Marketing

Descubra como é a grade curricular de marketing

Mariana Brito
09-03-2018 8:20

A grade curricular de marketing sempre desperta curiosidade para quem se identifica com a área, pois se tem a ideia de que o profissional de marketing é bastante criativo e, propriamente, é quem ajuda a elaborar as campanhas incríveis que você gosta.

Isso é uma realidade, inegavelmente, mas dentro do contexto da publicidade — que é uma vertente do marketing. Ele em si é muito mais abrangente, enquanto a publicidade está relacionada a tornar algo público, seja uma ideia, um produto ou serviço. E aí, deu para entender?

Pois bem, existem disciplinas no curso que surpreendem até certo ponto, visto que o profissional cuida de todas as etapas da missão da empresa. Que missão é essa? Criar um vínculo entre o produto e o cliente (para retê-lo ou potencializar as vendas), alcançar determinado público ou difundir a imagem da marca, buscando por metas que vão além das vendas.

O que tornará o estudante capaz de desenvolver a chamada “visão macro” é a grade curricular de marketing, que contém fundamentos multidisciplinares. Quer saber quais são eles? Continue a leitura!

descubra-como-e-a-grade-curricular-de-marketing.jpg

Modelos de gestão

Aprender sobre os modelos de gestão é uma disciplina voltada para a administração, mas que tem muita influência na carreira do profissional de marketing.

Mas o que são os modelos de gestão? Eles são exatamente o que o termo nos sugere: um conjunto de princípios que norteiam o gestor para que a missão da empresa seja cumprida de maneira eficaz, dentro dos seus critérios, princípios, valores e filosofia.

Isso significa, entre tantas coisas, que o modelo de gestão definido na organização impactará em todas as ações relacionadas ao marketing. Ou seja, tendo como base a estrutura interna da empresa, o departamento de marketing utilizará do modelo adequado para gerenciar as suas campanhas.

Matemática financeira

Matemática financeira? Estamos falando do curso errado? Não, é isso mesmo! Essa matéria faz parte da grade curricular de marketing, pois a área conta com um orçamento dedicado e ele deve ser aproveitado da melhor maneira. Portanto, responsabilidade e inteligência são elementos cruciais nesse sentido.

A responsabilidade em questão pode ser entendida no marketing como tomar decisões baseadas nos fatos, não na intuição. Não se pode aplicar um valor X por simplesmente acreditar que, em duas semanas, o retorno será Y. Nem mesmo jogando Banco Imobiliário agimos assim!

Por sua vez, a inteligência está ligada a estratégias e à capacidade de identificar as melhores oportunidades em termos financeiros e de retorno sobre investimento, aproveitando ao máximo a verba do orçamento.

Contudo, a matemática financeira é aplicada na graduação em marketing limitando-se aos conceitos básicos, o suficiente para que o setor consiga planejar e apresentar um projeto sem recorrer aos colegas da contabilidade.

Baixar minibook

Pesquisa e análise de mercado

Marketing e pesquisas de mercado andam de mãos dadas a todo o momento. Ao se deparar com anúncios televisivos e outdoors, entre outros meios de divulgação, você pode ter a convicção de que eles não estão ali por acaso. Podemos até não perceber, mas estamos contribuindo para a escolha do local, o tipo de anúncio, do produto exibido na propaganda etc.

Pesquisa e análise de mercado é uma das principais matérias do marketing, embora façam parte de várias outras matrizes curriculares — tudo acerca do mercado, evidentemente. É a partir da pesquisa que o público-alvo será definido para a campanha, o mercado será devidamente analisado e como é o perfil do potencial consumidor, entre outras informações estratégicas.

São muitas as constatações que podem ser tiradas dos processos de pesquisa e análise de mercado. A empresa consegue descobrir, por exemplo, quais estratégias do concorrente vêm dando certo ou não, as tendências, o preço, hábitos de consumo, renda média do público-alvo etc. Todos esses dados são extremamente úteis para a tomada de decisão.

Marketing de produtos e serviços

Está aí uma disciplina que não pode faltar na grade curricular do curso de marketing, não é mesmo? Saber como conduzir um projeto, desde participações no planejamento do produto ou serviço à gestão dele, inclusive no que diz respeito a precificação.

Um dos principais pontos abordados no marketing de produtos e serviços é o “jogo” de convencimento. Por exemplo, a empresa desenvolve um produto e precisa mostrar ao público-alvo a série de benefícios que, por sua vez, justificará o preço cobrado.

Sabendo que a concorrência é alta e outras empresas estão lutando exatamente pelo mesmo objetivo, o papel do marketing fica ainda mais desafiador — sobretudo quanto à definição de preços.

Além de aprender as melhores táticas para superar os adversários, o profissional adquire uma habilidade essencial para ter sucesso: conhecer as dores do cliente e, a partir disso, mostrar que a solução está naquele belíssimo produto.

Marketing digital

descubra-como-e-a-grade-curricular-de-marketing.gif

Cada vez mais o marketing digital vem se consolidando como disciplina para grade curricular de marketing. Isso não nos surpreende, devido ao enorme crescimento da internet e do uso de dispositivos móveis — até os idosos, que antes relutavam em usar caixas eletrônicos, sabem manusear um smartphone.

Por essas e outras que o marketing digital deixou de ser tendência faz um bom tempo. As empresas perceberam que a internet é um excelente canal para fazer publicidade, realizar vendas, atrair novos consumidores, criar reputação e muito mais.

O que se aprende nas aulas de marketing digital? São apresentados os conceitos básicos, ou seja:

  • Fundamentos de marketing aplicados a ambientes digitais;
  • Buscadores (Google, Bing, Yahoo etc.);
  • Conjunto de estratégias para conquistar bons posicionamentos nos resultados de busca, mais popularmente conhecidas como SEO (Search Engine Optimization — Otimização para Motores de Busca);
  • Campanhas nas mídias sociais;
  • Análise e mensuração de resultados.

É importante compreender que o conteúdo da disciplina durante a graduação tende a ser mais introdutório, assim como a maioria das matérias, pois o objetivo é formar um profissional cujo conhecimento é abrangente. Se a ideia for se tornar um especialista, seja no marketing digital, seja em outros segmentos do setor, será preciso investir em MBA ou cursos de pós-graduação.

Gostou de saber como é a grade curricular de marketing? Acredita que é a área ideal para você? Que ótimo! Mas antes de optar pela graduação, baixe o nosso e-book e conheça 5 fatos do curso de marketing que todo futuro profissional deve saber!

Baixar minibook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos