BLOG DA GRADUAÇÃO

Descubra como é o mercado de trabalho para Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é a ciência responsável pela pesquisa, prevenção, aperfeiçoamento, diagnóstico, avaliação e terapia (habilitação e reabilitação) da voz, audição, da mobilidade oral, leitura e escrita. Além disso, o fonoaudiólogo cuida das questões relacionadas à comunicação oral e escrita, tratando de deficiências e atuando em parceria com fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psicólogos.

O fonoaudiólogo pode atuar em diversos ambientes, desde hospitais e clínicas, até em asilos, creches, escolas, empresas, veículos de comunicação, entre tantos outros. Além de tratar problemas relacionados à comunicação, o profissional de fonoaudiologia ainda pode trabalhar em conjunto com dentistas para cuidar de problemas que podem gerar ou agravar problemas ortodônticos.

Descubra um pouco mais sobre o mercado de trabalho para fonoaudiologia.

fonoaudiologia-blog-unipe-graduacao-1

Especialidades da fonoaudiologia

São cinco as especialidades tratadas por um fonoaudiólogo:

01) Audiologia
Trata problemas relacionados à audição, uma vez que é por onde se adquire, geralmente, a comunicação oral. Diversas podem ser as causas que ocasionam a necessidade de tratamento, tais como problemas na gestação, exposição a barulhos e ruídos, infecções, etc.

02) Linguagem
É responsável por trabalhar as questões da comunicação oral e escrita, cujo desenvolvimento acontece da infância até a idade adulta. Vale frisar que pessoas com alguma deficiência de comunicação podem apresentar grande dificuldade no campo social e profissional.

03) Motricidade
Aqui, as funções associadas à respiração, mastigação e deglutição também são tratadas pelo fonoaudiólogo.

04) Saúde coletiva e comunicação humana
Essa área estuda e constrói estratégias para auxiliar e propor políticas públicas na atenção à saúde, na prevenção, educação e intervenção, tendo como ponto de partida o diagnóstico de grupos da população.

05) Voz
O papel do fonoaudiólogo é prevenir e tratar de problemas relacionados à voz, além de aperfeiçoar padrões vocais. A vocalização, que é produzida pelas pregas vocais, pode passar por diversos problemas - como rouquidão permanente - que acabam comprometendo o trabalho e os relacionamentos.

O mercado de trabalho para Fonoaudiologia

A fonoaudiologia, uma vez integrada a outras áreas profissionais, permite que o profissional tenha acesso a uma vasta gama de opções de locais para desempenhar sua função, como clínicas, hospitais, asilos e até mesmo em estúdios de rádio e TV.

Além disso, o fonoaudiólogo vai encontrar muitas áreas para se especializar, aumentando mais ainda a probabilidade de se inserir no mercado de trabalho. E aí, vale destacar que as principais oportunidades se encontram nos grandes centros urbanos.

Baixar ebook

Fonoaudiologia

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS