BLOG DA GRADUAÇÃO

Descubra qual é a grade curricular de enfermagem

Você ainda nem acabou o ensino médio e já se sente pressionado por todos os lados. A família, os amigos, o mercado de trabalho, aquela tia distante. O mundo parece fazer a mesma pergunta para você: e então, quando começa a faculdade? Todos sabem que ser bem resolvido e conseguir sucesso na carreira não é nada fácil.

Escolher um curso de graduação é um passo importante na vida. Exige calma, muitas informações sobre os cursos e as universidades onde se vai estudar. Certo? Conhecer bem os cursos é uma ótima maneira de não errar na hora de entrar no ensino superior.

Pensando em dar uma ajudinha, no post de hoje listamos algumas disciplinas que fazem parte da grade curricular de enfermagem. Vamos conferir?

descubra-qual-e-a-grade-curricular-do-curso-de-enfermagem.jpg

Como é a graduação em Enfermagem?

Antes de falar das matérias, é bom saber um pouco mais sobre o Curso de Enfermagem. O profissional de enfermagem com diversas oportunidades para entrar no mercado de trabalho, tais como atuar em hospitais, creches, centros de saúde, dando consultoria, entre outros.

O que se estuda na graduação em enfermagem é principalmente o cuidado com as pessoas. Essa é uma área que se dedica a dar assistência às pessoas. Além disso, o enfermeiro trabalha na prevenção e tratamento de doenças nos hospitais e na comunidade. E aí, se interessou?

Como é a grade curricular do curso de Enfermagem?

A grade curricular de Enfermagem pode apresentar alguns nomes diferentes, de acordo com a universidade. O curso tem conteúdos tanto das Ciências Humanas quanto das Ciências da Saúde. Com duração de quatro anos, a graduação em enfermagem oferece algumas disciplinas mais básicas e outras mais específicas. Vamos conferir algumas dessas disciplinas?

Anatomia humana

Nessa matéria você vai saber mais sobre tudo o que está relacionado ao corpo humano e às divisões dele. Você vai entender mais sobre a estrutura do nosso corpo: os órgãos, os sistemas e, principalmente, onde todos eles estão localizados.

Citologia e Histologia

O nome é difícil, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Essa é uma matéria comum a vários cursos das áreas de saúde e ciências biológicas. Nela você vai aprender tudo o que precisa saber sobre as células do nosso corpo. Como elas se comportam, qual a estrutura que elas têm, qual a sua complexidade e componentes.

Bioquímica

Nessa disciplina se aprende sobre as moléculas mais importantes do nosso corpo. Isso vai ser necessário para você entender mais sobre as relações entre a saúde e as doenças.

Aliás, saber como essas duas palavrinhas se relacionam é uma exigência para ser um bom enfermeiro. Com esse conhecimento, o profissional de enfermagem vai poder ajudar a tratar da doença, mas também a prevenir que elas apareçam.

Psicologia e saúde

A psicologia é uma disciplina fundamental para a prática da enfermagem. Com ela, o profissional de enfermagem cria uma relação ao mesmo tempo mais profissional e humana com o paciente.

A psicologia aplicada na enfermagem ajuda esse profissional a enfrentar os desafios diários, ajudando a fazer uma melhor abordagem dos pacientes, bem como a manter o controle emocional quando as coisas ficarem um pouco tensas. Se a gente imaginar o estado emocional de uma pessoa com alguma doença, fica fácil entender como um enfermeiro com conhecimentos em psicologia pode ajudar, não é mesmo?

Baixar ebook

Saúde coletiva

Nessa disciplina o estudante vai ser capaz de identificar os problemas que podem aumentar os riscos para a saúde de alguns grupos de pessoas. O seu foco principal é cuidar melhor da saúde desses grupos.

Outro objetivo é aprender como prevenir algumas doenças. Dessa maneira, você vai conhecer melhor sobre o Sistema Único de Saúde e as campanhas de vacinação, por exemplo.

Fundamentos da Farmacologia

O profissional de enfermagem é o responsável por preparar e administrar doses de remédios e vacinas. Por isso, é muito importante aprender um pouco mais sobre como essas drogas funcionam. Certo?

É preciso conhecer também as possíveis reações dos medicamentos e como reverter os seus efeitos. O estudo dos fundamentos da farmacologia serve exatamente para isso.

Microbiologia e imunologia

Nessa disciplina você vai passar boa parte do seu tempo dentro do laboratório. Nela vai aprender mais sobre a relação entre micro-organismos e as infecções humanas, o que tem tudo a ver com a profissão do enfermeiro, não é verdade?

Além disso, você vai estudar tudo sobre vírus, bactérias e fungos; saber como eles agem no nosso organismo, como eles podem fazer mal (ou bem) para o nosso corpo.

Assistência de enfermagem em unidades complexas

Nessa disciplina você vai aprender a trabalhar com pacientes em estado de saúde grave. Unidades complexas são as UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). Para atuar nessas unidades o profissional de enfermagem precisa maximizar todos os seus conhecimentos técnicos e capacidade de cuidado e humanização.

A rotina de um enfermeiro em uma unidade de terapia intensiva pode ser complexa e estressante. Aprender a lidar com isso é muito importante nessa profissão.

Estágio supervisionado

O estágio supervisionado é uma ótima oportunidade para o estudante de enfermagem colocar em prática o que aprendeu. Com a supervisão de um profissional formado, você vai trabalhar diretamente com os pacientes - ainda durante o curso.

Na hora de escolher a universidade, é bom ficar atento ao que ela pode oferecer para você. O Curso de Enfermagem depende muito da prática e ela deve começar bem cedo. Saber unir a teoria e a prática é um grande diferencial. E não é qualquer faculdade que pode oferecer isso.

Por isso, é bom procurar saber se o curso oferece laboratórios bem equipados e contato com os pacientes nos estágios. Algumas faculdades também proporcionam atendimento de enfermagem supervisionado para a população das regiões próximas. Legal, né?

Como deu para perceber, a enfermagem tem muitas matérias interessantes e desafiadoras. Mas não fica por aí. A grade do curso de enfermagem tem muito mais disciplinas. É um curso que geralmente oferece bastante realização pessoal. E isso é o que a gente procura, não é verdade? Quem não quer entrar no mercado de trabalho com mais facilidade e ainda alcançar a realização dos sonhos?

Se você se interessou, não perca tempo. Existe a possibilidade de entrar na Faculdade de Enfermagem aproveitando a sua nota do Enem ou fazendo a prova tradicional. Você ainda pode utilizar as várias formas de financiamento estudantil e iniciar já os seus estudos!

E aí, gostou das nossas dicas? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais informações como essas!

Baixar ebook

Enfermagem

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.