BLOG DA GRADUAÇÃO

Descubra as respostas para as principais dúvidas sobre Enem

Vai fazer o Enem este ano ou deixou para o próximo? Nunca pensou nisso e agora já está considerando a ideia? Então, você já deve saber tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. Ainda não? Sem problemas! Criamos esse post: para esclarecer todas as suas dúvidas sobre Enem.

Vamos lá!

descubra-as-respostas-para-as-principais-duvidas-sobre-o-enem.jpg

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes ao concluírem o Ensino Médio. Em sua primeira edição, pouco mais de 157 mil estudantes fizeram a prova.

A partir de 2009, a nota obtida no Enem passou a ser o principal critério de seleção para a entrada em uma universidade pública ou privada. Em 2016, mais de 8 milhões de pessoas farão as provas, que acontecem nos dias 5 e 6 de novembro.

Como são as provas do Enem?

São dois dias de prova. Em 2016, a ordem de aplicação dos conteúdos continuará como nos anos anteriores. No primeiro dia - 5 de novembro para quem vai fazer esse ano - serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Nesse dia, os estudantes precisarão responder a 45 questões que contemplam conteúdos de História, Geografia, Sociologia e Filosofia; e outras 45 questões tendo por base as disciplinas de Física, Química e Biologia.

No segundo dia – 6 de novembro para quem vai fazer a prova esse ano – são mais 90 questões, sendo 45 de Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Português, Literatura e Língua Estrangeira) e mais 45 de Matemática e suas tecnologias, além da redação, é claro.

Quais são as datas importantes do Enem?

Quem já fez a inscrição para a prova que acontecerá em novembro não precisa mais ficar atento ao prazo para se inscrever. Mas, para você que deixou para o próximo ano, fique ligado, as inscrições, geralmente, são abertas em maio no site do INEP.

Esse ano, em razão das eleições, o Enem foi adiado para novembro, mais precisamente, nos dias 5 e 6 (sábado e domingo) – em anos normais, porém, a prova é realizada em outubro.

Em quais horários preciso ficar mais atento?

Os candidatos deverão se dirigir às salas de realização da prova entre 12h e 13h (horário de Brasília), em ambos os dias. Os malotes com os cadernos de prova serão abertos a partir de 13h, mas só quando todos os alunos (que chegaram no horário, lógico) estiverem dentro das salas. A prova começará às 13h30.

O tempo total de prova no primeiro dia é de 4 horas e 30 minutos. Já no segundo dia, por causa da redação, o tempo é de 5 horas e 30 minutos. Desconsiderando a redação, o prazo médio para responder cada pergunta é de 3 minutos.

O que eu não posso esquecer no dia da prova?

Em hipótese alguma: um documento original com foto, de preferência a Carteira de Identidade. O Cartão de Confirmação (disponível no site do MEC após o pagamento do boleto de inscrição) não é obrigatório, mas é recomendável, já que nele estão informações importantes como local e horário da prova, bem como o número de inscrição.

Para fazer a prova o candidato poderá usar somente caneta esferográfica preta. Sobre isso a organização do Enem é super rigorosa. Então, não vacile.

Se você acha que vai ficar com fome ou sede durante a prova, pode levar um lanche e uma garrafa com água. Mas cuidado para não levar alguma comida que te fará mal e atrapalhe o seu desempenho.

O que eu não posso levar?

Na verdade, você pode levar qualquer coisa. Se você não abre mão de levar o celular, algum livro ou outro objeto que não será usado para fazer a prova, poderá deixá-los no porta-objeto que todo candidato recebe ao entrar na sala.

Ele deverá ser lacrado e ficar embaixo da cadeira durante todo o tempo da prova.

New Call-to-action

Posso sair antes do horário?

O candidato só poderá deixar definitivamente a sala 2 horas após o início das provas. Caso saia antes, será eliminado automaticamente.

Para levar para casa os cadernos de prova (isso é ótimo para acompanhar o resultado e saber por que e em que erramos) o estudante precisará esperar até os últimos 30 minutos de prova. Essa medida é adotada por questões de segurança, para evitar que as respostas vazem antes do prazo.

Agora, atenção! Os últimos três candidatos a permanecerem na sala deverão esperar até que a última pessoa termine sua prova. Isso também é feito para evitar que, quem ficar por último, não seja beneficiado de alguma forma.

Tem uma prova de língua estrangeira separada?

Não. No Enem são cobradas 5 questões de língua estrangeira que ficam no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, ou seja, no segundo dia de prova. O candidato escolhe na hora da inscrição se quer responder a questões de inglês ou espanhol.

O que cai nas provas do Enem?

Teoricamente, todo o conteúdo estudado no Ensino Fundamental e Médio. Mas não se preocupe, falando assim fica parecendo que todos os elementos da tabela periódica serão cobrados.

Na verdade, o Enem é uma moderna ferramenta de avaliação e leva mais em conta a sua capacidade de relacionar os conhecimentos e aplicá-los para resolver problemas reais. Se você foi um aluno aplicado, pode ficar tranquilo.

E na redação, o que pode cair?

A redação do Enem é sempre um mistério. O mais importante aqui é você se preparar para escrever um texto discursivo coeso e coerente. Não que outros gêneros textuais não caiam no Enem, mas o discursivo (ou dissertativo) é o estilo adotado para a correção da redação.

Em geral, você precisa conhecer e ficar atento às 5 competências que são avaliadas pelos revisores. São elas:

  • Domínio da Língua Portuguesa;
  • Compreensão da proposta da redação;
  • Seleção e organização das informações;
  • Conhecimento para argumentação;
  • Proposição de soluções para o problema abordado.

No mais, os temas da redação do Enem, geralmente são sobre assuntos que foram mais discutidos no ano da prova. Procure ler revistas e sites de notícias e atualidades e aprofunde mais em temas que estiveram em alta este ano, como por exemplo: corrupção, Zika Vírus, Olimpíadas, entre outros.

Como usar a nota do Enem?

O Enem é uma ótima oportunidade para o ingresso em um curso superior ou técnico. Com a nota da prova, você pode se inscrever para concorrer a uma vaga em uma Instituição Pública através do Sisu, ou em um curso técnico pelo Sisutec.

Você também pode concorrer a uma bolsa parcial ou integral em uma faculdade particular - por meio do ProUni e até financiar uma parte, ou todo o curso, por meio do Programa de Financiamento Estudantil — FIES.

Esse ano o MEC lançou uma novidade: uma prova específica será aplicada para aqueles alunos que desejam somente ter um certificado de conclusão do Ensino Médio.

Esclarecemos suas dúvidas sobre Enem?

Se sim, que bom, ficamos muitos felizes em saber! Mas se ainda te restam alguns questionamentos, é só acessar o site do Enem. Tem tudo lá, inclusive o link para baixar o aplicativo Enem 2016.  

Agora, aproveite que estamos na reta final para a prova e se ligue nessas dicas matadoras para se dar bem no Enem. Boa sorte!

New Call-to-action

ENEM

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.