BLOG DA GRADUAÇÃO

Descubra o que faz um fisioterapeuta

Postado por Maria Elma

Antes de você embarcar na carreira de Fisioterapia é importante ter um olhar mais atento e saber, de fato, o que faz um fisioterapeuta. Afinal, a maioria das pessoas tem uma boa noção sobre o que é a fisioterapia, mas essa visão geral nem sempre compreende todas as responsabilidades e possibilidades dessa carreira.

Por isso, a gente montou um guia com tudo o que você precisa saber sobre o que faz um Fisioterapeuta. Vamos nessa? Continue lendo este post e confira!

descubra-o-que-faz-um-fisioterapeuta.jpg

Uma visão geral da Fisioterapia

A base de uma carreira na fisioterapia é o trabalho com pacientes em suas limitações físicas, condições, dores e outros problemas similares. Assim, o fisioterapeuta pode atuar na prevenção, manutenção, tratamento agudo ou de longo prazo.

Portanto, o fisioterapeuta é, antes de tudo, um detetive! Achou estranho? Pois é: para que o trabalho de fisioterapia tenha sucesso, é preciso investigar, entender e planejar a melhor estratégia para solucionar o problema do paciente.

Logo, examinar e desenvolver planos de longo prazo, com metas e resultados, são componentes cruciais para a fisioterapia. E essa é uma das profissões mais recompensadoras para os seus profissionais. Afinal, não tem emoção igual à de ver um paciente reabilitado!

Agora, você deve estar se perguntando: "mas, afinal, o que faz um fisioterapeuta além do que eu já sei?" Então, vejamos a seguir as possibilidades e áreas para atividade do fisioterapeuta.

Ortopedia e Traumatologia

Nessa área, o fisioterapeuta pode fazer a reabilitação de pacientes submetidos à cirurgia de ossos e articulações. Geralmente, a necessidade de cirurgia pode vir de um trauma ou um procedimento específico para uma condição ortopédica.

Além disso, ele também atende pacientes com traumas, luxações ou fraturas. Essa é, inclusive, a atuação mais conhecida da profissão.

Reabilitação Neurológica

Parece estranho que um fisioterapeuta cuide de questões envolvendo o cérebro? Bom, como a gente disse, a profissão vai mesmo muito além do que costumamos imaginar.

Aqui, o profissional trabalha com pacientes que estão se recuperando de acidentes vasculares cerebrais e lesões cerebrais traumáticas, como derrames, por exemplo. Principalmente para restaurar movimentos e funções básicas, como andar ou levantar a mão.

Também oferece suporte a pacientes com condições especiais, como a doença de Parkinson e a Esclerose Múltipla. Nesse caso, a função da fisioterapia é prevenir complicações secundárias.

Saúde Ocupacional

Algumas empresas de grande porte costumam ter seu próprio centro médico. Nesse caso, o profissional atua com a fisioterapia do trabalho, e sua principal função é manter e prevenir a saúde dos trabalhadores.

Assim, os fisioterapeutas tratam eventuais lesões dos funcionários e avaliam o processo de trabalho, a fim de evitar problemas físicos devido a tarefas repetitivas ou ambientes inapropriados para determinadas atividades.

Baixar ebook

Saúde da Mulher

Quando você pensa em saúde da mulher, provavelmente o profissional que vem a sua mente é o ginecologista, certo? Porém, saiba que o fisioterapeuta também tem uma atuação muito importante nessa área.

Aqui, ele atua com o aconselhamento sobre cuidados pré-natais e pós-parto, exercício para postura — que podem aliviar as dores da gestação —, prevenção e gestão de incontinência urinária, e operações pós-ginecológicas.

Pediatria

Percebeu como as funções de um fisioterapeuta são muito mais complexas do que apenas reabilitar pacientes que sofreram algum trauma?

Quanto a isso, outra área de atuação é a pediatria, com o tratamento de crianças com deficiências mentais e físicas, tais como paralisia cerebral ou espinha bífida.

A atuação do fisioterapeuta nesses casos é fundamental para garantir uma vida mais digna e plena para os pacientes, que estão começando a vida e já enfrentam grandes desafios.

Fisioterapia Geriátrica

Como estamos vendo, o fisioterapeuta atua em todas as idades, desde o nascimento até a idade mais avançada. E, é claro, sempre buscando uma melhor qualidade de vida para seus pacientes.

Geralmente, o fisioterapeuta que opta pela área da geriatria atua em um ambiente hospitalar, ou especializado no cuidado de idosos. E trabalha para manter a mobilidade e a independência em pacientes mais velhos, que sofrem de diversas doenças relacionadas à idade.

Fisioterapia Esportiva

Sabemos que não é preciso ser atleta para entrar em campo. E, quanto a isso, o fisioterapeuta é um dos poucos profissionais que consegue trabalhar com esporte sem precisar de fato ter estudado educação física ou ser um desportista.

Responsável por avaliar o condicionamento físico de atletas e prevenir possíveis lesões, é muito comum que, nessa área, o fisioterapeuta trabalhe em equipes esportivas, clubes ou até mesmo com atletas individuais.

Além da prevenção, o profissional atua ainda com o tratamento das lesões e traumas físicos dos atletas.

Tratamento Intensivo

Aqui, o fisioterapeuta trabalha basicamente com pessoas gravemente doentes, para manter sua função articular e uma boa função respiratória. Trata-se, portanto, de uma atuação decisiva para a recuperação de pacientes em estado grave. E pode ser, inclusive, a diferença entre salvar ou não uma vida.

Fisioterapia Dermatofuncional

Esse nome parece um pouco complicado, mas, na verdade, é algo simples. Trata-se da atuação da fisioterapia na estética. Nessa área, o fisioterapeuta atua usando técnicas que podem tratar celulite, flacidez, gordura localizada, estrias, ou mesmo rejuvenescimento da pele.

Além disso, muitos profissionais atuam também na preparação e recuperação de cirurgias estéticas. De toda forma, o tipo de tratamento varia conforme a necessidade do paciente. O profissional pode atuar usando apenas as mãos ou fazendo uso de aparelhos apropriados.

Cardiologia e Pneumologia

Nessa área, como o nome já indica, o profissional vai atuar com pacientes que possuem alguma doença cardíaca ou respiratória. Sua função é, então, prevenir e tratar tais doenças para melhorar o bem-estar dos pacientes nessas condições.

Fisioterapia Legal

Sim, você não leu errado: o nome é esse mesmo. Mas essa área também é conhecida como fisioterapia forense.

Basicamente, podemos dizer que se trata de uma área comum a todas as outras que citamos. E, nesse caso, a função do fisioterapeuta é emitir um laudo ou parecer que quantifique e qualifique a incapacidade física e mental de uma pessoa para ser utilizado pela justiça

Enfim, como você pode ver, existe um grande leque de especialidades com atuações bem diferentes dentro da fisioterapia. Ainda assim, todas têm em comum o uso de habilidades específicas para melhorar a vida das pessoas.

De fato, o que faz um fisioterapeuta ser um profissional tão importante em nosso dia a dia é que ele melhora a qualidade de vida em todas as áreas em que atua. Inclusive, muitas vezes, em situações em que não havia mais esperança.

Com certeza, é uma linda profissão para ser seguida! E aí, gostou do post? E por falar em seguir, que tal curtir nossa página no Facebook para receber mais textos interessantes como esse?

Baixar ebook

Fisioterapia

Maria Elma

Maria Elma

Fisioterapeuta. Mestre e Doutora em Modelos de Decisão e Saúde pela UFPB. Possui experiência em Consultora em Metodologia Científica e Bioestatística. Considera-se uma pessoa otimista, alegre e que nunca desiste de realizar os meus sonhos.

MAIS LIDOS