variar entre ambientes residenciais, como quartos, salas e cozinhas, e ambientes de trabalho, como empresas, agências, lojas, shopping centers, consultórios, hotéis, exposições, etc. Com objetivo sempre semelhante: garantir funcionalidade, beleza e praticidade.

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores - UNIPE

O que se aprende na faculdade de Design de Interiores?

As faculdades de design de interiores buscam dar à formação desse profissional diversas competências e habilidades, para que ele possa atuar em muitos segmentos do mercado. Há disciplinas como Concepção de Projetos, Desenho, História da Arte, Teoria da Cor, Comunicação Visual, Gestão de Projetos, Iluminação e diversas outras.

Design de interiores e arquitetura: uma relação de complementariedade

Não confunda as funções do designer de interiores e do arquiteto. Por mais que eles atuem no sentido de otimizar projetos e garantir o bem-estar de seus usuários, suas tarefas são distintas e complementares.

O arquiteto preocupa-se com aspectos estruturais de um projeto: desde o levantamento da obra, como a disposição predial, recuos, disposições normativas urbanas, entre outros aspectos. Por outro lado, o foco do designer de interiores é a parte interna desses projetos, que geralmente é realizada em um momento mais avançado da obra, normalmente chamado de "acabamento".

Por que contratar um designer de interiores?

Ao pensar na reforma de um ambiente em sua casa ou escritório, muitas pessoas pensam em seguir a própria intuição e fazerem elas mesmas o projeto. No entanto, um designer de interiores é a pessoa mais qualificada para essa função. Ele será capaz de verificar aspectos muitas vezes despercebidos, como a ergonomia na disposição dos móveis e o conforto estético decorrente do uso de determinadas cores em um ambiente.

Em um contexto profissional, o designer de interiores poderá explorar os elementos físicos como luz, cores e móveis de forma a dar mais conforto para os funcionários e a incentivar a criatividade dessas pessoas.

Há muitas diferenças entre o curso de Design de Interiores e arquitetura. Essas duas áreas são complementares e podem apresentar diversas soluções para as demandas do mercado hoje em dia. Ainda tem dúvidas sobre o que faz um designer de interiores? Deixe aqui nos comentários sua pergunta! Participe!

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores  

Design de Interiores

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Pablo é de Porto Alegre, Arquiteto com especialização em Gestão Educacional e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Foi em sua passagem pela Universidad de La República em Montevideo, Uruguay, ainda durante a graduação, que o docente se apaixonou pelas metodologias de ensino e aprendizagem dentro da Arquitetura, e passou a trilhar o caminho que, para ele, teria sido natural. Atualmente, Pablo Nogueira é o coordenador dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê.