Educacao Fisica

Descubra tudo sobre a educação física escolar

Mariana Brito
14-09-2018 10:11

Você entende o papel que a educação física escolar exerce sobre a vida das pessoas? Conhece os pontos que devem direcionar o trabalho do profissional da área? Sabe se há espaço para teoria nas aulas? Caso não saiba a resposta para essas perguntas ou tenha outras dúvidas sobre o tema, continue a leitura deste post. Nele, vamos fazer uma abordagem completa a respeito deste saber fundamental que, por vezes, não recebe o devido valor.

Inicialmente, explicaremos o que é a educação física escolar, o seu objetivo e importância na formação do indivíduo. Na sequência, mostraremos dados estatísticos e também os principais benefícios que ela traz para as crianças e os jovens — adiantamos que as vantagens não são só para o corpo!

Esperamos que você possa romper alguns paradigmas e compreender a função da educação física na vida dos estudantes. Ela contribui para a formação de pessoas mais saudáveis, capazes de conviver melhor em sociedade e desfrutar de uma boa qualidade de vida. Vamos lá?

descubra-tudo-sobre-a-educacao-fisica-escolar

O que é a educação física escolar?

A educação física é uma área de conhecimento que faz parte do currículo escolar e tem um objetivo pedagógico. Basicamente, ela estuda todo o universo das manifestações culturais corporais, que inclui os esportes, as danças, as lutas, as ginásticas e outras práticas que fazem parte da realidade do estudante.

Muito mais que promover a diversão, é função do educador físico transmitir conhecimentos e garantir o aprendizado dos alunos. Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo.

No futebol, não basta liberar a bola para que crianças e jovens chutem ao acaso. O professor deve propor atividades em que os alunos experimentem jogar de diferentes maneiras, adaptar movimentos, usar diversos materiais — bola, rede, uniformes, apito, cartões — e lidar com o espaço.

Um ponto essencial é a inclusão de pessoas com deficiência. A educação é um direito de todos e, independentemente das limitações, a escola tem a função de promover a participação de cada estudante. Afinal, conviver com a diversidade ajuda a formar cidadãos melhores.

Como o professor pode conduzir o trabalho?

Fora das quadras e dos pátios, faz parte da educação física mostrar para os estudantes como cada esporte surgiu, quais atletas o praticam, em quais lugares a atividade acontece e outras informações adicionais. O objetivo é que o aluno seja capaz de entender que as manifestações corporais são desenvolvidas a partir da cultura e que também podem ser modificadas.

O educador físico também conta com o desafio de ampliar o conhecimento dos estudantes para além do que é visto no cotidiano, mostrando atividades que fazem parte de nosso patrimônio cultural.

A verdadeira educação física escolar não é composta apenas por aulas de treinamentos, porque estudar a história e outros conceitos que envolvem diversas modalidades é fundamental. Ela também não tem, unicamente, o objetivo de descobrir novos atletas.

O propósito é permitir que todos os estudantes aprendam e vivenciem o conhecimento, de maneira a serem capazes de questionar, aprofundar o aprendizado e refletir sobre a maneira como estão inseridos no mundo.

Baixar ebook

Quais são os benefícios que a educação física escolar proporciona?

Em 2015, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), vinculada ao Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), divulgou resultados alarmantes. Segundo ela, seis a cada dez brasileiros são sedentários — o que equivale a 100,5 milhões de pessoas.

As consequências desse comportamento são muitas. Você sabia que a falta de atividade física é o quarto fator de risco para causas de morte em todo o mundo? Diabetes, câncer e doenças arteriais fazem parte das consequências do sedentarismo. Por isso, desde cedo, é fundamental preparar os alunos para uma vida mais ativa e com qualidade.

Nesse sentido, o papel da educação física escolar é grandioso, certo? Mas as vantagens que a atividade traz para a vida das pessoas não se limitam a combater o sedentarismo.

Confira, a seguir, alguns outros benefícios.

Expande as atividades motoras

Na infância, todos vivenciamos uma fase de desenvolvimento motor. Ao praticar esportes, as crianças conseguem dominar mais o próprio corpo, principalmente as atividades que envolvem os pés e as mãos. Adolescentes também precisam de um estímulo para acostumarem-se com as alterações corporais.

Favorece a cognição

descubra-tudo-sobre-a-educacao-fisica-escolar

Além do corpo, as vantagens da educação física escolar também impactam o cérebro do estudante. As aulas ajudam na memória, no raciocínio, na criatividade e na lógica. Podemos dizer que participar ativamente das atividades faz com que os alunos consigam se sair bem em muitas outras disciplinas. Isso é muito legal, não é mesmo?

Melhora a autoestima

Fazer parte de um time, competir e assumir responsabilidades contribui para a autonomia dos alunos. Além disso, a educação física escolar permite a integração. O resultado da combinação de todos esses elementos é a formação de crianças mais saudáveis e com autoestima elevada.

Ajuda a lidar com a derrota

A vida é constituída de vitórias e derrotas, certo? É impossível ganhar sempre. Durante as aulas de educação física, os jovens aprendem a lidar com as duas situações, assumindo uma postura mais adequada para enfrentar desafios fora da escola.

Identifica problemas de saúde

Existem doenças, principalmente nas crianças, que demoram a mostrar sintomas. No entanto, com a prática de atividades físicas, elas se manifestam e podem ser tratadas com a devida antecedência, sem causar complicações. Alterações respiratórias e nos batimentos cardíacos, além de desnutrição e quadros de obesidade, são exemplos disso.

Você, que se interessou pela área, saiba que a educação física não é menos importante do que nenhuma outra disciplina, como matemática e língua portuguesa. Ela exerce um papel fundamental na vida das pessoas e, por isso, deve ser encarada com seriedade.

Os professores têm total liberdade para conduzir o trabalho, podendo, inclusive, criar competições, organizar apresentação de música, teatro e dança, promover gincanas e jogos de mímica. Não há limitações para a criatividade. O importante é colocar os jovens em ação.

Descobriu tudo sobre a educação física escolar? Esperamos ter esclarecido as suas principais dúvidas e mostrado como essa disciplina é essencial na vida das pessoas. Quem sabe essa seja a sua vocação? Pense nisso!

Siga a nossa página no Facebook e fique por dentro de muitas novidades sobre o mundo universitário. Esperamos você por lá!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos