Institucional

Descubra as vantagens de se fazer uma segunda graduação

Mariana Brito
15-09-2017 6:47

O mercado de trabalho está em constante mudança e a formação profissional exige cada vez mais aperfeiçoamento. Para ficar bem posicionado nesse mercado e ser um profissional bem visto pelas grandes empresas, é necessário investir em conhecimento.

Assim, fazer uma segunda graduação pode ser a melhor escolha para esse momento. Neste post, enumeramos alguns dos principais benefícios dessa decisão, bem como dicas para a escolha do curso. Boa leitura!

descubra-as-vantagens-de-se-fazer-uma-segunda-graduacao-1.jpg

Por que fazer uma segunda graduação?

Os motivos podem ser os mais variados, porém os mais comuns são: não gostar da escolha que fez na primeira graduação ou tentar melhorar o currículo.

É sempre bom ter em mente que a primeira escolha de um curso de nível superior não precisa ser para o resto da sua vida. O mundo está em constante mudança e você também, portanto, não deixe de tentar uma nova carreira e um novo curso. Nunca é tarde para recomeçar.

Quando o objetivo é melhorar o currículo e aumentar o seu valor no mercado de trabalho, uma segunda graduação pode complementar os conhecimentos que você já possui. Dependendo da área de atuação, você pode perceber que um outro curso seja necessário para se tornar um profissional melhor e crescer na carreira.

Além disso, nesse caso é possível aproveitar disciplinas do curso anterior e agilizar o processo de formação. Dessa forma, você pode estudar com mais tranquilidade e aproveitar melhor o seu segundo curso.

Quais as vantagens da segunda graduação?

A formação em um novo curso pode significar a abertura de algumas portas e a conquista de objetivos pontuais. Dentre os principais benefícios dessa escolha, podemos citar:

1. Ascensão profissional

É bastante natural que, enquanto trabalhamos numa empresa, tenhamos o desejo de ser promovidos. Além de ganhar mais, é uma forma de ter o nosso esforço pelo bom trabalho reconhecido. Uma segunda graduação pode ser um dos caminhos para que você alcance esse objetivo.

New Call-to-action

2. Maior conhecimento

Não importa se você perdeu o emprego ou o seu dinheiro, o conhecimento nunca poderá ser tomado e esse é um dos motivos para investir sempre em mais aprendizado.

Uma segunda graduação sempre vai agregar valor na sua vida profissional. Encare isso como um desafio pessoal, um momento de maior crescimento não só intelectual, mas também como ser humano. Com mais informações, a mente se abre para novas oportunidades, a sua visão de mundo também se modifica e sua relação com o trabalho fica cada vez melhor.

3. Mais facilidade

Hoje há uma enorme facilidade para fazer uma curso superior. Não há desculpa para não optar por esse caminho já que atualmente existem os cursos de tecnólogo que duram, em média, 2 anos. Assim, é quase como fazer uma pós-graduação, porém com mais oportunidades de trabalho.

Por exemplo, se você trabalha numa área administrativa da empresa, um curso de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos poderia agregar bastante valor ao seu currículo. Uma graduação como essa ensina como aplicar treinamentos aos funcionários, fazer seleção para recrutar novos empregados, melhorar o relacionamento entre os colegas de trabalho, entre outras habilidades.

4. Maiores chances de conseguir um emprego

Com duas formações fica muito mais fácil encontrar uma vaga de acordo com o seu perfil, mesmo que uma formação complemente a outra.

Digamos que você tenha cursado Administração e agora deseje fazer o curso de Ciências Contábeis. São formações que se complementam e tanto o administrador quanto o contador são profissionais constantemente requisitados pelas empresas.

Então, digamos que surja uma vaga para contador em um grande estabelecimento. Certamente, o fato de você ter uma graduação em Administração fará com que o seu currículo se destaque dos outros concorrentes, aumentando assim as chances de conseguir o cargo.

Na hora de concorrer a uma vaga de emprego, todas as habilidades contam e quem tem mais a oferecer para a empresa sai na frente para alcançar o objetivo. Além disso, o mercado gosta de profissionais que consigam exercer mais de uma função, afinal de contas, nunca se sabe quando um funcionário pode pedir demissão ou quando a demanda pode aumentar.

5. Realização profissional

Quem não almeja a realização profissional? Se sentir satisfeito na carreira que escolheu para seguir? Se uma graduação já pode proporcionar isso, imagine uma segunda! Aumente a sua satisfação na carreira aumentando os seus conhecimentos sobre assuntos que você tem interesse.

Você pode não apenas complementar a sua vida profissional, como também optar por um curso totalmente diferente do que é formado. Não há uma regra e nós não só podemos fazer isso, como é um processo natural, já que gostamos de várias coisas. Em algum momento, a paixão pode mudar ou crescer.

6. Melhor adaptação ao mercado

O mercado de trabalho está em constante mudança e você precisa mudar com ele. É necessário identificar o que as empresas estão querendo do novo tipo de profissional e se adaptar a essas necessidades.

Comece a sua segunda graduação o quanto antes para poder oferecer o que o mercado quer. Analise todas as possibilidades e pese os prós e contras na hora optar pelo curso que deseja fazer.

descubra-as-vantagens-de-se-fazer-uma-segunda-graduacao.gif

7. Realização pessoal

Em geral, a primeira graduação é feita quando o estudante ainda não possui maturidade nem conhecimento suficientes para uma decisão que afetará toda sua vida. Depois de entrar no mercado de trabalho, mesmo que ainda seja jovem, a experiência adquirida permite analisar com mais consciência o melhor curso.

Mais que isso, pode ser a possibilidade de se dedicar a uma paixão que ainda não pôde ser atendida. Seja qual for o motivo, o grau de acerto ao escolher a segunda graduação costuma ser muito mais alto do que na anterior.

Qual curso escolher?

Essa é uma das perguntas que você pode estar se fazendo nesse momento. Você pode selecionar alguns fatores para tomar essa decisão como, por exemplo, quais são as profissões que, mesmo com a crise, permanecem em alta ou se destacaram, qual área você tem mais afinidade e qual curso agregaria mais valor a sua vida profissional.

Outra opção é seu gosto pessoal. A escolha pode ser, nesse caso, baseada na afinidade do curso com suas preferências e aptidões.

Você pode, ainda, optar por fazer 2 graduações ao mesmo tempo caso ainda esteja em dúvida, ou mesmo se ainda não é graduado. Você pode realizar uma graduação em Administração, por exemplo, e fazer um curso de tecnólogo relacionado à área, conquistando assim 2 diplomas.

Quer saber mais sobre as vantagens de fazer uma segunda graduação e receber informações sobre diversos cursos e dicas de estudos? Então curta a nossa página no Facebook!

New Call-to-action

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos