Marketing

Marketing: Descubra tudo sobre o curso de marketing

Mariana Brito
29-01-2018 5:34

Se você chegou até este texto é porque ainda não se decidiu sobre que área profissional seguir, mas acha que o marketing pode ser uma dessas alternativas. Essa área está diretamente relacionada a estratégias que devem ser seguidas pelas empresas para que seus produtos e serviços cheguem mais facilmente ao consumidor. A ideia deste texto é detalhar como isso acontece para poder te dar uma forcinha na hora de tomar essa importante decisão.

O curso de marketing tem uma grande vantagem frente a outras formações: é muito amplo e, por isso, agrada a vários perfis de pessoas. É uma área de formação necessária a qualquer segmento e que trabalha com as emoções, as necessidades e os desejos das pessoas.

Para entender melhor como o marketing funciona, pense na propaganda de refrigerante que mostra o copo geladinho e te faz salivar. Pense na foto do carro que você deseja comprar e como ele te faz se sentir um verdadeiro piloto ou, ainda, pense nas imagens das agências de viagens que te fazem desejar passar o resto da vida pelo mundo!

Está pronto para começar essa viagem e descobrir um pouco mais? Então, embarque conosco e descubra tudo sobre o curso de marketing!

tudo-sobre-o-curso-de-marketing.jpg

1. Como é o curso de Marketing

Para saber como é o curso de marketing, é importante pensar em que tipo de curso você deseja fazer: um tecnólogo (com duração de dois anos) ou uma graduação (que tem duração de quatro anos). Essa escolha vai determinar todo o conteúdo que você verá no curso. Naturalmente, um curso mais extenso vai ser mais detalhado, com conteúdos aprofundados e uma visão mais ampla. O tecnólogo é uma opção para quem deseja uma formação mais rápida e resultados mais imediatos.

Se você tem tempo para fazer uma graduação, invista nessa modalidade! Se esse não for o seu caso, aproveite a oportunidade de cursar um tecnólogo na área. Geralmente, há opções de cursos pela manhã e à noite, presenciais e a distância, em que é possível ver na grade curricular temáticas fundamentais relacionadas: ao mercado consumidor, ao comportamento do cliente, a estratégias que devem ser usadas em cada caso, às tecnologias que podem ajudar a fazer diagnósticos e muitos outros assuntos.

Há boas opções de cursos para quem deseja atuar na área de marketing. O importante é o estudante estar preparado para aproveitar bem os conteúdos e desenvolver sua criatividade, capacidade de se comunicar e habilidades relacionadas à área de vendas.

As principais disciplinas e áreas estudadas

Se você pensa que, nesse curso, verá apenas disciplinas diretamente relacionadas ao marketing — como marketing digital e marketing no varejo —, está enganado. Já pensou em todo o contexto que a área de marketing envolve? É uma área que considera fatores culturais, econômicos, sociais e também leva em conta o comportamento dos consumidores.

Pense em uma propaganda da Coca-Cola. É um refrigerante vendido em todo o mundo e em países com grandes diferenças culturais e econômicas. Será que a mesma campanha serve para todos esses lugares? Dificilmente. Muitas delas são programadas para atender às necessidades locais e às necessidades de cada público.

Por isso, é importante estudar disciplinas como Antropologia e Cultura Brasileira, mas também é essencial conhecer Estratégias de Comunicação e Planejamento de Mídia. São vistas ainda disciplinas ligadas ao Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas, além de matérias relacionadas à Gestão de Relacionamento com o Consumidor e aos Princípios do Direito, entre outros tópicos.

Dessa forma, é recomendado que o estudante se prepare para ter contato com disciplinas mais teóricas, que contextualizem informações sobre a sociedade e questões locais, mas que também falem da evolução do poder de compra das pessoas, da economia e questões financeiras. Por outro lado, é importante estar preparado para usar softwares gráficos e de análise e tabulação de dados.

De qual maneira o curso prepara o profissional para o mercado

Com base nas disciplinas apresentadas, o profissional é preparado por meio de uma base mais contextual, que estimula o senso crítico e a reflexão. Ao mesmo tempo, os estudantes treinam suas capacidades técnicas e criativas por meio do uso de softwares de criação, de planejamento de campanhas diversas e outros exercícios.

Outra vertente muito importante desenvolvida no curso de marketing são as capacidades de comunicação que precisam ser desenvolvidas pelo indivíduo. Saber falar sobre si mesmo, sobre o produto e a empresa é uma habilidade que precisa ser exercitada com frequência. Mesmo as pessoas tímidas podem treinar esse lado por meio de técnicas e muito exercício.

Para o profissional de marketing, também é imprescindível dominar a arte do bom relacionamento, com o cliente e com o mercado. Cultivar boas relações, manter uma agenda de contatos ativa e trabalhar para sempre manter o networking em dia são ações fundamentais para o profissional da área. Inclusive, é importante marcar cafés e almoços com colegas de profissão, clientes e outros profissionais da área para se manter sempre atualizado.

Quanto tempo dura e qual é a obrigatoriedade para estágios

Conforme explicado no início desse texto, a duração do curso vai depender da opção que você fizer. Se escolher fazer um tecnólogo em marketing, terá que cursar por dois anos. Caso opte por fazer uma graduação, esse período é ampliado para quatro anos. Esse tempo considera que você cursará toda a grade de disciplinas prevista por semestre. Se você cursa disciplinas a menos, naturalmente levará mais tempo para concluir o curso.

No caso da graduação, o estágio supervisionado é obrigatório, podendo ter duração mínima de 360 horas. Dependendo da instituição, o estágio deve ser cumprido no último semestre letivo do curso, podendo representar cerca de 20 (vinte) créditos cursados.

No caso do curso tecnológico, essas questões vão depender da instituição, mas a maior parte delas exige que o aluno apresente um trabalho de final de curso, que pode ser um projeto, monografia, um projeto de marketing, uma agência experimental ou um artigo científico — que pode ser individual ou em grupo, a depender da instituição.

descubra-tudo-sobre-o-curso-de-marketing.jpg

2. Como se dar bem na faculdade de Marketing

Se dar bem em qualquer faculdade depende de dois fatores primordiais: dedicação e comprometimento. Isso também vale para o curso de marketing, mas esse ainda vai requerer algumas características a mais do profissional da área.

É bom pensar que muitas vezes será fácil fazer campanhas sobre produtos ou serviços dos quais você goste e até consuma, mas também será preciso divulgar produtos difíceis de vender, serviços exclusivos e com público muito restrito. Pense em como é fácil vender coisas bonitas e de qualidade como tortas, sorvetes ou roupas e sapatos de ótima qualidade. Agora, imagine ter que vender planos funerários ou medicamentos para tratamentos de saúde muito complexos?

Pois é, o bom profissional de marketing deve ser capaz de vender qualquer produto ou serviço. Ele deve ser perspicaz para perceber qual a melhor estratégia de marketing para vender todo tipo de produto, quais os canais de comunicação mais adequados para a campanha e reunir os melhores argumentos possíveis para exercer seu trabalho.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o curso de marketing não é um curso fácil e que não precisa de dedicação. É preciso ser um estudante ativo, cheio de iniciativa e capaz de propor melhorias específicas sobre soluções que possam mudar a vida das pessoas. Essas soluções devem estar relacionadas com a realidade de cada cliente e com as possibilidades de cada setor.

Para se destacar na faculdade de marketing é fundamental:

  • Estar atento a tudo que acontece no mercado local e mundial;
  • Pesquisar softwares e outras ferramentas tecnológicas que podem melhorar seu trabalho;
  • Ser curioso sobre qualquer produto ou serviço que possa mudar a realidade da sua comunidade, estado ou país;
  • Entender de dados e ter interesse por pesquisar banco com informações relativas a consumo e outros temas;
  • Gostar de pessoas e de suas histórias, se interessar por diferentes narrativas que possam deixar os produtos e serviços mais interessantes;
  • Buscar sempre a melhor solução para qualquer campanha, querendo sempre se superar a cada trabalho desenvolvido.
  • Contextualizar qualquer campanha que for desenvolver, sempre lembrando que cada público possui um arcabouço de referências próprio e cheio de peculiaridades;
  • Identificar seus pontos fracos e procurar se desenvolver sempre, de preferência ainda na graduação. Se for tímido, procure desenvolver habilidades de comunicação. Se for desorganizado, faça um projeto e comece a se transformar. Lembre-se de que ninguém nunca está completamente pronto.

3. Habilidades de um profissional de marketing

Como o profissional de marketing pode trabalhar em áreas muito diferentes, é interessante que ele desenvolva algumas habilidades para se sair melhor no mercado. Confira algumas delas:

Senso ético

Ter conhecimento de legislações específicas que envolvam a área de marketing e seu mercado de atuação específico é importante para atuar de forma ética na área de marketing. Mas o senso ético diz respeito a algo ainda mais profundo, relacionado à prática laborativa. Quer dizer que você não vai prejudicar nenhuma pessoa, empresa ou o mercado em função da sua atuação profissional.

Boa argumentação

Muitas vezes, o profissional vai fazer uma campanha que ele considera sensacional, mas que será criticada por outros profissionais e até pelo seu próprio superior. Isso é natural, mas exige boa capacidade de argumentação para defender seus posicionamentos e pontos de vista. A melhor forma de fazer isso é mostrando dados e evidências técnicas que justifiquem suas escolhas.

Capacidade de gerir conflitos

No mercado do marketing, também há muita vaidade e disputa de egos. É preciso estar preparado para lidar com disputas internas, externas e necessidades de reafirmação por parte de muitos profissionais. Por isso, é fundamental que o profissional aprenda a fazer gestão de conflitos, principalmente para lidar com pessoas e comandar equipes. Lidar com pessoas, sabendo equilibrar capacidade técnica e dificuldades pessoais é muito útil para quem lida com marketing.

Baixar minibook

Se liberte de preconceitos

Além de trabalhar com pessoas diferentes, você vai lidar com consumidores diferentes, de diversas classes sociais e níveis de conhecimento distintos. Você vai vender produtos para pós-graduados, mas também terá que desenvolver formas de se comunicar com analfabetos.

Vai vender para homens e mulheres, brancos e negros, para católicos e ateus. Aprenda a respeitar todo tipo de cliente e a entender melhor a realidade deles por meio de um olhar tolerante e solidário. Jamais subestime a capacidade do consumidor de entender ou de valorizar o serviço ou produto que você está divulgando.

Aprenda a lidar com mudanças

Há alguns anos, as propagandas de cigarros eram as mais bonitas e produzidas possíveis, com direito a garotos propagandas do cinema e tudo mais. Com a nova legislação, as propagandas de cigarro foram proibidas, mas o produto continua sendo vendido.

Como se sabe, todo mercado lida com mudanças e é preciso se adaptar a elas. Muitas vezes, o produto vendido terá uma demanda própria e natural, mas outros demandarão grande esforço de divulgação.

Seja autêntico

Em um mundo onde é muito fácil copiar qualquer coisa, a área de marketing não fica livre dos profissionais plagiadores e pouco autênticos. Perceba sempre a diferença entre inspiração e cópia. Se usou a criação de alguém, dê os referidos créditos a esse profissional e jamais tome algum trabalho como se fosse seu.

A autenticidade é muito valorizada na área de marketing, portanto, jamais coloque seu futuro profissional em risco por causa de uma cópia ou um plágio que você achou que jamais seria descoberto. Lembre-se de que não há barreiras no mundo digital. Se você copiou uma campanha de marketing usada em uma cidade rural da China, não duvide de que ela poderá estar disponível na intranet.

Tenha boas referências

Em qualquer profissão, é muito importante ter modelos para se inspirar. Esses modelos podem ser pessoas, cases profissionais, uma grande campanha de marketing e até um caso negativo com o qual você tenha aprendido muito.

Principalmente para o profissional que está começando, é interessante eleger alguns modelos de trabalho que ele considere valiosos, e profissionais nos quais ele se espelhe. Inspire-se em alguém muito bom para que você seja fonte de inspiração para os outros no futuro.

Amplie o seu olhar

Na vida, somos criados em uma família que nos passa uma série de valores e orientações para a vida. Frequentemente, ficamos presos a esses valores e não ampliamos a nossa visão acerca de outros contextos e realidades.

Para o profissional de marketing, no entanto, é importante ampliar o olhar sempre, entendendo que a solução para um indivíduo pode não ser a solução de todos. Cada cidadão requer um tratamento, pois está inserido em uma realidade muito própria. Sempre que possível, busque formas diferentes de fazer a mesma coisa.

Tenha brilho nos olhos

Nada pior do que trabalhar com o que não se ama. Se você deseja trabalhar com marketing, descubra o grande prazer que essa atividade te dá e faça isso com dedicação e paixão. O trabalho tem que ser uma atividade prazerosa, que você curta e se sinta bem ao realizá-la.

Quando você sentar no computador para planejar uma campanha, deve fazer isso com todo o entusiasmo do mundo, para que o melhor chegue ao cliente e o objetivo seja cumprido. Trabalhe com entusiasmo, energia, empolgação e muito amor!

Dialogue com a inovação

A palavra inovação tem sido vista por muitas pessoas como um termo ligado ao modismo, mas não é verdade. Pensar de maneira inovadora é uma exigência de qualquer mercado. Quer dizer pensar em possibilidades novas de fazer as mesmas coisas de maneira diferente, mais eficaz, econômica e viável. Por isso, é importante para o profissional buscar possibilidades novas para os mesmos problemas.

Em um mercado em que a tecnologia é a protagonista, é interessante pensar nos aspectos tecnológicos e técnicos, mas também nas questões políticas e sociais que dizem muito sobre os que as pessoas esperam dos produtos que consomem.

Uma inovação na área de marketing não quer dizer necessariamente que será um processo caro e inacessível. Muitas vezes, é justamente o contrário: o produto vai se configurar como uma inovação pela sua capacidade de se tornar mais acessível, democrático e disseminável.  

descubra-tudo-sobre-o-curso-de-marketing.gif

4. Por que se especializar e quais áreas escolher

Como toda área do conhecimento, a área de marketing é muito ampla e se divide em uma série de subáreas e diversas ramificações. A graduação servirá para você ter um olhar mais amplo, mas, depois dela e de atuar no mercado, você poderá sentir necessidade de uma formação complementar e com um enfoque mais prático que dialogue com as necessidades atuais. Nesse caso, você poderá investir em uma pós-graduação que te dará esse suporte.

Por exemplo, atualmente, as empresas estão procurando profissionais de marketing altamente capacitados em áreas como Marketing Digital e Inbound Marketing e até mesmo em Big Data. Em uma graduação ou até mesmo no tecnólogo, será mais difícil ver esses conteúdos com o nível de detalhamento de que os profissionais precisam.

Outra prática muito comum é a migração de profissionais de outras áreas de formação para a área de marketing. Isso acontece entre os profissionais da Administração e da Comunicação Social, mas também entre profissionais de áreas mais distintas como engenheiros, físicos e até médicos. Isso se dá porque profissionais de diversas áreas já perceberam a importância da área de marketing em qualquer segmento de atuação.

Também existe a possibilidade de você fazer uma especialização em uma área gerencial. Gestão de processos ou de projetos podem ser áreas de interesse do profissional de marketing, pois lidam com realidades inerentes a qualquer segmento.

Elas podem dar grande suporte para a coordenação de equipes e para formar futuras lideranças. Só de pensar que cada campanha de marketing pode ser vista como um grande projeto, que inclui diversos processos muito diferentes, esses cursos já se configuram como interessantes possibilidades de formação continuada.

Se você tiver afinidade com a área de varejo, pode fazer uma especialização nessa área. Se preferir o segmento industrial, pode optar por uma especialização que contribua mais para essa atuação. Caso queira aperfeiçoar-se em relação a áreas de criação que envolvam imagem, pode tentar uma especialização em cinema de animação, por exemplo.

Há inclusive quem se forme na área e sinta muita necessidade de um suporte na área jurídica. Nesse caso, o profissional pode se especializar em Advocacia Empresarial e das Relações de Consumo, por exemplo.

5. Como escolher a melhor faculdade para estudar Marketing

A escolha da universidade que será cursada é tão importante quanto a escolha do curso. Por isso, antes de sair atirando para qualquer processo seletivo, faça pesquisas e considere alguns critérios antes de se matricular:

  • Verifique se o curso está regular junto ao Ministério da Educação. Isso garante que ele é avaliado regularmente, que atende aos preceitos mínimos de qualidade e que o seu certificado será validado;
  • Confira se a grade curricular do curso é bem distribuída e se as disciplinas do curso atendem aos seus anseios e expectativas;
  • Procure falar com alunos e ex-alunos dos cursos para conferir se eles atenderam às expectativas deles;
  • Confira os nomes e formação dos professores que ministrarão as aulas, assim como seus currículos;
  • Veja se as instalações da faculdade são bem cuidadas, se os laboratórios de informática e de criação são modernos e atendem às necessidades do curso, assim como as demais instalações;
  • Verifique também se o campus em que você vai estudar é seguro e se oferece diferentes opções de meios de transporte;
  • Confira também se os preços das mensalidades cabem no seu bolso ou se a instituição possui convênios com instituições que possam deixar esses valores mais acessíveis para o seu bolso;
  • Confira se as vertentes “formação, pesquisa e extensão” estão sendo consideradas nas diversas atividades propostas pela instituição;
  • Procure conhecer a biblioteca e os materiais didáticos usados durante o curso;
  • Compare grade curricular, preços, prazos e condições de estudo de diversas instituições.

6. Explore o mundo do marketing antes de começar a cursar

Para saber tudo sobre o curso de marketing, é interessante começar a explorar esse vasto mercado nos mínimos detalhes. Pense nos mercados menores e mais restritos, como o marketing local, voltado para produtos de sua cidade.

Depois avance para o âmbito estadual, nos produtos e serviços consumidos em seu estado. Em seguida, amplie um pouco mais e pense nos produtos e serviços consumidos em todo o país. Um pouco depois, avance para perceber o que é consumido internacionalmente.

Em seu bairro, você consome produtos de produtores locais? Como eles divulgam seus produtos? Eles investem em marketing? Como isso é feito? Essas são algumas perguntas que devem ser feitas para que você comece a refletir sobre as diferenças dos mercados. Observe como a população consome serviços produzidos no estado e como os serviços nacionais também são consumidos localmente. Repare em como esses produtos ou serviços são divulgados.

Observe também como os produtos internacionais entram na sua casa e na de seus vizinhos. Por que você prefere comer uma massa italiana? Por que o seu perfume preferido é francês? O seu chocolate preferido é feito na Bélgica? Com base nas escolhas dos consumidores, os profissionais de marketing podem planejar, modificar e pensar em boas e novas estratégias de pensar a divulgação e seus produtos e serviços.

Esses exercícios parecem simples, mas funcionam como pequenos passos que podem trazer vários insights para novas e revolucionárias campanhas de marketing. Em um desses exercícios de questionamento, você pode perceber como uma população deixou de consumir um refrigerante americano em função de uma propaganda muito bem-feita e desenvolvida por uma marca nacional.

Com certeza, saber tudo sobre o curso de marketing exige muito esforço e dedicação. No entanto, sempre se pode conhecer um pouco mais e descobrir mais informações sobre essa área fascinante. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outras informações sobre o mercado de trabalho!

Baixar minibook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos