BLOG DA GRADUAÇÃO

Descubra as principais áreas de atuação de Sistemas para Internet

Imagine uma faculdade em que você pode criar coisas incríveis todos os dias e conseguir se inserir no mercado de trabalho assim que terminar a graduação. Essa é a faculdade de Sistemas e, no post de hoje, vamos apresentar algumas áreas de atuação específicas de Sistemas para Internet.

Vivemos em um mundo em que a tecnologia ganha mais e mais espaço a cada dia, tanto é que sempre há algo novo aparecendo e sendo inventado. Então, é normal que as profissões relacionadas à área de tecnologia e internet sejam as mais promissoras.

O mais relevante é que a área ainda sofre com uma carência de profissionais, o que torna tudo muito mais interessante para quem pretende ingressar nesse mercado. Descubra sobre as áreas de atuação de Sistemas para Internet e veja se essa é a profissão ideal para você.

saiba-quais-sao-as-principais-areas-de-atuacao-de-sistemas-para-internet.jpg

Web Design

Geralmente, a principal área de atuação quando pensamos em Sistemas é a de criação de sites para internet. É o web designer o profissional responsável por desenvolver toda a interface gráfica de um site — seja ele de uma empresa, um comércio eletrônico ou o blog de uma grande corporação.

A atuação de um profissional de Sistemas em web design é de extrema importância para o sucesso de um negócio online. Cada vez mais, os usuários da internet estão familiarizados com sites de todos os tipos e uma boa primeira impressão é importante para a fidelização daquele usuário.

Para isso, um site com layout atrativo e intuitivo é essencial. E é dessa forma que o profissional de sistemas atua: criando interfaces gráficas que são não só bonitas, mas fáceis de usar.

Desenvolvimento e Manutenção de Sites

Se você não gosta tanto de mexer com layout, não tem problema. Outra área de atuação de Sistemas para Internet está mais ligada à parte da programação. Nem só o web designer é quem cria. É responsabilidade do desenvolvedor dar vida a tudo o que foi pensado graficamente. Ou seja, é um trabalho de criação também, só que dessa vez, nos bastidores.

Para quem gosta de organização e é mais sistemático, a área de desenvolvimento é perfeita. É preciso estudar várias linguagens para criar os sites de forma mais apropriada. É esse profissional quem vai fazer o site funcionar corretamente e de forma rápida para que, assim, o site possa ter maiores chances de concorrer com os demais.

E o mais legal é que o trabalho de um desenvolvedor não para quando o site está pronto e publicado na internet. Muitas vezes, o cliente precisa atualizar informações, revisar funcionalidades ou até mesmo aplicar novas áreas ao site. E é aí que o desenvolvedor mantém um bom trabalho e faz a manutenção do site.

A maioria dos desenvolvedores já cria sites vendendo junto um período de manutenção. Ótima forma de se manter por mais tempo com um trabalho recorrente, certo?

Baixar ebook

Webmaster ou Administrador de Sites

Quando um site já foi desenhado pelo web designer, programado pelas mão de um desenvolvedor e publicado na internet, quem vai fazer com que ele receba acessos e seja visitado pelos usuários? Essa é a função do Webmaster. Trata-se de um profissional que atua quando o site já está pronto, mas nem por isso é um trabalho mais ou menos importante que os que vimos anteriormente.

É o webmaster quem vai acompanhar as estatísticas de acesso de um site, montar estratégias de melhoria do site ou do conteúdo, aplicar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e tudo mais que fizer o site receber mais visitas qualificadas.

É um trabalho constante que se inicia quando o site está no ar e termina quando as metas dos clientes foram alcançadas — ou seja, pode levar algumas semanas ou mesmo alguns meses. Para quem gosta da parte mais estratégica e de ver os resultados crescendo, essa é a melhor área de atuação de Sistemas para Internet.

Segurança de Informação na Internet

Você, provavelmente, já ouviu falar de histórias de sites que tiveram dados importantes descobertos e expostos por hackers. Isso é algo que toda página que está publicada na internet está sujeita — seja uma página de empresa com acesso restrito a clientes, seja uma loja virtual com dados de cartão de crédito.

Se existe alguma informação interessante para ser usada por um hacker, ele vai tentar invadir. E então começa o trabalho do profissional responsável pela segurança de informação. É ele quem vai aplicar as normas e os sistemas que impedem que os sites fiquem vulneráveis a ataques.

sistemas-para-internet.gif

Produção de Softwares

Hoje em dia, cada vez mais empresas e negócios buscam soluções novas para atrair seus usuários e clientes. Por isso, produzir aplicativos e softwares pode ser uma dessas soluções. Nesse caso, o trabalho mescla um pouco da parte de web design e de desenvolvimento. Ou seja, muita criatividade unida à funcionalidade.

Negócios e Gerência de Projetos

Além das atuações já citadas, o profissional também pode atuar como consultor, participando de reuniões que definiram detalhes de um site ou outro projeto na internet. É aqui que o profissional vai dizer quais são as especificações certas para desenvolver determinado site ou software. É uma atuação muito importante para que um projeto seja bem definido e orçado antes de ser executado.

Também é possível atuar como gerente de projetos. Nesse caso, o profissional deve garantir que um projeto — um site, um aplicativo ou um novo sistema de segurança — seja entregue da forma correta, no prazo estimado e dentro do orçamento.

Como você pôde ver, existem muitas áreas diferentes e interessantes em que o profissional de Sistemas pode atuar. Ainda é possível trabalhar com suporte técnico em grandes empresas ou atuar ensinando em cursos técnicos.

Para trabalhar nesse mercado, que tem grande oferta de trabalhos e horizontes muito promissores para o futuro, o profissional pode fazer uma graduação de curta duração. São dois anos de investimento que rapidamente se recuperam. A taxa de alunos que se formam com um emprego garantido é muito alta.

E aí? Gostou do nosso post sobre as diferentes atuações da área de Sistemas para Internet? Então, aproveite para curtir nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade.

Baixar ebook

Sistemas para Internet

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.