Logistica

Descubra o que se estuda no curso de logística

Ana Flávia da Fonseca
14-03-2018 9:07

Atualmente, a logística é uma área de grande crescimento no mundo inteiro. Isso acontece porque há um enorme consumo mundial de itens que não são produzidos em seus próprios países e/ou continentes. Com a modernização do transporte, as mercadorias entram e saem dos continentes e países em um ritmo acelerado.

Consumimos muitos produtos que são idealizados e fabricados em países distintos e vendidos no mundo todo, como celulares, computadores e televisões. Importamos e exportamos coisas a todo momento em nosso país.

E é o profissional de logística quem coordena isso tudo da melhor maneira. Para isso, é necessário que ele seja alguém que gosta de organização, planejamento, pense sempre no melhor custo benefício e esteja sempre buscando soluções para questões tanto complexas como simples.

Tem interesse nessa área? Acompanhe a leitura conosco e saiba mais sobre o que se estuda no curso de logística. Falaremos sobre a grade curricular em logística, como é o mercado de trabalho e onde ela está presente.

descubra-o-que-se-estuda-no-curso-de-logistica.jpg

Como é o curso de logística?

Primeiramente, vamos ressaltar que há duas modalidades nas quais esse curso é oferecido: técnico ou tecnólogo. Ambos são cursos de pouca duração, sendo o técnico com duração de um ano e o tecnólogo com uma duração um pouco maior, podendo ser de dois anos a dois anos e meio.

O tecnólogo tem o caráter de curso superior com duração menor que alguns cursos de graduação, por conter disciplinas mais práticas e ser voltado para o mercado de trabalho.

Durante o curso, o aluno aprenderá questões sobre transporte, mercadoria, distribuição de produtos e economia. Dessa maneira, o estudante sai do curso capaz de controlar atividades de logística nas empresas de diversos segmentos, com o intuito de reduzir os custos e aumentar a produtividade.

O que se estuda no curso de logística?

Bom, como sabemos, o profissional em logística é aquele que organiza, planeja e cria estratégias para as empresas, não pensando apenas no transporte, mas no armazenamento de produtos e mercadorias, compra e estoque, supervisionando e negociando com fornecedores.

Dessa maneira, a grade curricular de logística, no curso tecnólogo, engloba todos esses fatores importantes para o profissional, independentemente da área de atuação que seguirá. Há tanto disciplinas voltado para os cálculos e as exatas, como áreas das humanas, como metodologias e gestão, além de questões do direito.

Baixar o Guia do SAP

Exatas

São as áreas do curso que possuem alguma espécie de afinidade com matemática, como Estatística, Economia, Finanças, Probabilidade. São necessárias para que o profissional saiba calcular prazos, melhor custo benefício de material e da maneira como será transportado, se é necessário fazer um estoque grande ou não de acordo com o produto, valores e saída dele no mercado.

Outras disciplinas importantes que alguns cursos de logística trazem são Análise e interpretação de dados e Responsabilidade sócio-ambiental, porque não basta pensar em calcular a melhor maneira de estocar e transportar os produtos: também é importante saber interpretar os dados que chegam, para saber gerenciá-los da melhor maneira.

A responsabilidade socioambiental vem também para pensar em como será a melhor maneira de atuar no mercado com os produtos necessários de uma maneira que seja mais amigável ao meio ambiente, que não polua ou destrua matas, rios e nem prejudique a vida de animais.

Humanas

As áreas do curso de logística que são consideradas de humanas são voltadas para a organização e gestão do negócio, além de algumas disciplinas voltadas para o direito, para entender melhor algumas leis dentro da profissão.

Tais disciplinas são necessárias para que o profissional esteja capacitado a pensar nos melhores planejamentos dentro da sua área de atuação, além de entender como funciona a economia e o comércio exterior, gestão de pessoas, cidadania e sustentabilidade.

Além disso, o curso de Logística oferece disciplinas como Comunicação: leitura, escrita e oratória, que tem o intuito de que o profissional saia capacitado para falar bem com seus clientes, chefes e outros funcionários da área, além de ter boa escrita e leitura, afinal, se você quer continuar estudando para se tornar um bom profissional, é necessário escrever e ler bem.

Há também algumas instituições que ofertam Libras como disciplina para o curso de Logística, pois, atualmente, é fundamental que um profissional saiba se comunicar, minimamente que seja, em língua de sinais, na mesma importância que damos ao Inglês.

É possível observar que há uma variada gama de disciplinas ofertadas no curso de logística, não é mesmo? Se você acreditava que, no curso de logística, estudaria apenas matérias sobre a área de atuação, provavelmente se surpreendeu. O curso superior capacita o profissional a ter uma visão mais responsável do seu papel na área, indo além de questões técnicas.

descubra-o-que-se-estuda-no-curso-de-logistica.gif

Como é o mercado de trabalho para logística?

O estudante sairá do curso de logística apto a trabalhar em diversas áreas da logística e poderá atuar no mercado de trabalho em portos, aeroportos, transportadoras, supermercados, shoppings, empresas de importação e exportação, enfim, variados lugares.

Isso porque a logística está presente em quase tudo: diversas atividades econômicas necessitam de um profissional em logística para a organização de todos os processos produtivos para se saírem bem dentro do mercado de trabalho.

Além das variadas opções de locais para se trabalhar na grande área de logística, há diversas ramificações para atuação no mercado, como rotas e meios de transporte, cadeia de suprimentos, operações, logística e processos logísticos.

Então, se você ainda pretende seguir carreira nessa área, saiba que há uma gama extensa de opções de atuação dentro do mercado de trabalho, tanto em locais quanto em cargos. Além disso, é sempre possível ampliar o que se estuda no curso de logística, fazendo outros cursos que complementem e priorizem determinada área que você sentir mais afinidade e interesse em atuar.

Caso você pretenda seguir carreira nessa área, saiba que é um profissional necessário em diversas organizações, e alguém bem qualificado é sempre bem-visto. Procure instituições que possuam reconhecimento pelo MEC e que ofereçam o curso de logística, como a Unipê.

Quer saber mais sobre o que se estuda no curso de logística? Baixe nosso e-book e saiba mais sobre essa profissão.

Baixar Guia do SAP

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos