BLOG DA GRADUAÇÃO

Descubra qual é o perfil do profissional de odontologia

O perfil do profissional de Odontologia deve ser adequado às suas responsabilidades de cuidar da saúde e da estética bucal das pessoas.

Além de atuar no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas aos dentes, à gengiva e à mordida, essa área da saúde também está vinculada à prevenção de problemas bucais. Além disso, cuida do fornecimento de orientações à comunidade, como a profilaxia de cáries em crianças e o cuidado periodontal nos adultos e idosos.

Um bom dentista deve estar apto a identificar doenças por meio de exames clínicos físicos, de radiografias e de exames laboratoriais. Conforme o diagnóstico, o odontologista deve eleger o tratamento mais adequado e receitar os medicamentos mais ideais para seu paciente.

Sabe-se que para cada profissão existe um perfil adequado, mas você, interessado nessa área, sabe qual seria esse perfil do profissional de Odontologia? Acompanhe este artigo e descubra!

descubra-qual-e-o-perfil-do-profissional-de-odontologia.jpg

Qual é o perfil do profissional de Odontologia?

Você, estudante do ensino médio prestes a se formar, passa por diversos questionamentos que vão desde a escolha do curso até da instituição para a qual prestar um vestibular.

Sabemos que o período que vai do momento da preparação para o vestibular até a entrada no curso de Odontologia, é um processo que causa muita preocupação e exige bastante dedicação do estudante.

O próprio ato de escolha do melhor curso de Odontologia pode ser complicado. No entanto, essa preocupação vai além desse processo seletivo: envolve a apreensão com o futuro profissional, com o atendimento às expectativas dos pais, com a busca pela independência financeira e com, quem sabe, o empreendimento do próprio negócio (clínicas e consultórios) no futuro.

Para isso, é importante estar ciente de quais habilidades e competências deve apresentar e desenvolver para se tornar um profissional de excelência após completar a graduação.

Vale lembrar que esse perfil profissional contém características intrínsecas à própria pessoa e, ao mesmo tempo, outras que devem ser adquiridas ao longo da formação na graduação. Abaixo, você encontra várias características importantes no perfil do profissional de Odontologia.

Baixar ebook

Quais são as características comportamentais esperadas do dentista?

Espera-se do futuro dentista um perfil de interesse social e coletivo, paciente, com um equilíbrio emocional, calmo e, acima de tudo, ético.

Deve apresentar sensibilidade para compreender problemas alheios e, ao mesmo tempo, ser capaz de agir de modo consciente da melhor maneira possível para tentar solucionar essas questões, atuando principalmente na prevenção de doenças de modo a atender às necessidades e às demandas sociais.

Quanto à parte técnica, vale lembrar que nesse perfil geralmente encontramos pessoas estudiosas, dedicadas à profissão, com habilidades manuais e atentas a detalhes. É essencial que o dentista, por meio de seus estudos, seja capaz de transmitir segurança e confiança para os seus pacientes.

O interesse pela ciência, a busca pela atualização frequente na sua área, bem como a preocupação com a higiene do ambiente de trabalho são outros pontos que devem ser destacados.

O que esperar dessa profissional no mercado de trabalho?

A disputa pela conquista de um espaço no mercado de trabalho é crescente em todas as áreas da saúde. E na Odontologia não tem sido diferente.

O futuro estudante de Odontologia tem que estar ciente desde seu ingresso que a postura correta e um bom serviço são os pilares para a manutenção de pacientes antigos e a conquista de novos.

Com isso, o profissional deve sempre trabalhar preocupando com o bem-estar das pessoas, tentando solucionar os problemas delas e, ao mesmo tempo, estar atualizado com novas técnicas disponíveis surgidas no mercado para facilitar a sua ação e o resultado nos procedimentos realizados.

Isso tudo reflete na satisfação dos pacientes, o que trará um bom retorno pessoal, profissional e financeiro.

Além disso, a inserção no mundo virtual e o conhecimento de sua importância são acessórios que contribuem para o empreendedorismo no ramo da Odontologia.

Diversos dentistas têm disponibilizado materiais informativos com um conteúdo rico e linguagem de fácil acesso para as pessoas em blogs, sites e redes sociais, o que contribui significativamente para prevenção de doenças. Ademais, não deixa de ser mais um mecanismo de atração para seu consultório!

É preciso estar antenado a recursos virtuais como esses no mercado também! Manter-se ligado e conectado a redes sociais tem se tornado uma estratégia digna de mérito quando o assunto é conquista de pacientes e de um público-alvo.

perfil-do-profissional-de-odontologia.gif

Como o profissional de Odontologia deve trabalhar em equipe?

O perfil esperado de um acadêmico e do futuro profissional da Odontologia vai além de saber manejar e saber trabalhar em um consultório privado.

Distintas faculdades estimulam os alunos a trabalhar em equipe, já que exitem inúmeras instituições odontológicas conveniadas e associadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS visa a atenção integral à saúde em um sistema regionalizado hierarquizado de referência e contra-referência e preza pelo trabalho em equipe.

Dessa forma, espera-se que o estudante seja comunicativo e dinâmico, de modo a interagir, participar e se comunicar com todos os níveis da equipe com o objetivo de trazer o melhor para cada paciente.

Assim, isso vai sendo trabalhado desde a graduação para que o futuro profissional esteja apto a colaborar com uma equipe multidisciplinar, que visa especialmente a prevenção de danos a uma determinada comunidade.

O perfil da área não deve ser emoldurado em padrões específicos, mas o aluno que está prestes a ingressar em uma faculdade e a inciar sua formação profissional, deve se lembrar que existem expectativas e perfis predefinidos e esperados de pessoas que exercem esse trabalho.

Na decisão da escolha de um curso, como o da Odontologia, deve ser levado em conta não apenas o perfil do profissional de Odontologia, mas também o perfil daquele estudante, se ele está disposto a enfrentar dificuldades bem como a ganhar notoriedade diante de um público-alvo.

Se você se encontra nesse perfil ou se ainda está por decidir, curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a mais informações relacionadas ao curso.

Baixar ebook

Odontologia

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.