BLOG DA GRADUAÇÃO

Descubra o que é e como funciona a monitoria

As faculdades oferecem diversas atividades extraclasse para seus graduandos, como pesquisa, extensão, monitoria e estágio.

A busca por conhecimento fora da sala de aula é muito importante para complementar o conteúdo das disciplinas e garantir uma boa formação acadêmica.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar como funciona a monitoria e quais são seus benefícios, tanto para o monitor como para os demais alunos. Confira a seguir!

descubra-o-que-e-e-como-funciona-a-monitoria.jpg

O que é monitoria?

A monitoria é um instrumento da educação, de caráter ensino-aprendizagem, exercida por estudantes regulamente matriculados e sob a supervisão de docentes.

Ela é regulamentada pela atual legislação que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a Lei 9.394/1996, a qual permite que os discentes exerçam funções de monitoria por meio de tarefas de ensino e pesquisa, sempre considerando seu rendimento e plano de estudos.

Os candidatos escolhidos no processo seletivo têm o papel de esclarecer as dúvidas dos alunos de determinada disciplina e auxiliar o professor orientador.

Qual o objetivo da monitoria?

A monitoria tem o objetivo de despertar o interesse dos graduandos pela carreira de professor a partir da experiência de iniciação à docência.

Ela também objetiva contribuir para a redução dos problemas de repetência, evasão e falta de motivação dos estudantes. Neste contexto, a monitoria tem o propósito de possibilitar a troca de conhecimento entre os alunos e ofertar o reforço escolar.

Esta modalidade de ensino-aprendizagem ainda visa promover a cooperação entre docentes e discentes em busca da melhoria do ensino.

New Call-to-action

Como funciona a monitoria?

A monitoria inicia-se no processo seletivo, no qual todo aluno regularmente matriculado na faculdade e que já tenha sido aprovado com êxito na disciplina pode se inscrever. Normalmente, a seleção é feita com base em prova, entrevista individual e análise do histórico escolar.

Durante todo o semestre letivo os candidatos classificados deverão exercer suas funções de monitor, que incluem:

  • Sanar as dúvidas dos estudantes por meio de explicação do conteúdo, auxílio na resolução de lista de exercícios e estudos em grupo;
  • Cumprir os horários estabelecidos no início do período;
  • Auxiliar o professor na orientação dos alunos nas aulas teóricas e práticas;
  • Ajudar o docente nas diversas funções de organização e desenvolvimento da disciplina;
  • Auxiliar na correção de provas;
  • Ministrar aulas de revisão sob supervisão do professor orientador;
  • Colaborar com o estabelecimento de um bom relacionamento entre docentes e discentes para favorecer o desenvolvimento da aprendizagem;
  • Entregar relatórios de suas atividades ao orientador nas datas estabelecidas.

Portanto, o monitor deverá assessorar o professor no desenvolvimento da disciplina e ajudar os graduandos na compreensão da matéria.

Quais os benefícios da monitoria para os alunos monitores?

Exercer o papel de monitor traz inúmeros benefícios para a vida acadêmica, profissional e pessoal. O aluno consegue desenvolver diversas habilidades e competências durante esse período, colocando-o um passo à frente no mercado de trabalho. Veja abaixo algumas das vantagens decorrentes do processo de monitoria.

Amplia os conhecimentos

Para monitorar é necessária a constante busca pelo conhecimento. O monitor precisa estudar além do conteúdo aprendido em sala e cobrado nas provas para que seja possível sanar as dúvidas dos outros estudantes.

A dedicação aos estudos aliada à troca de informações com o professor orientador e com os graduandos monitorados proporciona ao monitor maior domínio sobre a disciplina.

Aumenta a responsabilidade

Para exercer suas funções de monitor com excelência o discente deve cumprir as exigências dos professores, seguir os horários estabelecidos e estar em dia com os temas abordados dentro de sala.

Por esse motivo, ele acaba desenvolvendo um senso de responsabilidade e comprometimento, que são qualidades muito desejadas pelas empresas na hora de contratar um novo funcionário.

Estabelece novos contatos

Outro benefício é criar e fortalecer o relacionamento do monitor com graduandos de outros períodos e cursos, funcionários e docentes. Com esse networking, o aluno consegue expor suas habilidades e conhecimentos para pessoas que podem ser possíveis contatos para empregos no futuro.

Potencializa o currículo

O trabalho de monitor é muito estimado pelos recrutadores, pois eles acreditam que estes estudantes são proativos, dedicados, conseguem manter uma boa relação interpessoal e possuem habilidades de comunicação.

Por isso, a prática da monitoria pode ser uma vantagem nos processos seletivos de estágios, trainees e emprego. Além disso, ela também conta pontos nas seleções de pós-graduação e de outras atividades acadêmicas na graduação.

descubra-o-que-e-e-como-funciona-a-monitoria.gif

Conta horas extracurriculares

Diversos cursos de graduação exigem que os discentes façam atividades extracurriculares para a obtenção do diploma. Portanto, além de alcançar um bom rendimento nas provas e trabalhos, é necessário cumprir uma carga horária de práticas complementares.

Uma forma de computar as horas exigidas é por meio da monitoria, que contribui com uma quantidade significativa de tempo.

Oferece auxílio monetário

A maior parte dos processos seletivos para monitoria oferece uma bolsa para os graduandos aprovados.

Esse incentivo monetário pode ajudar no planejamento financeiro do estudante durante a graduação, auxiliando nos gastos com alimentação, transporte, xerox e compra de materiais.

A bolsa estimula, inclusive, o aluno a se dedicar mais aos estudos e às tarefas exigidas.

Quais as vantagens da monitoria para os estudantes da disciplina?

Não são só os monitores que se beneficiam da monitoria. Os estudantes monitorados também contam com diversas vantagens.

Para aqueles que sentem vergonha de fazer perguntas ao professor na frente dos colegas, a monitoria é uma ótima oportunidade para tirar todas as dúvidas. Como o monitor é um aluno, pode ser mais fácil vencer a timidez e estabelecer uma relação de confiança.

Por outro lado, mesmo que o discente tenha a liberdade de questionar dentro da sala, algumas vezes o tempo de aula não é suficiente para o professor explicar a matéria e, ainda, responder às perguntas. Por isso, a monitoria é uma alternativa para que ninguém fique com dúvidas sobre o conteúdo.

As monitorias funcionam, inclusive, como um incentivo para o estudo e ajudam a reduzir a ansiedade diante das avaliações. Isso acontece porque os monitores ajudam os estudantes nas listas de exercícios e explicam os temas das provas, dando mais segurança aos graduandos.

Portanto, a monitoria contribui para melhorar o aprendizado do aluno monitorado e favorecer o aperfeiçoamento das habilidades do monitor. Essa relação firmada entre eles é vantajosa para ambos, pois quem está na posição de aprender também ensina, da mesma forma que quem está na função de ensinar pode aprender.

Agora que você já sabe como funciona a monitoria, que tal curtir a nossa página no Facebook? Lá você encontrará mais conteúdo como este. Não perca!

New Call-to-action

Institucional, Monitoria

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.