BLOG DA GRADUAÇÃO

Design de Interiores: 3 dicas para evoluir na carreira

Postado por Pablo Nogueira

Muito se questiona sobre o fato de conseguir escolher um curso de graduação com base em vocação que proporcione, também, um retorno financeiro adequado. Para os interessados no curso de Design de Interiores, há um vasto campo de trabalho, envolvendo diversas vertentes da profissão e com remunerações muito variadas. Porém, cabe ao estudante procurar habilidades extras que ajudem a melhorar seu currículo e, consequentemente, colecionar mais vantagens competitivas para se dar bem no mercado de trabalho.

Evoluir na carreira de Designer de Interiores

Os designers de interiores contam com diversas ferramentas que facilitam o trabalho, desde a parte de concepção do projeto até o acompanhamento final do trabalho. Veja neste post algumas dicas para que a sua carreira decole no decorrer dos estudos, citando opções de ferramentas existentes no mercado, além de cursos de capacitação que ajudam — e muito — na vivência prática do trabalho do designer. Confira:

Participe de cursos de qualificação

O primeiro e mais fundamental item utilizado para melhorar a atuação profissional são os cursos de qualificação. Na área de Design de Interiores existem inúmeras opções, dependendo do segmento escolhido para especialização. Como, por exemplo, cursos voltados para criação e design de móveis — alguns profissionais encontram muito campo de trabalho nessa área em virtude do aumento da procura por móveis planejados e exclusivos —; cursos voltados para paisagismo — esta é outra área que tem tido muita procura graças ao diferencial que as plantas e jardins dão aos mais diversos ambientes —, entre vários outros. O legal é que esses cursos de capacitação podem ser feitos juntamente com o curso de graduação.

Participar de palestras, treinamentos e workshops são também atividades indispensáveis para o crescimento do aluno, já que cada experiência será uma oportunidade única para conhecer técnicas, descobrir tendências e, claro, fazer contatos.

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores - UNIPE

Utilize ferramentas específicas para designers de interiores

Outro item que merece destaque são as capacitações específicas de ferramentas da área, que, além de terem um peso muito importante no currículo, também ajudam no desenvolvimento mais profissional do trabalho. Aqui podemos citar os cursos de design gráfico — aqueles em que você aprende a usar softwares essenciais, como AutoCad, 3D Max e SketchUp, que oferecem os mecanismos ideais para que o designer possa projetar seus espaços de maneira adequada, conseguindo passar para o cliente praticamente a realidade do que será feito.

Há também algumas ferramentas voltadas apenas ao design de mobiliário, como o DomusCAD, que conta com itens específicos, como puxadores, modulações padrões e ambientações de cada cômodo ou espaço de uma residência ou empresa. Tais programas gráficos diminuem o tempo gasto com o desenvolvimento do projeto, além de otimizar os processos de trabalho.

Faça estágios e trabalhos na área de Design de Interiores

Outra sugestão para melhorar a carreira profissional dos designers de interiores é a possibilidade de estagiar na área. Muitos escritórios de Arquitetura, que atuam no campo de Design de Interiores, oferecem oportunidades para os estudantes criarem e colocarem em prática o aprendizado das salas de aula.

Alguns alunos optam também por fazer pequenos projetos para familiares e amigos. Isso é bem interessante, porque eles já começam a entender a dinâmica de projetar algo para um cliente, como fazer a precificação dos projetos, fazer contratos de prestação de serviços e outras questões que, muitas vezes, o aluno só se depara no dia a dia profissional.

E aí, já está colocando em prática as nossas dicas? Ainda não se matriculou no curso de Design de Interiores? Continue acompanhando o blog e deixe o seu comentário com dúvidas e sugestões!

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores

Design de Interiores

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Pablo é de Porto Alegre, Arquiteto com especialização em Gestão Educacional e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Foi em sua passagem pela Universidad de La República em Montevideo, Uruguay, ainda durante a graduação, que o docente se apaixonou pelas metodologias de ensino e aprendizagem dentro da Arquitetura, e passou a trilhar o caminho que, para ele, teria sido natural. Atualmente, Pablo Nogueira é o coordenador dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê.