Ciencias Contabeis

Descubra o valor do curso de ciências contábeis

Mariana Brito
09-08-2018 15:18

Quando chega a hora de fazer vestibular, várias dúvidas aparecem: qual curso fazer, em qual instituição cursar e outras questões desse tipo. Nessa situação, é mais do que importante conhecer o custo de cada faculdade, não é mesmo? Qual é, por exemplo, valor do curso de ciências contábeis?

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a tomar essa difícil decisão. Ao longo do texto você descobrirá o valor do curso de ciências contábeis e outras informações relevantes sobre essa graduação. Leia até o fim e aproveite o conteúdo!

descubra-o-valor-do-curso-de-ciências-contábeis-blog-unipê

Qual é o valor do curso de ciências contábeis?

O curso de ciências contábeis oferece muitas possibilidades aos seus alunos. Afinal, o mercado de trabalho para contabilistas dificilmente esfria e as oportunidades para esses profissionais são constantes. Porém, quanto custa fazer essa faculdade?

Antes de tudo, é preciso apontar que os valores das mensalidades variam muito de acordo com a qualidade do ensino e da infraestrutura oferecida pela instituição. Isso não quer dizer que as opções mais caras sejam, necessariamente, mais completas que as mais em conta, ok? Tudo depende do seu objetivo com essa graduação.

Outro fator a ser considerado é o período no qual você quer estudar: manhã, tarde ou noite. As variações de uma turma para a outra podem ser grandes e fazer a diferença na valor cobrado.

Os cursos matutinos exigem um investimento de R$ 530,00, aproximadamente. As aulas noturnas, por sua vez, demandam algo em torno de R$ 1.100,00 mensais. Interessante, né?

Qual é a relação entre custo e benefício desse curso?

Como adiantamos no tópico anterior, ser mais caro não é a garantia de que um curso será melhor. Para analisar mais adequadamente essa questão, é válido pensar no custo e no benefício das faculdades que despertaram seu interesse até aqui.

Em termos resumidos, essa relação nada mais é do que a quantidade de vantagens oferecidas pela faculdade em função do valor que ela cobra em suas mensalidades. Parece complicado, mas é mais fácil do que você imagina.

Funciona assim: uma faculdade boa, que tem uma mensalidade cara, tem um custo-benefício médio. Enquanto uma que tem poucos recursos, mas cobra um valor muito alto, apresenta um custo-benefício ruim. Sendo assim, o ideal é procurar instituições cobrem uma quantia abaixo da média e que tenham uma boa quantidade de benefícios.

Quando comparada às outras graduações, a faculdade de ciências contábeis tem um bom custo-benefício, porque suas mensalidades geralmente não são caras e o aprendizado é valioso para conquistar oportunidades no mercado de trabalho.

Baixar ebook

É possível trabalhar e estudar fazendo ciências contábeis?

Essa pergunta não tem uma resposta exata — mas você não precisa se desesperar por isso, ok?

Como as aulas do curso só ocupam um período do dia, as possibilidades para trabalhar durante a graduação são maiores em relação às faculdades integrais. Portanto, sua rotina de trabalho não deve prejudicar seus estudos.

Por maior que seja sua aplicação no estudo e no trabalho, ninguém é de ferro, né? Deixar de descansar será algo bastante prejudicial para a sua saúde. Além disso, por mais que você precise de um emprego, tente ter calma nessa fase e entenda que você está se preparando para receber melhores oportunidades no futuro.

Não se esqueça de que o equilíbrio é fundamental nesses casos. Enquanto estiver estudando, procure um cargo que possa ajudar em sua trajetória acadêmica e vice-versa. A partir disso, você evoluirá em ambos os campos — o que seria ótimo!

Como financiar o valor do curso?

Se você pode pagar uma mensalidade mais barata, por que não tentar? Boa parte das faculdades brasileiras oferece possibilidades de financiamento estudantil, que ajudam a diminuir o valor dos cursos.

No que tange às bolsas de estudos, o Prouni (Programa Universidade para Todos) é o programa mais procurado

Ele foi criado pelo Ministério da Educação em 2004 e oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Os descontos — integrais ou parciais — são destinados aos estudantes de baixa renda e sem diploma de nível superior. Para se candidatar e conhecer melhor o programa, vale a pena dar uma olhadinha no site deles.

Como escolher uma faculdade de ciências contábeis?

descubra-o-valor-do-curso-de-ciencias-contabeis

Listamos, logo abaixo, alguns fatores que devem ser pesados além do custo-benefício. Confira!

Estágios e carreira

Você pode até saber quanto ganha, em média, um profissional formado na área. Porém, que tal fazer diferente e largar na frente de seus futuros concorrentes? Escolha uma faculdade que se preocupa com as oportunidades de estágio de seus alunos. Também fique de olho nos programas de intercâmbio oferecidos. Esses dois pontos pesarão muito em seu currículo.

Tecnologia e infraestrutura

Um curso de ciências contábeis pode ser ainda melhor com a ajuda da tecnologia. Dê preferência às instituições que trabalham com softwares específicos e tenham bons laboratórios, com muitos computadores e dispositivos modernos.

Ainda nessa lógica, não deixe de considerar aspectos da infraestrutura, como o estado do prédio no qual você estudará, a condição das salas de aula etc. Pode não parecer, mas esses fatores tendem a influenciar bastante em seu rendimento acadêmico.

Professores

Conhecer o corpo docente da instituição é fundamental. Afinal, são os professores que ensinarão boa parte dos conhecimentos a você. Cheque o Currículo Lattes deles e veja se são profissionais atualizados sobre o mercado de trabalho para contabilistas. Isso pode fazer toda a diferença em sua trajetória.

Grade curricular

Checar a grade curricular e verificar as disciplinas é bacana para entender o que será ensinado durante a graduação. Você ainda obterá uma noção mínima das áreas de atuação que terá à disposição após se formar.

Outro ponto relevante em conferir a grade é estimar quais são as habilidades necessárias para o exercício dessa profissão apaixonante. Assim, você já entrará no curso sabendo de tudo o que acontece ao longo dos semestres.

O valor do curso de ciências contábeis está muito além da mensalidade, porque ele tem a ver com os benefícios oferecidos pela faculdade. Portanto, escolha uma instituição séria e reconhecida para estudar.

E aí, gostou do texto? Agora que você já sabe os valores, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos