BLOG DA GRADUAÇÃO

Descubra como é o mercado de trabalho do gestor da TI

Em um mercado cada vez mais competitivo, vivemos na era em que a tecnologia é necessidade vital para a sustentação das empresas. E não é por menos, pois essa área está ligada intimamente à inovação.

Se você pensa em avançar na carreira e tem curiosidade sobre Tecnologia da Informação, este post vai ajudar a entender como é o mercado de trabalho do gestor da TI e sua relevância para o crescimento profissional e pessoal do aluno. Vamos lá!

descubra-como-e-o-mercado-de-trabalho-do-gestor-da-ti.jpg

O que faz um gestor da TI?

Alguns dos principais fatores que levam alguém a decidir pela carreira são as atribuições profissionais exercidas pelos especialistas desse campo. Por ser uma carreira dinâmica e atual, a área atrai, principalmente, o público jovem, que não gosta de rotinas padronizadas e com excesso de burocracia.

É importante conhecer as  funções de um gestor da TI nas empresas, pois o mercado tem explorado ainda mais a capacidade desse profissional, inclusive no ramo de inovação.

Ao concluir o curso de Gestão da Tecnologia da Informação e ingressar no mercado de trabalho, você desenvolverá diversos papéis estratégicos dentro das empresas. Entre as funções, destacamos:

  • Desenvolvimento de sistemas;
  • Gestão de projetos de TI;
  • Gestão da equipe de analistas e técnicos;
  • Criação de ações de redução de custos;
  • Gestão de melhorias e inovação de processos;
  • Relacionamento com fornecedores e parceiros tecnológicos.

Essas atividades podem variar de empresa para empresa dependendo do DNA e do ramo de atuação de cada uma.

Com quais setores o profissional lidará diariamente?

A área de tecnologia da informação transita por toda a empresa, potencializando ainda mais o conhecimento que se alia à prática para o desenvolvimento intenso do profissional. Todos os setores a utilizam em suas rotinas, desde o suporte até o desenvolvimento de soluções a partir do zero.

Portanto, para quem procura uma carreira que possui conhecimento amplo, a TI é uma inteligente alternativa pela pluralidade de possibilidades de trabalho.

Agora, vamos conhecer um pouco sobre como é a presença do gestor da TI em algumas áreas importantes das empresas.

Baixar ebook

Marketing

Um dos desafios dos profissionais de comunicação e marketing é captar dados e transformá-los em informações relevantes para a tomada de decisão de mercado. A informação é a fonte de criatividade e, com ela, é possível se preparar para desenvolver produtos e serviços de valor para o mercado.

A atuação da TI no marketing não está restrita a dados. Ela trabalha na implantação de sistemas, como o de pesquisas, desenvolvimento de softwares e aplicativos, além de atuar no controle e publicação das campanhas online e offline.

Financeiro

O setor de finanças trabalha com números e dados por meio de softwares de inteligência muito avançados. Ele integra o core business das empresas, onde a assertividade deve beirar a perfeição.

A gestão da TI trabalha ativamente nesse setor para que os processos aconteçam de forma redonda, sem engasgos ou instabilidades, criando um ambiente propício para que os profissionais que atuam ali possam se preocupar com coisas além dos números monetários.

Departamento Pessoal e RH

Esses dois setores são aqueles que têm vontade de alocar alguém de TI dentro da sala pelo tamanho da sua necessidade tecnológica. Os processos de admissão, demissão, desenvolvimento e treinamento são constantes e intensos.

Essas partições estão integradas a sistemas externos, como os da previdência, do governo, bancos e parceiros. Há uma enorme troca de informações sigilosas que precisa ser bem gerenciada, e a equipe da TI aprenderá muito sobre isso na sua carreira.

Citamos quatro áreas, mas o profissional atua em praticamente todas as operações da empresa, tornando-se ainda maior dentro da sua formação.

Como é a rotina de trabalho da equipe de TI?

Uma das muitas razões para cursar Gestão da TI com certeza é o clima que essa área proporciona. Muitos jovens são atraídos à carreira tecnológica pelo que leem a respeito do ambiente jovial e agradável que as empresas do segmento oferecem.

Essa cultura mais acolhedora e humanizada de trabalho é muito comum às carreiras que exploram a criatividade da equipe, por isso as empresas de TI a adotam. Podemos citar grandes corporações, como o Google e o Facebook, que dedicam investimentos em um clima descontraído, visando à melhoria no desempenho e satisfação dos colaboradores.

Mas é preciso ter em mente que um profissional da TI, assim como todo o seu time, lida com desafios diários que exigem foco e estratégia. E isso faz parte dos conhecimentos que você terá ao fazer o curso de Gestão da TI.

Essas competências são inegociáveis dentro das empresas. Um clima divertido e social deve propiciar um rendimento maior de resultados, além da satisfação, prazer e felicidade ao trabalhar.

descubra-como-e-o-mercado-de-trabalho-do-gestor-da-ti.gif

Qual é a média salarial de um gestor da TI?

O setor é um dos que mais resistem à crise no Brasil. Para desenvolver estratégias de crescimento que contribuam para o fortalecimento dos negócios no período de retração, é preciso investir em profissionais que extraiam o melhor da tecnologia. Por isso, a remuneração da categoria é tão bem valorizada ― entre os profissionais com maiores salários no País, estão os da Tecnologia da Informação.

Os salários abaixo foram tirados de um grande estudo realizado pela Hays, que revelou os rendimentos dos principais cargos da área:

  • Diretor de TI: entre 10 e 13 mil
  • Gerente de TI, Infraestrutura ou Telecom: entre 7 e 8 mil
  • Analista de Sistemas: entre 2,7 e 3,3 mil

Nada mal, não é mesmo? Você poderá iniciar a carreira como um analista, por exemplo, e se preparar para atingir níveis maiores. Quanto mais experiência e especialização, maiores serão os retornos.

Qual é o perfil de gestor da TI buscado pelas empresas?

Gostar de tecnologia e ser curioso são características essenciais e obrigatórias para quem quer iniciar na carreira, mas isso não diferencia um bom profissional de um ruim. É preciso mais.

Muitos se enganam pensando que um gestor da TI precisa ser nerd. Lidar com sistemas e informações não requer QI elevado, muito menos formação em escolas particulares. Qualquer aluno que dedica tempo e esforço consegue aprender e crescer na carreira, mas para isso é preciso escolher a faculdade certa.

As competências abaixo são essenciais para o sucesso na carreira e devem ser aprimoradas com estudo e especialização:

  • Foco;
  • Curiosidade para a inovação;
  • Compromisso e pontualidade;
  • Proatividade;
  • Dinamismo.

Nenhum desafio pode ser maior do que o sonho de se tornar grande e conquistar seus objetivos.

Como dissemos, o mercado de trabalho do gestor da TI é muito aquecido em todas as regiões do Brasil e do mundo. Inclusive, os profissionais mais buscados por empresas estrangeiras são os do segmento tecnológico.

Nós assumimos um compromisso de entregar conteúdos ricos em informações relevantes para quem está decidindo a carreira. Quer ficar por dentro de tudo o que nós produzimos? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe de perto nossa atuação. Esperamos você lá!

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS