Enfermagem

Descubra tudo sobre como é o curso de enfermagem

Mariana Brito
12-10-2018 10:19

Você sabe como é o curso de enfermagem? Ele forma profissionais que atuarão lado a lado com médicos e demais membros da equipe de saúde. O maior objetivo de um enfermeiro é garantir que todos os procedimentos necessários aconteçam com cuidado, zelando pelo bem-estar do paciente.

Muito importante na área da saúde e fundamental para o bom funcionamento de um hospital, essa é a carreira ideal para quem gosta de ajudar o próximo. Se você pensa em ingressar nesse curso, então leia este post com atenção até o final. Vamos explicar tudo sobre essa graduação!

descubra-tudo-sobre-como-e-o-curso-de-enfermagem

O que é enfermagem?

Pode ser considerada uma ciência, na medida em que reúne conhecimentos necessários para o apoio no tratamento médico e também no acolhimento de pacientes, seja em unidades de saúde, em hospitais e até mesmo em casos de procedimentos domiciliares.

É do enfermeiro a responsabilidade de ministrar medicamentos, acompanhar a alimentação, executar os procedimentos determinados pela equipe médica, cuidar da higiene e do bem-estar dos pacientes, coletar materiais para serem usados em exames, entre outros.

Para atuar como enfermeiro, é preciso cursar uma graduação e se habilitar junto aos órgãos de classe da profissão, regionalmente.

Como é o curso de enfermagem?

Tem duração prevista de quatro anos e um currículo construído nos pilares de três áreas do conhecimento: humanas, exatas e biológicas. O objetivo é dar um conhecimento global ao futuro enfermeiro do funcionamento do corpo humano, das doenças e seus tratamentos e dos impactos da atuação profissional na sociedade.

O curso é dividido em disciplinas teóricas, que darão a base para o desenvolvimento de habilidades do futuro enfermeiro e cadeiras práticas. São nelas que o estudante exercerá, com supervisão e orientação, as funções de enfermeiro.

Assim, você já sai do curso com noções reais da profissão. Na hora de escolher a universidade, vale observar esse aspecto.  

Baixar ebook

Curso técnico e auxiliar

O curso de graduação habilita o enfermeiro. Já os cargos de técnico e auxiliar de enfermagem têm seus cursos específicos, que são mais breves e permitem que o profissional atue em nível intermediário, sob orientação do enfermeiro-chefe. Os auxiliares e técnicos formam a equipe de enfermagem, junto aos profissionais graduados.

Aliás, cursar essas formações básicas pode ser um bom atalho para a profissão e uma espécie de “estágio” para se familiarizar com as práticas e ambientes.

Composição curricular

O Ministério da Educação prevê as seguintes disciplinas para os cursos de graduação em enfermagem:

  • Anatomia;
  • Administração de Enfermagem;
  • Assistência de Enfermagem ao Indivíduo, à Família e à Comunidade nos ciclos de atenção primária, secundária e terciária;
  • Biofísica;
  • Biologia;
  • Bioquímica;
  • Educação em Saúde;
  • Farmacologia;
  • Fisiologia;
  • Genética;
  • Histologia;
  • Humanização;
  • Microbiologia;
  • Patologia;
  • Parasitologia;
  • Psicologia;
  • Sociologia.

Você poderá encontrar variações dessas disciplinas, mas todas elas devem estar contempladas no currículo pelo qual você optar.

Como é a carreira em enfermagem?

O enfermeiro trabalhará em hospitais e clínicas, tanto particulares quanto privados, e também em domicílio, prestando serviço diretamente para o paciente.

O enfermeiro também pode atuar em empresas, ajudando a implementar projetos de segurança e saúde para os funcionários, e em escolas, fazendo o mesmo pelos alunos. Ainda há a possibilidade de atuar com pesquisa e ensino, vinculado a um programa de pós-graduação universitário.

Para o enfermeiro clínico, ou seja, aquele que atuará diretamente com os pacientes, é possível especializar-se em uma área da enfermagem. Durante os estudos e nos primeiros anos do exercício da profissão, é válido observar qual ou quais são os assuntos que mais interessam, aqueles que o estudante encontra maior facilidade e que poderão ser, no futuro, a especialidade escolhida.

Ter uma especialização é útil para conquistar oportunidades de trabalho e se aprofundar nos conhecimentos daquela área. Um bom curso de pós-graduação, por exemplo, aliado à experiência, é o caminho certo para isso.

Confira a lista com algumas especialidades possíveis:

Enfermagem geral

É a abordagem mais ampla da profissão, que consiste no cuidado com os pacientes e comando de equipes da área. Se você pensa em trabalhar em hospitais, essa é a especialidade mais indicada.

Enfermagem geriátrica

Os idosos requerem cuidados específicos e tratamentos muitas vezes mais sensíveis. O enfermeiro com essa especialidade acompanhará esses pacientes. Pelo perfil, é comum a demanda por atendimento domiciliar, considerando que muitos idosos têm dificuldades de locomoção.

Enfermagem médico-cirúrgica

O conjunto de procedimentos preparatórios e pós-cirurgia são o objeto de estudo dessa especialização. Garantir que tudo ocorra bem para aqueles que são submetidos a operações médicas, desde a alimentação correta e higiene adequada, passando pelos medicamentos, até curativos e reabilitações, fica a cargo deste profissional.

giphy

Enfermagem obstétrica

Acompanhar as mulheres grávidas ou durante o período pós-parto é o objetivo desse enfermeiro. Ele também ajuda nos primeiros procedimentos com o recém-nascido, garantindo o bem-estar e a tranquilidade da família durante este período.

Enfermagem pediátrica

A fase de crescimento é repleta de detalhes. Vacinas, medicamentos específicos, cuidados com a saúde e a alimentação precisam ser o foco com bebês e crianças, para garantir um desenvolvimento saudável. O enfermeiro pediátrico cuidará dessa etapa: amamentação, primeiros passos, até a puberdade.

Enfermagem psiquiátrica

Atuar nas alas psiquiátricas das instituições de saúde, garantindo o bem-estar dos pacientes que sofrem de males mentais e psiquiátricos é um grande desafio e uma missão para os enfermeiros que optam por essa especialidade.

Enfermagem de resgate

Outro desafio é atender vítimas de acidentes, calamidades públicas ou tragédias, como enchentes e deslizamentos de terra. As equipes médicas precisam atuar com rapidez e agilidade, muita precisão e destreza para fazer reanimações, curativos, paliativos e encaminhar a vítima ao atendimento complexo.

Enfermagem de saúde pública

O enfermeiro vai atuar nas unidades de saúde da família, nos postos de saúde e secretarias de saúde, bem como em diversas instituições públicas que realizem planejamento de ações mirando determinada qualidade. A enfermagem também precisa acompanhar esses processos, e o profissional em questão é quem faz isso.

Enfermagem do trabalho

O local de trabalho pode oferecer riscos à saúde e é missão do enfermeiro criar formas de evitar acidentes e prestar pronto atendimento quando for impossível impedir que aconteçam.

Gestão de qualidade

A gestão de qualidade é o aspecto que gerencia um melhor controle sobre os procedimentos e insumos necessários, e que cuida para que todos os atendimentos sejam realizados da forma mais adequada.

Pesquisa e ensino

Por fim, é possível ingressar em programas de mestrado e doutorado e desenvolver pesquisas sobre enfermagem, para descobrir novas técnicas, protocolos, atendimentos e melhorar a área da saúde de modo geral. Além disso, o pesquisador também pode dar aulas em cursos de graduação.

Ser enfermeiro é uma profissão fascinante, não é mesmo? Agora que você sabe como é o curso de enfermagem, é hora de curtir a nossa página no Facebook, para ler mais conteúdos interessantes como esse!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos