BLOG DA GRADUAÇÃO

Descubra agora quanto ganha um arquiteto e urbanista

Postado por Pablo Nogueira

Finalmente chegou aquela fase de pesar todos os prós e contras para escolher uma profissão? Tem interesse pela carreira de Arquitetura, mas quer saber quanto ganha um arquiteto e urbanista antes de fazer sua escolha final? Antes de mais nada, já reparou como é difícil ver um arquiteto com diploma na mão ficar sem emprego por muito tempo? E isso provavelmente se deve à formação flexível proporcionada pela faculdade de Arquitetura. Na prática, um arquiteto pode atuar em diversas áreas, indo desde o paisagismo, passando pela cenografia, por consultorias e pela conservação e restauração de patrimônios históricos e culturais até chegar ao design de interiores. Aparentemente, oportunidades de emprego não vão faltar, não concorda?

Mas e a remuneração, como fica? No post de hoje, você vai ficar por dentro de todas as etapas profissionais da vida de um arquiteto e saber quanto ele ganha em cada uma delas. Pronto para acrescentar mais essa linha à sua lista comparativa? Então confira!

descubra-agora-quanto-ganha-um-arquiteto-e-urbanista.jpg

Estagiário de Arquitetura

Não restam dúvidas de que o período da faculdade é um ótimo momento para o estudante começar sua vida profissional, experimentando alternativas diferentes até encontrar seu nicho. É simples: um estágio na área de Arquitetura e Urbanismo é a porta de entrada na profissão para aqueles que ainda não têm experiência nenhuma, mas têm vontade de sobra. Na sua primeira oportunidade de estágio, você logo perceberá que o tempo que passar ao lado de outros profissionais mais experientes será de grande valia tanto para seu aprendizado presente como para seu futuro profissional.

E por mais que o salário de um estagiário de Arquitetura não seja alto, ainda está acima da média de muitas outras áreas. O valor costuma girar em torno de mil reais, correspondendo a jornada e responsabilidades reduzidas, especialmente se compararmos ao dia a dia de um profissional já formado. A boa notícia é que, demonstrando esforço e dedicação durante o estágio, a maior parte dos estudantes acaba sendo contratada depois de algum tempo de experiência, justamente devido à alta demanda por tais profissionais.

Assistente e trainee

Em geral, quando recém-formado, o próximo degrau na profissão é o de trainee. Aqui, as responsabilidades profissionais ainda são limitadas, mas proporcionam boas oportunidades de aprendizado, convivência com outros profissionais e aplicação de muito daquilo que você aprendeu na faculdade. O trainee de um escritório de Arquitetura costuma ganhar, em média, 2 mil reais. E um aumento de cerca de 100% não é nada mal, certo? Mas ainda estamos só começando! Continue lendo e veja até quanto pode ganhar um arquiteto e urbanista.

Baixar ebook

Arquiteto júnior, pleno e sênior

Depois de algum tempo (em geral, mais de um ano), tendo conquistado a confiança de seus colegas e superiores, alcançará o cargo de arquiteto júnior. Esse profissional recebe cerca de 3 mil reais por mês e começa a ter mais autonomia no exercício de sua função. É nesse momento que você começa a engrenar de vez na carreira. Passar pelas etapas de estágio e trainee, chegando a arquiteto júnior não é fácil. É aí que entram dedicação e trabalho duro para se enfrentar uma menor concorrência nas próximas fases.

Caso desempenhe suas funções corretamente e corresponda às expectativas de seus superiores e clientes, o arquiteto júnior pode virar arquiteto pleno em não muito tempo. Nessa fase profissional, os rendimentos chegam a 3.500 reais. O aumento salarial em relação à função anterior pode parecer pouco, mas você ficará feliz de saber que, caso chegue a arquiteto sênior (a próxima etapa na sua vida profissional) há um aumento salarial considerável. A maioria dos arquitetos seniores ganha entre 6.800 e 7.000 reais. Pareceu recompensador agora? Então vamos para a próxima etapa!

Coordenador e gerentes de projetos

Aqui é que o papo começa a ficar sério! Verdade seja dita, a partir desse ponto, a competição se acirra, já que essas vagas são mais raras, mas com promessas salariais muito boas. O coordenador e o gerente de projeto têm funções de grande responsabilidade dentro de uma empresa, chefiando vários funcionários e, às vezes, até outros arquitetos. O perfil que se espera desses profissionais é de liderança, organização e muita objetividade. E a boa notícia é que o salário condiz com os requisitos exigidos, costumando ficar em torno de 11 mil reais por mês. Alguns inclusive chegam a ganhar bem mais que isso!

De forma geral, a Arquitetura é uma profissão bastante criativa, mas que requer um bom preparo técnico. O profissional precisa entender de topografia, desenho técnico e ser capaz de conhecer a fundo os diferentes materiais que podem ser utilizados na construção dos seus projetos. Além da técnica, há também um lado artístico envolvido na profissão, que permite que o arquiteto adicione um caráter pessoal, criativo e sensível a seus projetos. Afinal, bons trabalhos arquitetônicos são considerados verdadeiras obras de arte!

Além da demanda para projetos privados, a área vem sendo muito solicitada para grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e se encontra em franca expansão com o recente boom imobiliário, principalmente devido aos investimentos públicos na construção de moradias para as classes C e D. Se você está pensando em optar por essa profissão, saiba que há grande demanda e sem previsão de redução por agora, viu?

Só fique atento aos requisitos para concorrer a essa vaga no vestibular: por mais que não tenha o dom, o estudante que pretende cursar Arquitetura e Urbanismo deve ao menos ter disposição para aprender a desenhar. Também é desejável que o candidato tenha interesse em tecnologia, já que a profissão exige o uso de diversos programas técnicos, além de criatividade, gosto pela arte e jogo de cintura para encarar o trabalho com grandes equipes e profissionais de outras áreas e setores.

Ah, e não vá confundir as funções de um arquiteto com as de um engenheiro, ok? Leia nosso post e entenda o que um engenheiro civil faz!

Conseguimos ajudar na sua escolha profissional? Agora que você sabe quanto ganha um arquiteto e urbanista, deixe um comentário dizendo se esta é mesmo a profissão para você e por que!

Baixar ebook

Arquitetura e Urbanismo

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Pablo é de Porto Alegre, Arquiteto com especialização em Gestão Educacional e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Foi em sua passagem pela Universidad de La República em Montevideo, Uruguay, ainda durante a graduação, que o docente se apaixonou pelas metodologias de ensino e aprendizagem dentro da Arquitetura, e passou a trilhar o caminho que, para ele, teria sido natural. Atualmente, Pablo Nogueira é o coordenador dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê.